Lista completa de Questões sobre Figura e Vícios de Linguagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere o fragmento abaixo transcrito, extraído da Proposta Curricular do Estado de São Paulo para a disciplina de Língua Portuguesa − Ensino Fundamental − Ciclo II e Ensino Médio.
É correto afirmar que uma proposição de trabalho com os gêneros textuais como essa tem como pressuposto a ideia de que o estudo
de gêneros como o curriculum vitae deve ter prioridade sobre o de outros gêneros que não se vinculam diretamente às necessidades mais prementes dos alunos.
de um texto independe do gênero a que ele pertence, pois sempre será possível associá-lo a outros textos de diferentes gêneros textuais.
das características estruturais de um texto deve ficar em segundo plano diante da fundamental análise da conjuntura de sua produção.
de um texto só tem sentido quando se consideram, entre outras coisas, o contexto em que é produzido, sua finalidade e as circunstâncias de sua recepção.
de gêneros menores como entrevista de emprego e anúncio de jornal só tem sentido quando estes são comparados a gêneros mais importantes, como o curriculum vitae.
Atenção: As questões de números 44 a 46 referem-se ao texto abaixo.
Pode-se associar esses três estilos de que trata Alfredo Bosi a diferentes obras ou autores da Literatura Brasileira. Nessa associação, não teríamos dificuldade em encontrar exemplos do
estilo de lenda, épico-lírico, solene nos textos em que Gregório de Matos, valendo-se de sua verve como autor barroco, investe contra o que julga ser os males da Bahia.
estilo de crônica, cômico, despachado nas páginas de O Ateneu, de Raul Pompeia, em que o autor rememora sua vida de interno no severo colégio do Prof. Aristarco.
estilo de paródia em textos consagrados de José de Alencar e Gonçalves Dias, quando relevam a carência de recursos expressivos das nossas línguas indígenas.
estilo de lenda, épico, solene nos romances maduros de Machado de Assis, em que este se nutre da memória individual para reconstituir uma época auspiciosa da vida nacional.
estilo de paródia em muitas páginas da poesia e da prosa de Oswald de Andrade, sobretudo as produzidas ao longo da década de 20 do século passado.
Atenção: As questões de números 44 a 46 referem-se ao texto abaixo.
A diversidade de estilos apontada em Macunaíma certamente não é gratuita: liga-se ao fato de que, nesse romance, Mário de Andrade se propôs a
condenar as tantas incorreções e impropriedades dos nossos falares regionais, a serem superadas pela aplicação de uma nova gramática normativa.
demonstrar que nossa pluralidade cultural manifesta-se em vários níveis, desafiando o reconhecimento do que seria o nosso caráter nacional.
recuperar o prestígio dos estilos já explorados em nosso período colonial, por meio dos quais nossa literatura preservou desde o início os ideais nacionalistas.
denunciar o peso excessivo de outras línguas sobre a nossa, em função do qual nossa literatura sempre se mostrou carente de traços regionalistas.
valorizar todas as características tropicais de nossa cultura, que nos permitiram constituir uma literatura à margem das influências europeias.
Atenção: As questões 51 e 52 referem-se ao texto abaixo.
O texto deixa ver elementos característicos do gênero crônica, em que Rubem Braga foi um mestre. Veiculadas originalmente em revistas e jornais, crônicas como esta costumam associar
lição moral, tom cerimonioso e discurso dissertativo.
figuras alegóricas, tom sentencioso e situação cotidiana.
situação cotidiana, linguagem coloquial e humor ligeiro.
linguagem oral, calão popular e tom reflexivo.
humor ligeiro, lição moral e preciosismo estilístico.
Atenção: As questões 51 e 52 referem-se ao texto abaixo.
Os ditados populares, em sua concisão, trazem consigo a significação de uma experiência, traduzida com lapidar sabedoria. No caso dessa crônica, a experiência é a que se depura da
fala da avó às visitas, e um ditado adequado seria: Nem tudo o que reluz é ouro.
fala da avó às visitas, e um ditado adequado seria: Depois da tempestade vem a bonança.
reação silenciosa das visitas, e um ditado adequado seria: Quem vê cara não vê coração.
intervenção do velho empregado, e um ditado adequado seria: De onde menos se espera, daí é que vem.
intervenção do velho empregado, e um ditado adequado seria: Águas passadas não movem moinho.
Atenção: As questões 56 e 57 referem-se a estes dois fragmentos de poemas, respectivamente de Fernando Pessoa e de Manuel Bandeira.
Rotulo No verso Belo belo belo, de Manuel Bandeira, e nos versos Baste a quem basta o que lhe basta/ o bastante de lhe bastar, as repetições surgem, respectivamente, como
um efeito rítmico/cantante e uma formulação pleonástica.
expressão do tédio e exaltação do desejo impossível.
extravagante quebra sintática e expressão de uma ênfase.
rimas artificiais e efeito de humor.
hesitação do pensamento e sátira aos filósofos.
Na alusão a Os Lusíadas, do fragmento crítico acima, a caracterização essencial de uma epopeia está em:
alargamento do horizonte geográfico e econômico.
gigantesco painel (...) correspondia a um anseio comum.
perto do fim o período de grandeza e de esplendor.
à proporção que se percebia estar perto do fim.
esse anseio não foi exclusivo da poesia.
Na expressão ―bufando como um touro‖, o autor faz uso de uma figura de linguagem ou estilo, que é classificada como:
Metáfora
Metonímia
Personificação
Comparação
Onomatopeia
Leia o fragmento abaixo, para responder as questões 3 e 4:
A primeira denominação do território do município de Nova União era Viúva, isto porque a primeira habitante da região era uma viúva. A viúva residia na margem esquerda do ribeirão Santa cruz. Ali se encontram até hoje os restos de um forno velho no qual a viúva queimava as panelas de barro utilizadas naquele tempo.
As viciosas repetições do texto acima são consideradas:
Onomatopéia.
Polissíndeto.
Inversão.
Redundância.
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.
O trecho de citação da fala do professor da Universidade de São Paulo é predominantemente narrativo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...