Lista completa de Questões sobre Literatura para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O texto se caracteriza como sendo do gênero
relato.
biografia.
crônica.
diário.
conto.
Ao final, Machado de Assis diz: Eis a origem da crônica. Essa forma de desfecho
não pode ser vista como conclusão de um parecer acerca da crônica. Como se sabe, ele não trabalha os detalhes que dão suporte à premissa inicial no decorrer do texto.
é uma estratégia estilística, inerente aos efeitos estéticos do texto literário, pois, considerando a estrutura argumentativa, esse texto de Machado de Assis desconsidera os elementos da dissertação. Então, a frase em destaque é apenas um adendo ao conjunto da reflexão machadiana.
contém uma inadequação sintática: Machado de Assis não deveria ter concluído o texto com uma oração deslocada do contexto, pois aí é trabalhada uma sequência de fatos que exige destrinchar de orações.
convém às formas figuradas de expressão, às conotações, às entrelinhas, às montagens sintáticas indiretas e deslineares.
contempla a sequência do pensamento do autor a respeito do gênero cronístico: há uma problemática que diz respeito ao nascimento da crônica; depois, fatos que a compõem, elementos envolvidos e o fechamento.
Quando Machado de Assis afirma que foi coletânea das primeiras duas vizinhas, ele estabelece que o gênero cronístico
nasceu de uma comparação entre os fatos banais e os acontecimentos significativos.
trata-se de uma narrativa de acontecimentos circundantes e cotidianos.
originou-se nas sondagens, nas inserções às instâncias íntimas das criaturas humanas.
promove uma associação entre os fatos reais e as fantasias.
é parecer em minúcias de acontecimentos relevantes e em evidência.
João Cabral de Melo Neto foi um grande poeta brasileiro, membro da Academia Brasileira de Letras. Uma de suas obras mais importantes conta a dura trajetória de um migrante nordestino em busca de uma vida mais fácil e favorável no litoral. Publicado em 1955, foi transformado em filme em 1977 e, em 1981, virou um especial musical para a TV, tendo nomes como Tânia Alves e Elba Ramalho no elenco. Em2011, o especial foi lançado em DVD. De que obra estamos falando?
Grande Sertão: Veredas.
OCortiço
Vidas Secas.
Gabriela, Cravo eCanela.
Morte e Vida Severina.
Observe:
I) No ritmo melódico intenso há grande musicalidade.
II) A linguagem do poema é formal.
III) O fim do amor é visto como algo irreversível.
I, II e III estão corretas
I, II e III estão incorretas
I e II estão incorretas
III está correta
O soneto de Vinícius apresenta, além da sua forma fixa, outros traços tradicionais na estrutura formal, que são:
versos decassílabos
rimas regulares do tipo ABBA; ABAB; ABA; BBA
rimas regulares do tipo ABAB; ABAB; ABB; ABB
as alternativas a e b estão corretas
O período Barroco sucedeu o Renascimento, foi desenvolvido no século XVII e, nesse período, o terror provocado pela inquisição tentava limitar pensamento e manifestações culturais e impor austeridade. Temos no Brasil, alguns escritores que merecem destaque, com exceção de:
Gregório de Matos.
Bento Teixeira.
Padre Antonio Vieira.
Tomás Antonio Gonzaga.
Quando se fala em narração, a ideia remete ao ato de contar histórias. Para que essa história seja dotada de sentido, ela precisa atender a critérios específicos no que se refere aos seus elementos constitutivos. Dentre eles destacam-se.
Espaço, tempo, personagem e narrador.
Espaço, narrador e enredo.
Espaço, tempo cronológico e psicológico.
Narrador, personagens, espaço.
Língua Portuguesa - Literatura - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
reflexo da realidade e cristalização de ideias do passado.
ponto de confluência de questões e valores historicamente circunscritos.
projeção fiel de marcas do indivíduo criador em suas relações com a obra.
conjunto estilístico definido academicamente e independente de vínculos com a sociedade.
fonte de inspiração para a criação dos estilos de época.
Língua Portuguesa - Literatura - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Na imagem criada pelo narrador-personagem para compor sua figura juvenil, há menção a um corcel, que aquele associa ao romantismo e ao realismo. Essa associação cria oportunidade para que o professor discuta com seus alunos a crítica machadiana ao tema romântico
do devaneio, expresso no mito do bom selvagem.
da regressão, expressa no mito da mãe natureza.
do egotismo, expresso na chamada poesia de hospital.
da evasão, expressa no retorno ao passado.
do irrealismo, expresso nos excessos do chamado mal do século.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...