Questões sobre Figura e Vícios de Linguagem

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A frase em que a redundância está ausente é:

  • A. “Ninguém jamais se afogou em seu próprio suor”. (Ann Landers);
  • B. “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”. (Chico Xavier);
  • C. “Espero que sua vida seja tão inteira como duas metades”. (anônimo);
  • D. “Todos os funcionários receberam um prêmio adicional extra por seu desempenho”. (Cartaz em lanchonete);
  • E. “Os cemitérios estão cheios de gente insubstituível”. (Charles De Gaulle).

“Nesse instante, por exemplo, o fotógrafo da natureza, no sozinho da sua alma, poderá dizer: ‘Translúcida inspiração, eu a vejo em brilho com seu sorriso pintado em azul.” O excerto possui uma figura de linguagem denominada

  • A. catacrese.
  • B. apóstrofe.
  • C. polissíndeto.
  • D. paronomásia.

Publicada no site de Globo.com, em 17 de março de 2016, a manchete da notícia é: “Confusão diplomática prolonga queda de braço entre Brasil e Israel”. O termo “queda de braço” remete ao uso de uma figura de linguagem que se baseia na relação de similaridade e no uso corrente, estendendo o sentido do termo para fora do âmbito estrito e habitual, sem nenhum vestígio de inovação, de criação individual e pitoresca, tornada hábito linguístico, mas fora do âmbito estilístico. Qual figura de linguagem o uso do termo “queda de braço” caracteriza?

  • A. Metonímia
  • B. Sinestesia
  • C. Antonomásia
  • D. Catacrese

De acordo com a construção dos referentes textuais no texto, pode-se afirmar que a expressão “duas qualidades”, no início do texto, contribui para a coesão textual exercendo um papel

  • A. de sumarizar a informação precedente.
  • B. catafórico, em uma remissão de novos referentes.
  • C. anafórico, permitindo o encadeamento das ideias de forma progressiva.
  • D. associativo e comparativo entre duas características mencionadas posteriormente.

―E era tudo silêncio na saleta de costura; não se ouvia mais que o plic-plic-plic-plic da agulha no pano‖. A expressão em itálico é chamada de:

  • A. Hipérbato.
  • B. Onomatopeia.
  • C. Zeugma.
  • D. Anacoluto.

Assinale a alternativa que corresponde a uma metáfora:

  • A. Agulha não tem cabeça.
  • B. Papel subalterno.
  • C. Vestido da bela dama.
  • D. Professor de melancolia.

A charge anterior apoia-se na estrutura de uma figura de linguagem, que é:

  • A. a hipérbole;
  • B. o eufemismo;
  • C. a catacrese;
  • D. o pleonasmo;
  • E. a metáfora.

Assinale a alternativa que apresenta objeto direto pleonástico:

  • A. Preciso de seu abraço.
  • B. Cumpri com minhas obrigações.
  • C. Meu carro, não o empresto a ninguém.
  • D. Esta é a mulher a quem sempre amei.

Com base nas ideias desenvolvidas no texto anterior, julgue (C ou E) os itens seguintes.

A sentença “José Veríssimo construiu um candeeiro em não sei quantas páginas” (l. 16 e 17) é metáfora que expressa a crítica de Graciliano à descrição pormenorizada utilizada por José Veríssimo, em detrimento da construção de personagens verossímeis e de obras em cujo enredo ações e diálogos fossem adequados às figuras nelas retratadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue (C ou E) os itens seguintes, relativos ao poema de Manoel de Barros.

O último verso do poema — “As antíteses congraçam” — resume o que a própria composição dos demais versos demonstra.

  • C. Certo
  • E. Errado
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