Lista completa de Questões sobre Morfologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Aponte a alternativa gramaticalmente ERRADA.
Assinale a opção em que o trecho do texto foi transcrito com erro de sintaxe.
Uma conjugação de fatores favoráveis está na raiz do atual otimismo que domina a economia brasileira. Sinais internos e externos apontam na direção de perspectivas mais animadoras, ainda que não autorizem excesso de entusiasmo.
A experiência ensina que não há nada mais sujeito a mudanças bruscas do que os sistemas econômicos regidos pelas leis de mercado. Durante os oito anos do governo Clinton, por exemplo, os Estados Unidos experimentaram taxas elevadas de crescimento. Logo a seguir, resvalaram para a depressão.
A inflação em queda mostra aos operadores do mercado que o país se mantém no rumo da estabilidade aberto pelo Plano Real em 1994. Sinaliza, também, no sentido de que os acordos celebrados com o Fundo Monetário Internacional (FMI) seguem cumpridos com fidelidade.
Aí se encontra a base de confiança que necessitam os investidores externos para aplicar recursos no país. Explica, também, a manutenção do ritmo dos investimentos internacionais.
Outro dado chegado à cena para exorcizar o clima deprimente que ensombreceu as relações econômicas no ano passado é a ausência de alterações perigosas no câmbio.
As três palavras são diminutivos em
Assinale a opção em que o trecho do texto foi transcrito com erros de estruturação do período ou gramaticais.
A discussão sobre política industrial tende a ser poluída por um problema semântico. Várias das medidas freqüentemente propostas têm impacto em todos os setores da economia e não apenas na indústria.
Entre estas estão reforma fiscal, desenvolvimento do mercado de capitais, formação de poupança, investimentos em bens públicos e assim por diante.
Essas são de fato medidas de política econômica. No que se refere à política industrial propriamente definida, muitas das propostas atuais ainda necessitam de justificativas mais técnicas para sua implementação.
Há uns quarenta anos, esteve em moda a teoria da deterioração secular das relações de troca. Ela argumentava que os preços dos produtos industrializados, em relação aos dos primários, tenderiam a aumentar constantemente. Junto com a proposição da "indústria nascente" ela formou a base conceitual para justificar políticas industriais baseadas em substituição de importações em toda a América Latina.
Apesar de que superficialmente lógica, a teoria não fazia sentido econômico, pois não é por que o preço de um produto vá subir que se devia necessariamente produzi-lo. Além de errada ela continua sendo desmentida pelos fatos.
A forma verbal está correta em
Assinale a proposição correta a respeito da estrutura morfossintática do texto abaixo.
A forma verbal "emergem"(l.2), flexionada no plural, constitui incorreção, pois sua concordância deve se dar com o substantivo "classe"(l.1), núcleo do grupo nominal "classe geral de fenômenos".
Emergir é verbo defectivo, ao qual faltam as formas em que ao radical se seguiria o ou a.
Em "subnacionais"(l.3 e 4) e "macroeconômicos"( l.11), o sentido dos prefixos está em relação antonímica.
O prefixo indicador de negação está presente nas formas: "insuficiente(l.6), inoperante(l.7), incapaz(l.9), interesses"(10).
O plural do adjetivo composto "político-institucional"( l.7 e 8) se faz adicionando a desinência de plural aos dois elementos.
O uso do pronome "mim" está errado em
Leia o texto abaixo para responder às questões 17 e 18.
Julgue as asserções abaixo e marque a opção correspondente.A quantidade de item(ns) incorreto(s) é
I. Caso a expressão "diferença significativa"(l.7) seja colocada no plural a forma verbal que a antecede deve ser obrigatoriamente flexionada.
II. Se o artigo em "o paralelo"(l.8) for eliminado, prejudica-se a compreensão de que existe, antes de "paralelo" elipse da palavra "mercado"( l.8).
III. A expressão "por menos precisos que sejam"( l.9e 10) permite a inferência de que o leitor pode considerar "Os modelos econométricos"( l.8 e 9) pouco precisos.
IV. A grafia de "Por que"(l.13) justifica-se por se tratar de conjunção explicativa.
V. O termo "delas"(l.18) refere-se ao antecedente "outras razões"(l.17).
1
2
3
4
5
Analisando as relações de referência e coesão e a estrutura morfossintática dos parágrafos da questão 15, indique a opção correta.
Passando-se para a voz passiva a locução verbal "foram perdendo"(parágrafo a), obtémse, em seus constituintes mínimos, a oração: As denominadas contribuições sociais foram tendo o espaço perdido para os tributos federais tradicionais.
No parágrafo b, o objeto direto "esses tributos" tem como referente o substantivo "as contribuições". Já o sujeito "Essa fórmula" refere-se à ação "tirar recursos da sociedade".
Em "sua mais suculenta fonte de recursos" (parágrafo c) constam, entre outros: uma referência à União, no pronome possessivo; um advérbio de intensificação que incide sobre o adjetivo suculenta e um núcleo do complemento verbal direto, no substantivo fonte.
Os adjetivos das expressões "mais difundida", "mais fácil" e "menos afetada" (do parágrafo da letra d) têm dois pontos em comum: estão modificados por advérbio e desempenham a função sintática de adjunto adnominal.
O parágrafo e se inicia com o elemento de coesão "Além disso", que serve para estabelecer, com o parágrafo anterior, uma relação sintática de coordenação e uma relação semântica de inclusão.
Assinale a opção que preenche as lacunas de forma coesa e coerente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...