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Assinale a alternativa INCORRETA, em relação ao vocábulo mesmo / mesma.
Em As cerâmicas maranhenses chegam mesmo a ser vendidas no exterior o vocábulo é advérbio e equivale a até.
Em um aluno sem a mesma base precoce (20-21) o vocábulo acompanha o substantivo; é adjetivo e equivale a idêntica.
A norma culta da língua rejeita o mencionado vocábulo na substituição de pronomes pessoais, como em O grupo formado por índios, portugueses e africanos influenciou a culinária maranhense e somos agradecidos ao mesmo.
Está correta a frase: O Bumba-meu-Boi é manifestação folclórica diferente das demais do país; a mesma é mais espetacular.
Assinale a alternativa INCORRETA, em relação ao vocábulo caro.
A modelo comprou caro e belo sapatos da moda.
Porque esse vocábulo já encerra a idéia de preço, é errado seu uso em expressões como O artesanato em fibra de guarimã não tem preço caro.
Em sai algo como 60% mais caro (4) – ele é advérbio; portanto, invariável.
Estão corretas as frases Ninguém paga caro pelas rendas de bilro maranhenses / Este ano a gasolina custa mais caro.
Assinale a alternativa INCORRETA.
A locução verbal deveria ter sido apresentado (3) indica um fato que teria acontecido no passado, dependendo de certas condições.
Em que recebeu (19) e qualquer disciplina (23) há pronomes; respectivamente, relativo e indefinido.
No texto, o pronome ela (2) se refere a educação; assim, em respeito à concordância nominal, o adjetivo barato deveria estar no feminino (educação... barata).
Em informar o que (11) a palavra o equivale a um pronome demonstrativo (= aquilo).
Julgue os itens de 1 a 10, a respeito da organização das ideias no texto acima.
O sinal de crase em "oferecidos à nossa percepção e às nossas vivências" (l.4-5) indica que "oferecidos" tem complemento regido pela preposição a.
Atenção: As questões de números 11 a 15 referem-se ao texto seguinte.
Está correto o emprego do elemento sublinhado na frase:
Os clássicos são livros em cuja particular influência torna-os inesquecíveis.
As dobras da memória, aonde se ocultam imagens dos clássicos, são o refúgio do inconsciente.
Há um tempo na vida adulta no qual poderíamos utilizar para uma redescoberta dos clássicos.
A perspectiva histórica é determinante, por cuja os clássicos ganham um novo significado.
O poder de revelação de que se imbuem os clássicos acaba por nos revelar para nós mesmos.
Julgue os itens de 1 a 10, a respeito da organização das ideias no texto acima.
Preservam-se as relações de coerência e a correção gramatical do texto ao se inserir a preposição de logo depois da forma verbal "imaginar" (l.2), escrevendo-se: (...) imaginar de que o real (...).
Considerando os aspectos gramaticais, as estruturas linguísticas, as ideias e os sentidos do texto acima, julgue os itens seguintes.
As palavras tão (l.11) e todos (l.15), determinantes de utilizadas (l.11) e níveis (l.15) respectivamente, pertencem à mesma classe gramatical.
Com relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
A substituição de melhora (l.7) por melhoria prejudica as relações de sentido originais do texto.
Assinale a opção correta com relação às ideias e à tipologia do texto, bem como às palavras nele empregadas.
Metade dos norte-americanos rejeita a teoria da evolução.
O plural de "detém" (l.11) grafa-se detem.
No texto, a palavra "precedentes" (l.4) modifica a expressão "ponto de partida" (l.3).
Os sujeitos de "detém" (l.11) e de "registra" (l.12) são indeterminados.
Pelos traços linguísticos que apresenta, o texto é predominantemente narrativo.
Língua Portuguesa - Morfologia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Olhar colírico
Lírios plásticos do campo e do contracampo
Telástico cinemascope
Teu sorriso tudo isso
Tudo ido e lido e lindo e vindo do vivido
Na minha adolescidade Idade de pedra e paz
Caetano Veloso e Rogério Duprat compuseram em 1969 Acrilírico, uma experiência de instrumentos, sons urbanos e palavras sonoras, algumas delas inventadas pelos compositores, que utilizaram os recursos morfológicos da língua para produzir
derivações prefixais.
neologismos lexicais.
substantivos paradoxais.
alterações flexionais.
arcaísmos desconexos.
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