Questões sobre Figura e Vícios de Linguagem

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Releia a frase extraída do texto “Desobediência civil”, do lexicologista Aldo Bizzocchi:

Acerca da frase modificada, é CORRETO afirmar que:

  • A. Resulta em um enunciado inaceitável, de acordo com o padrão culto da língua escrita.
  • B. Enaltece sobremaneira o comportamento dos gramáticos em relação à língua.
  • C. Exemplifica um recurso estilístico de natureza exclusivamente semântica.
  • D. Exemplifica uma silepse de pessoa.
  • E. Constitui um exemplo de antítese.

Releia o seguinte período:

“A política afina o espírito humano, educa os povos no conhecimento de si mesmos, desenvolve nos indivíduos a atividade, a coragem, a previsão, a energia; cria, apura, eleva o merecimento.”

O termo destacado ilustra o uso conotativo da linguagem verbal, por meio do emprego de:

  • A. Metáfora.
  • B. Antítese.
  • C. Metonímia.
  • D. Gradação.
  • E. Hipérbole.

“As luas de Londres... Ah, Jayme Ovalle, Manuel Bandeira! A lua de Londres era quadrada!” (5º§) O excerto anterior é um exemplo de figura de linguagem denominada

  • A. perífrase.
  • B. catacrese.
  • C. anacoluto.
  • D. apóstrofe.

No trecho, “A violência verbal é distributiva e não estamos sabendo contê-la.”, o vocábulo grifado pode ser substituído, sem perdas semânticas, por

  • A. ocultada.
  • B. eclipsada.
  • C. propalada.
  • D. dissimulada.

Assinale a opção que apresenta o pensamento que se apoia em uma estrutura diferente da antítese.

  • A. “Muitas pessoas perdem as pequenas alegrias enquanto aguardam a grande felicidade”.
  • B. "As coisas nunca são tão boas quanto esperamos, nem tão ruins quanto tememos”.
  • C. “Quem vive só de esperanças morrerá de fome”.
  • D. “O otimista diz que vivemos no melhor de todos os mundos possíveis. O pessimista teme que isso seja verdade”.
  • E. “Felicidade é um modo de viajar, não um destino”.

Assinale a opção que indica a frase que apresenta uma metáfora cuja comparação está explicada.

  • A. “Não gosto nem um pouco do campo; é uma espécie de sepultura saudável”.
  • B. “A casa de um homem é o seu castelo, assim como a esposa é sua rainha”.
  • C. “Uma casa é uma máquina de morar, ou um esconderijo conveniente”.
  • D. "O ciúme é um latido que atrai os ladrões”.
  • E. “Um marido é um emplastro que cura todos os males das moças”.

Segundo FIORIN, em Polifonia Textual e Discursiva (1999), “a intertextualidade é o processo de incorporação de um texto em outro, seja para reproduzir o sentido incorporado, seja para transformá-lo. Há de haver três processos de intertextualidade: a citação, a alusão e a estilização. [...] A estilização é a reprodução dos procedimentos do ‘discurso de outrem’, isto é, do estilo de outrem”, em geral, com “função polêmica”.

Considere o contexto de produção dos enunciados a seguir para identificar aquele em que ocorre o processo de estilização.

  • A. A Polícia Federal deflagrou hoje (15) a Operação Catilinárias, em conjunto com o Ministério Público Federal. (In: Marcelo Camargo, Agência Brasil, 15. dez. 2015. A manchete incorpora discurso político de Cícero dirigido a Catilina, conhecido como “Catilinárias”.)
  • B. “De minha parte, creio que fora de Paris não há salvação para um homem de espírito”. (In: Roberto Pompeu de Toledo, Veja, 25. nov. 2015, em homenagem a Paris, retoma em seu artigo, entre aspas, uma frase de Molière).
  • C. Rua Líbero Badaró, 67, terceiro andar, sala 2, centro de São Paulo. O endereço da garçonière do escritor Oswald de Andrade (1890-1954) é considerado por estudiosos um dos berços do modernismo brasileiro”. (Luís Anatônio Giron. A garçonière redescoberta. Folha de S. Paulo, 20 de dezembro de 2015.)
  • D. Dizia o dono da venda: “É 11; pra você eu faço 10”. (In: Corra, freguês, corra, Ivan Ângelo, Veja São Paulo, 25. nov. 2015. O trecho entre aspas reproduz a fala de personagem.)
  • E. Nem cinco sóis eram passados que de vós nos partíramos, quando a mais temerosa desdita pesou sobre Nós. [...] O que vos interessará mais, por sem dúvida, é saberdes que os guerreiros de cá não buscam mavórticas damas para o enlace epitalâmico. (Mário de Andrade, em Macunaíma, retomando Camões).

O locutor pode indicar diferentes pontos de vista em uma asserção, atribuindo sua responsabilidade a outro enunciador. Para isso, pode utilizar-se da negação, de marcadores de pressuposição, do emprego de verbos que indiquem mudança ou permanência de estado, de certos operadores argumentativos, do futuro do pretérito com valor de metáfora temporal.

Essa definição de KOCH, BENTES e CAVALCANTE (2008) corresponde ao conceito de

  • A. polifonia.
  • B. intertextualidade temática.
  • C. intertextualidade tipológica.
  • D. intertextualidade explícita.
  • E. intertextualidade implícita.

Nesse texto, observa-se que os responsáveis pelo ato de vandalismo são renomeados: “William Shakespeare e seus atores”; “Shakespeare e os homens de sua companhia”; “Shakespeare, seus atores e amigos”; “o dramaturgo e seus cúmplices”.

Entende-se que, nesse caso, a progressão textual (KOCK, 1994) se dá por recorrência de

  • A. nominalizações.
  • B. paráfrases.
  • C. hiperônimos.
  • D. marcadores de situação.
  • E. marcadores conversacionais.

Releia o trecho a seguir.

“‘Está em todas as partes e em nenhuma’ [...]”

Leia as definições a seguir, retiradas do Aurélio versão 7.0 – eletrônica, e assinale aquela pertinente a esse trecho.

  • A. Paradoxo: “Conceito que é ou parece contrário ao comum; contrassenso, absurdo, disparate”.
  • B. Tautologia: “vício de linguagem que consiste em dizer, por formas diversas, sempre a mesma coisa”.
  • C. Metáfora: “tropo que consiste na transferência de uma palavra para um âmbito semântico que não é o do objeto que ela designa, e que se fundamenta numa relação de semelhança subentendida entre o sentido próprio e o figurado; translação”.
  • D. Ambiguidade: “que se pode tomar em mais de um sentido; equívoco”.
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