Lista completa de Questões sobre Figura e Vícios de Linguagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Ainda com relação às estruturas morfossintáticas, semânticas e discursivas do texto A pátria, julgue os itens que se seguem..
Polissíndeto, ou seja, a repetição intencional do conectivo entre elementos coordenados, é um recurso de que se vale o autor para sugerir movimento ou sucessão de ações. Nas linhas 10 e 11, pode-se observar o uso desse recurso estilístico no emprego da conjunção coordenativa adversativa mas.
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os itens a seguir, relativos à linguagem, à análise e interpretação do texto acima e ao emprego das classes de palavras, acentuação gráfica e pontuação.
Nas linhas 14 e 15, o autor emprega um recurso sonoro, onomatopéia, comumente usado em poesias, para reproduzir sons do mundo natural. Sugere, dessa forma, o ruído de animais.
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considerando os sentidos e as estruturas lingüísticas do texto acima, bem como as noções que cercam o conceito de retórica e argumentação, julgue os itens subseqüentes.
Quando se atribui às palavras o poder de alçarem vôos insopitáveis (l.11), está-se lançando mão de uma figura de estilo chamada metonímia.Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considerando aspectos morfossintáticos do discurso de Juscelino Kubitscheck, julgue os itens subseqüentes. Constitui paráfrase do período Faço-o agora (...) as instituições livres (l.7-10) o trecho a seguir, que poderia ser permutado com aquele, sem prejuízo do sentido geral do texto: Dirijo-me, neste momento, ao País para que, caso a iniqüidade venha a se abater sobre mim, não esteja eu impedido de cumprir a obrigação de delatar a violência que na pessoa deste parlamentar sofrerão as instituições democráticas.
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considerando aspectos morfossintáticos do discurso de Juscelino Kubitscheck, julgue os itens subseqüentes. O último período do primeiro parágrafo é construído sintática e semanticamente com base nas figuras de linguagem denominadas assíndeto e hipérbole.
O texto II é uma tirinha de Maurício de Sousa, criador dos personagens Mônica e Cebolinha.
Ao utilizar a expressão "plof", o desenhista fez uso de:
No primeiro quadrinho, Cebolinha se admira com os animais que vê, embora Mônica pense que ele está se referindo a ela. Na interpretação da Mônica, Cebolinha fez uso de:
Assinale o ditado popular cujo significado se assemelha ao do seguinte trecho _ "a mercadoria que me reveste me imprime mais ou menos valor." (l. 30-31)
A araruta tem seu dia de mingau.
A árvore se conhece pelos frutos
A dor ensina a gemer.
A cobra maior engole a menor.
A roupa faz o homem.
A repetição do primeiro verso das três primeiras estrofes constitui uma figura de linguagem bastante freqüente.
Assinale a alternativa que a identifique corretamente.
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado da Bahia (FESMIP) - 2004
Na construção do texto, há o predomínio de
antíteses.
exageros.
reiterações.
substituições.
comparações.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...