Questões sobre Literatura

Lista completa de Questões sobre Literatura para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca do texto IV e das ideias nele desenvolvidas, julgue C ou E.

O autor mostra-se cético não apenas quanto à capacidade da crítica de reconhecer o "grande poeta" (l.23) de seu tempo, mas também quanto à modernidade.

  • C.

  • E.

Acerca do texto IV e das ideias nele desenvolvidas, julgue C ou E.

O autor enumera algumas qualidades necessárias ao exercício competente da crítica de arte e literatura, mas não suficientes para o julgamento de "uma obra de arte profundamente original" (l.15).

  • C.

  • E.

Com relação ao poema, julgue C ou E.

O ufanismo expresso na última estrofe é marca do estilo de época a que pertence o poema.

  • C.

  • E.

Com relação ao poema, julgue C ou E.

A polissemia da palavra "doce" presta-se à construção do sentido global do poema, pois permite caracterizar tanto o sabor da cana como sua docilidade, sua brandura.

  • C.

  • E.

Com relação ao poema, julgue C ou E.

O contraste entre a "cana de Málaga" e a "nossa" cana, explícito na última estrofe, é prenunciado pelo título do poema e pelas construções negativas usadas na caracterização da cana de Málaga.

  • C.

  • E.

Com relação ao texto II, julgue C ou E.

No último parágrafo do texto, a comparação entre a obra de Rui Barbosa e o produto da indústria metalúrgica serve ao propósito de questionar a atribuição a esse intelectual do título de artista.

  • C.

  • E.

Carlos Drummond de Andrade foi um dos maiores poetas modernistas brasileiros. É considerado um dos melhores poetas de todos os tempos. Leia abaixo um de seus poemas e assinale a alternativa que melhor evidência a intenção do autor.

  • A.

    O passado e o futuro não podem conduzir a nossa existência. O presente deve ser vivido intensamente.

  • B.

    As pessoas só alcançam seus objetivos quando caminham de mãos dadas.

  • C.

    O isolamento faz as pessoas sofrerem. Por isso, é preciso caminhar sempre com as pessoas que estão ao nosso lado.

  • D.

    O poeta não quer ser mais poeta nem cantor. Ele quer ser um andarilho.

Tendo em vista o conteúdo expresso pelo texto e a forma segundo a qual ele se organiza, julgue os itens de 52 a 64, considerando aspectos da linguística textual.

Os aspectos intrínsecos do texto de Machado de Assis, ligados ao seu conteúdo, são contrapostos aos aspectos extrínsecos de sua narrativa, ligados à forma e ao estilo do texto. Se aqueles ligam-se à banalidade; os outros reforçam a ideia de refinamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista o conteúdo expresso pelo texto e a forma segundo a qual ele se organiza, julgue os itens de 52 a 64, considerando aspectos da linguística textual.

Machado de Assis, em seu texto, adota uma textualidade que oscila entre modos mais figurativos (com dominância de recursos narrativos e descritivos) e modos mais temáticos (com presença de recursos avaliativos e expositivos).

  • C. Certo
  • E. Errado

Texto X, para responder às questões 37 e 38.

É comum ouvir queixas de professores a respeito da dificuldade da leitura do texto literário e do desinteresse por parte dos alunos, sobretudo no ensino médio. Reconhecendo que o trabalho com o texto literário é colocado como um grande desafio, o professor deve

  • A.

    priorizar o estudo da gramática em sala de aula e determinar que a leitura dos textos literários ocupe um horário fora da escola, em espaço próprio onde o aluno consiga concentrar-se e dedicar-se mais.

  • B.

    focar nos aspectos externos à obra, tais como: a vida do autor e o contexto histórico, deixando de lado aspectos mais difíceis para o aluno, como a análise da linguagem literária e seus recursos expressivos.

  • C.

    assumir a formação continuada do leitor, propondo métodos que auxiliem a leitura do texto literário e acompanhando de perto o processo de leitura a ser percorrido pelos estudantes.

  • D.

    utilizar o livro didático como único apoio para o estudo do texto literário, visto que, no texto didático, o estudante encontra todas as explicações necessárias para uma boa leitura.

  • E.

    substituir os textos literários originais por paráfrases ou resumos que tornem a leitura mais rápida e atrativa.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...