Questões sobre Morfologia

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Compare o emprego do verboHAVERnas frases:

1. “HAVIA duas ou três circunstâncias a meu favor.”

2. “Ah, o que a chuva e o sol HAVIAM feito em quinze dias...”

A respeito das circunstâncias em que o verbo é empregado nas frases acima, analise os itens a seguir:

I. O verbo HAVER, na frase 1, é impessoal, não flexionável, por isso permanece na terceira pessoa do singular.

II. Em ambas as frases o verbo HAVER funciona como “existir”, por isso deve concordar com os termos aos quais se referem.

III. O uso do verbo HAVER, na frase 2, está correto porque esse verbo, quando funciona como verbo auxiliar (integrante dos tempos compostos), tem sua flexão normal, qual seja, de pessoa, de tempo, de modo.

Assinale a alternativa que aponta o(s) item(ns) correto(s).

  • A. Somente I.
  • B. Somente II.
  • C. Somente I e II.
  • D. Somente I e III.
  • E. Somente II e III.

Leia o texto abaixo e responda às questões 9 e 10.

Em “Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história”, pertence à classe gramatical dos substantivos o par de palavras:

  • A.

    sem / história.

  • B.

    nossos / sua.

  • C.

    filhos / inclusive.

  • D.

    incapazes / própria.

  • E.

    livros / leitura.

Sobre os elementos em destaque em “O nome justo e certo para O que eu estava fazendo” é correto afirmar, considerando a ordem de ocorrência na frase, que:

  • A. são sintagmas verbais que se estruturam, nesse contexto, em torno de verbos intransitivos e agem como adjuntos adnominais.
  • B. os dois elementos são sintagmas nominais, e, no contexto, são artigos definidos, assumindo, no entanto, diferentes funções sintáticas.
  • C. os elementos, nas duas ocorrências, são sintagmas verbais que agem como objeto direto do verbo.
  • D. o primeiro elemento é um artigo definido, ligado a um núcleo nominal (nome), e o segundo elemento éumpronome substantivo demonstrativo.
  • E. são sintagmas nominais que assumem diferentes classes gramaticais, mas possuem idêntica função sintática.

Em relação ao texto e de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

  • A. O trecho “A expressão de quem chegou à terrível conclusão de que Herodes talvez tivesse razão.” pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que haja prejuízo semântico: “A expressão de quem chegou a terrível conclusão de que Herodes talvez tivesse razão.”.
  • B. O trecho “Você reconhece quem teve uma festa de criança em casa no dia anterior.” pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que haja prejuízo semântico: “Você reconhece que teve uma festa de criança em casa no dia anterior.”.
  • C. O trecho “Que respiração ofegante o senhor tem!” pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que haja erro ortográfico ou prejuízo semântico: “Que respiração ofegante o senhor têm!”.
  • D. O trecho “Foi de tanto me controlar para não esgoelar ninguém!” pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que haja erro ortográfico ou prejuízo semântico: “Foi de tanto controlar-me para não esgoelar ninguém!”.
  • E. O trecho “Já é noite, mas a festa ainda não acabou.” pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que haja erro ortográfico ou prejuízo semântico: “Já é noite, mais a festa ainda não acabou.”.

Em relação a número assinale a alternativa em que o plural está correto:

  • A.

    anzol – anzois, Carol – carois.

  • B.

    chapeu – chapeis, coronel – coronéis.

  • C.

    japonês – japoneses; pião – piões.

  • D.

    pão – pães, homem – mulheres.

Na frase “Adriane está linda”, a palavra linda está caracterizando o sujeito. Logo, a qual classe gramatical pertence?

  • A.

    substantivo

  • B.

    adjetivo

  • C.

    interjeição

  • D.

    artigo

Na frase “Sempre chove no dia dos pais”, a palavra sempre pertence a qual classe gramatical?

  • A.

    verbo

  • B.

    substantivo

  • C.

    advérbio

  • D.

    numeral

Na frase “João comprou duas maçãs no mercado”, a palavra maçãs corresponde a qual classe gramatical da língua portuguesa?

  • A.

    pronome

  • B.

    conjunção

  • C.

    substantivo

  • D.

    verbo

De acordo com a classe de palavras, marque o INCORRETO.

  • A.

    “... é preciso que haja uma laranja.” (substantivo)

  • B.

    “O pensamento nos dá asas...” (artigo)

  • C.

    “Para sentir a beleza de um ipê florido...” (adjetivo)

  • D.

    “A cor vermelha no semáforo diz que é preciso parar o carro.” (verbo)

  • E.

    “Como brinquedos os cinco sentidos me informam que o mundo está cheio de beleza.” (pronome)

"Todos na esperança de que o sonho brasileiro seja duradouro.” (último parágrafo)

As palavras destacadas no fragmento acima são RESPECTIVAMENTE:

  • A.

    Pronome indefinido, substantivo, preposição, verbo e adjetivo.

  • B.

    Pronome demonstrativo, substantivo, preposição, verbo e adjetivo.

  • C.

    Pronome adjetivo, substantivo, conjunção, verbo e adjetivo.

  • D.

    Pronome substantivo, adjetivo, conjunção, verbo e substantivo.

  • E.

    Pronome indefinido, substantivo, preposição, verbo e substantivo.

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