Lista completa de Questões sobre Morfologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No trecho "apareceu um bem-te-vi caprichoso, muito moderno", a palavra em negrito foi empregada com valor adverbial. Também foi empregada com valor adverbial a palavra em negrito no trecho:
"Como dizem que as últimas gerações andam muito rebeldes e novidadeiras";
"muita gente pensa que passarinho é coisa só de jardim zoológico";
"podem morar muitos passarinhos";
"animou-se a uma audácia maior";
"Nós esquecemos tudo".
Marque o segmento do texto que apresenta erro(s) de construção sintática.
Em julho último, editou a União a Lei ordinária no 8.666, cujo artigo 5o impôs à Administra¬ção Pública, nos três níveis de Governo, a obrigação de pagar, em "estrita ordem cronológica das datas de suas exigibilidades", para cada fonte diferenciada de recursos, os bens e serviços que adquirir.
A ementa dessa Lei esclarece que a norma está regulamentada no inciso XXI do artigo 37 da Constituição, que impõe o processo de licitação nas aquisições governamentais de bens e serviços, assegurando que nos certames é preciso haver "igualdade de condições" entre os concorrentes e que nos contratos "se estabeleça obrigações de pagamento, mantida as condições efetivas da proposta".
A União legislou obviamente no exercício da competência que lhe deferiu o inciso XXVII do artigo 23 da Constituição, para editar normas gerais de licitação e contratação.
E, ao fazê-lo, inseriu dispositivo não pertinente a esse campo, mas sim ao direito financeiro.
Mas também aí a competência para legislar, embora concorrentemente com os Estados e Distrito Federal, foi atribuída à União pelo artigo 24, inciso I, da Constituição.
(Baseado em Austen da Silva Oliveira)
Ao estruturar o segundo parágrafo, o autor inicia-o mediante o seguinte artifício:
Leia o texto seguinte para responder às questões 01 e 02.
Marque a afirmação que não é verdadeira.
Em "Kelsen já nos ensinava"(L.2), o pronome oblíquo átono poderia ser substituído pelo pronome reto tônico, da primeira pessoa do plural, precedido da devida preposição.
Usa-se o acento indicativo de crase em "à margem"(L.5) porque o substantivo está determinado por artigo definido.
Em "Assim, encontra guarida no direito positivo a legalidade .... "(L. 6 e 7) o sujeito está implícito, indicado apenas na forma verbal.
A forma "sujeita-se"(L.27) está apassivada.
A locução "enquanto que"(L.13) pode reduzir-se a "enquanto" sem prejuízo de sua função.
LEIA ATENTAMENTE AS TRÊS AFIRMATIVAS NAS QUESTÕES DE 16 A 20. ELAS PODEM APRESENTAR DESVIO(S) QUANTO À NORMA CULTA DA LÍNGUA, TENDO EM VISTA ASPECTOS DE CONCORDÂNCIA, RE-GÊNCIA, CONJUGAÇÃO, ACENTUAÇÃO E ORTOGRAFIA. A SEGUIR, ASSINALE, PARA CADA QUESTÃO:
I. Ao me verem, os cidadãos manteram-se calados, não extravazando os seus sentimentos.
II. Começaram a haver manifestações contrárias, quando os participantes da sessão legislativa lembraram das ameaças do governador.
III. Chamamos ao intruso de vigarista e observamos que mais de uma pessoa se entreolharam rapidamente.
Leia trecho da entrevista do franco-americano Jacques Barzun às páginas amarelas da VEJA (10/04/2002) para responder às questões 06 e 07.
Assinale a opção correta
Mantém-se o sentido textual, a estrutura sintática de oração sem sujeito e a correção gramatical ao substituir "Há"(l.8) por Existe
Por se tratar de uma generalização, mantémse o sentido textual e a correção sintática ao retirar o artigo "uma"(l.12) diante de "constante" (l.12).
A substituição de "a qual"(l.16) pelo pronome que mantém o sentido textual.
De acordo com a argumentação do texto, as duas ocorrências do pronome "se"(l.14 e 16) referem-se a toda e qualquer pessoa porque o pronome indica o sujeito indeterminado da oração em que ocorre.
Por ter efeito enfático, a repetição do advérbio na locução "Mais e mais"(l.18) é desnecessária: a retirada de "e mais" manteria o sentido e a correção gramatical
Leia o texto abaixo para responder às questões 03 e 04
Assinale a opção incorreta a respeito das estruturas lingüísticas do texto.A colocação de uma vírgula após "Corte" (l.1) é opcional tanto do ponto de vista sintático como semântico.
Textualmente, o sentido da expressão "jurisdição julgadora""(l.5 e 6) equivale a "Corte" (l.1).
A ênfase de sentido conferida pelo advérbio "sobretudo""(l.15) incide mais diretamente sobre o verbo inibir do que sobre "tipos de violação""(l.16).
Subentende-se como sujeito sintático de "Constitui""(l.16) a expressão inicial do parágrafo, "Um órgão acima das estruturas nacionais com competência penal".
O deslocamento da expressão "em nome da paz""(l.18 e 19) para "depois de assegurar""(l.17) exige o emprego de vírgula antes e depois da expressão.
Leia o texto abaixo para responder às questões 01 e 02.
Assinale a opção correta a respeito do emprego das palavras e expressões do texto.
As expressões "século XX"(l.1), "o século"(l.13) e "ele"(l.15), em sentido literal, remetem ao mesmo referente.
A preposição "por"(l.3) está empregada opcionalmente, por isso sua retirada não provoca erro gramatical nem altera o sentido original do texto
A conjunção "seja...seja" (l.14 e 15), por seu valor semântico e colocação sintática admite a substituição por tanto ... como, por ou ... ou, ou por ora ... ora.
A forma verbal composta "tem sido"(l.22), por se constituir com o auxiliar ser, indica uma oração de voz passiva.
Como a preposição a, empregada diante de "Oriente Médio"(l.29) e "sul da Ásia"(l.30), é exigência da regência de "endêmicas" (l.29), a retirada deste adjetivo exige a substituição de "ao" por em.
Relacione as colunas de acordo com as classes de palavras a que pertencem as expressões destacadas no contexto. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. Alguns números poderão ser utilizados mais de uma vez e outros poderão não ser usados.
1. substantivo
2. adjetivo
3. artigo
4. pronome
5. numeral
6. advérbio
7. conjunção
8. preposição
9. interjeição
( ) Desde tempos remotos...
( ) entende por felicidade
( ) ...satisfazem com muito pouco...
( ) ...consumo nem sacrificam...
( ) Segundo a pesquisa...
( ) ...países mais felizes...
( ) ...os religiosos têm do paraíso...
( ) ...para esse debate...
TEXTO II (questões 9-15)
Com relação ao gênero (masculino e feminino) da palavra fisioterapeuta, considere as afirmações seguintes:
I. A palavra fisioterapeuta não possui o gênero feminino, ou deixou de ser empregada nesse gênero.
II. É uma palavra que só se emprega no masculino, como, por exemplo, a palavra bebê, que só se diz o bebê, tanto para menino como para menina.
III. É uma palavra com forma masculina e forma feminina coincidentes, mas que podem ser identificadas pelo emprego do artigo o ou a.
Está correta ou estão corretas:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...