Lista completa de Questões sobre Literatura para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca do texto IV e das ideias nele desenvolvidas, julgue C ou E.
O autor mostra-se cético não apenas quanto à capacidade da crítica de reconhecer o "grande poeta" (l.23) de seu tempo, mas também quanto à modernidade.
Acerca do texto IV e das ideias nele desenvolvidas, julgue C ou E.
O autor enumera algumas qualidades necessárias ao exercício competente da crítica de arte e literatura, mas não suficientes para o julgamento de "uma obra de arte profundamente original" (l.15).
Com relação ao poema, julgue C ou E.
O ufanismo expresso na última estrofe é marca do estilo de época a que pertence o poema.
Com relação ao poema, julgue C ou E.
A polissemia da palavra "doce" presta-se à construção do sentido global do poema, pois permite caracterizar tanto o sabor da cana como sua docilidade, sua brandura.
Com relação ao poema, julgue C ou E.
O contraste entre a "cana de Málaga" e a "nossa" cana, explícito na última estrofe, é prenunciado pelo título do poema e pelas construções negativas usadas na caracterização da cana de Málaga.
Com relação ao texto II, julgue C ou E.
No último parágrafo do texto, a comparação entre a obra de Rui Barbosa e o produto da indústria metalúrgica serve ao propósito de questionar a atribuição a esse intelectual do título de artista.
Carlos Drummond de Andrade foi um dos maiores poetas modernistas brasileiros. É considerado um dos melhores poetas de todos os tempos. Leia abaixo um de seus poemas e assinale a alternativa que melhor evidência a intenção do autor.
O passado e o futuro não podem conduzir a nossa existência. O presente deve ser vivido intensamente.
As pessoas só alcançam seus objetivos quando caminham de mãos dadas.
O isolamento faz as pessoas sofrerem. Por isso, é preciso caminhar sempre com as pessoas que estão ao nosso lado.
O poeta não quer ser mais poeta nem cantor. Ele quer ser um andarilho.
Tendo em vista o conteúdo expresso pelo texto e a forma segundo a qual ele se organiza, julgue os itens de 52 a 64, considerando aspectos da linguística textual.
Os aspectos intrínsecos do texto de Machado de Assis, ligados ao seu conteúdo, são contrapostos aos aspectos extrínsecos de sua narrativa, ligados à forma e ao estilo do texto. Se aqueles ligam-se à banalidade; os outros reforçam a ideia de refinamento.
Tendo em vista o conteúdo expresso pelo texto e a forma segundo a qual ele se organiza, julgue os itens de 52 a 64, considerando aspectos da linguística textual.
Machado de Assis, em seu texto, adota uma textualidade que oscila entre modos mais figurativos (com dominância de recursos narrativos e descritivos) e modos mais temáticos (com presença de recursos avaliativos e expositivos).
Texto X, para responder às questões 37 e 38.
É comum ouvir queixas de professores a respeito da dificuldade da leitura do texto literário e do desinteresse por parte dos alunos, sobretudo no ensino médio. Reconhecendo que o trabalho com o texto literário é colocado como um grande desafio, o professor deve
priorizar o estudo da gramática em sala de aula e determinar que a leitura dos textos literários ocupe um horário fora da escola, em espaço próprio onde o aluno consiga concentrar-se e dedicar-se mais.
focar nos aspectos externos à obra, tais como: a vida do autor e o contexto histórico, deixando de lado aspectos mais difíceis para o aluno, como a análise da linguagem literária e seus recursos expressivos.
assumir a formação continuada do leitor, propondo métodos que auxiliem a leitura do texto literário e acompanhando de perto o processo de leitura a ser percorrido pelos estudantes.
utilizar o livro didático como único apoio para o estudo do texto literário, visto que, no texto didático, o estudante encontra todas as explicações necessárias para uma boa leitura.
substituir os textos literários originais por paráfrases ou resumos que tornem a leitura mais rápida e atrativa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...