Questões sobre Morfologia

Lista completa de Questões sobre Morfologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a opção correspondente ao período que está de acordo com as normas gramaticais.

  • A.

    O poeta que nos involvia com as suas palavras, calou-se para sempre.

  • B.

    O poeta, que envolvia-nos com as suas palavras, calou-se para sempre

  • C.

    O poeta que nos envolvia com as suas palavras se calou para sempre

  • D.

    O poeta, que involvia-nos com as suas palavras, se calou para sempre.

Com referência ao texto acima, julgue os seguintes itens.

Mantêm-se a coerência e a correção gramatical do texto ao se reescrever a oração "A todo (...) cooperação" (l.7-8) da seguinte maneira: Todo modo de produção corresponde a um modo de cooperação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as ideias, a estrutura e a organização gramatical do texto acima, julgue os itens de 1 a 10.

No trecho "capacidade técnica e experiência suficientes" (l.5-6), caso a palavra sublinhada fosse substituída por bastante, a concordância se faria no singular, uma vez que esta palavra funcionaria como advérbio.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção em que o trecho do texto está reescrito de forma gramaticalmente errada.

  • A.

    Asseveram ainda que a gestão hídrica deve ser descentralizada e contar com a participação do Poder Público, dos usuários e das comunidades, e que a bacia hidrográfica é a unidade territorial para a implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos.(ℓ. 12,a 16)

  • B. Estão sintonizados com os discursos dos mais significativos fóruns internacionais.(ℓ.4, 5 e 6)
  • C.

    Esses fundamentos estabelecem que a água é um bem de domínio público, dotado de valor econômico, e um recurso natural limitado.(ℓ.6, 7 e 8)

  • D. Apregoam também que a gestão da água deve sempre proporcionar o uso múltiplo e que, em situações de escassez, a água deve ser usada prioritariamente para o consumo humano e a dessedentação de animais. (ℓ. 9,10 e 11)
  • E. Os fundamentos da lei conhecida como Lei das Águas (Lei n. 9.433/97), basearam-se nas experiências adotadas pelas unidades federadas desde a década de 70 e resultou de décadas de discussões.(ℓ. 1, 2, 3 e 4)

Em relação ao texto abaixo, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O emprego do sinal indicativo de crase em "à sua construção"(ℓ.6) é opcional porque é opcional a presença de artigo definido singular feminino antes de "sua".

  • B. Em "torna-se"(l.12), o "-se" indica sujeito indeterminado.
  • C.

    A forma verbal "têm"(ℓ. 8) está no plural porque concorda com "os países desenvolvidos".

  • D.

    Mantém-se a correção gramatical do período se a conjunção "No entanto"(ℓ.14) for substituída por qualquer uma das seguintes: Porém, Todavia, Entretanto, Contudo.

  • E.

    Estaria gramaticalmente correta a substituição de "uma vez que"(ℓ.16) por porquanto.

Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto.

  • A.

    1-na 2-de 3-do 4-se 5-cuja

  • B. 1-pela 2-da 3-com o 4-os quais 5-da
  • C.

    1-com a 2-pela 3-no 4-cujos 5-na

  • D.

    1-da 2-na 3-pelo 4-pelos quais 5-com a

  • E.

    1-entre a 2-com 3-por meio do 4-que 5-pela

Sobre aspectos morfossintáticos do texto, assinale a afirmação correta.

  • A.

    O pronome "eles" empregado no 2.º quadro refere-se à ação que os clientes realizariam ao frequentar o restaurante.

  • B.

    As expressões "eles" e "chamariam" apontam para um possível sujeito comum.

  • C.

    Em "chamariam a polícia", está implícito que essa ação seria realizada pelos frequentadores do restaurante.

  • D.

    As duas ocorrências do verbo dizer têm sujeitos diferentes.

Assinale a opção errada de acordo com a norma padrão da língua.

  • A.

    Em: "A ideia é não oferecer mais um currículo enciclopédico, com 12 disciplinas, em que os meninos dominam pouco a leitura, o entorno, a vida prática" – há um exemplo de discurso indireto.

  • B.

    Em: "... projeto enviado pelo MEC ao CNE é dar mais verbas... " – a ordem das contrações (preposição + artigo) pode ser invertida, sem que se altere o significado do período.

  • C.

    Em: "É o tratamento metodológico que vai fazer com que uma área dialogue com a outra" – há, no trecho sublinhado, um exemplo de linguagem figurada.

  • D.

    O último parágrafo do texto pode ser rescrito, sem alteração do sentido básico: O MEC ainda não sabe o valor exato para esse programa, mas será cerca de R$ 50 a R$ 100 milhões, para cem escolas, aproximadamente, de acordo com o Ministro da Educação, Fernando Haddad.

Observe e compare os textos seguintes e, em seguida, assinale a alternativa verdadeira.

"Misture os ingredientes da massa em uma tigela. Reserve na geladeira por quatro horas. Forre uma fôrma com uma camada de massa de 3mm a 4mm de espessura. Leve a massa para assar em forno aquecido a 180° C até dourar. Espere esfriar para rechear."

"Coloque o CD-ROM no leitor de CD. Siga as instruções da tela. Caso o programa não execute automaticamente após 15 segundos, faça o seguinte: clique duas vezes em "Meu Computador" na área de trabalho; clique duas vezes em seu leitor de CDROM; aguarde a tela inicial e siga as instruções."

  • A.

    A conjugação dos verbos no modo imperativo é justificada pela natureza dos textos: tanto o primeiro como o segundo texto prevêem um leitor disposto a seguir instruções para atingir algum objetivo.

  • B.

    Tanto o primeiro como o segundo texto seriam mais eficientes caso seus autores tivessem empregado os verbos no modo indicativo, pois devemos considerar que é sempre desagradável receber ordens.

  • C.

    Se os verbos tivessem sido empregados em sua forma infinitiva ("misturar", "colocar"), os textos se tornariam incompreensíveis e o processo comunicativo não se aperfeiçoaria.

  • D.

    Por se tratar de um texto essencialmente técnico, o segundo admite perfeitamente o uso do modo imperativo, que deveria ter sido evitado na redação do primeiro texto, que é mais informal.

Sobre o correto uso de determinadas palavras, morfológica e semanticamente, observe como o autor emprega no texto os demonstrativos este, esse, aquela.

Nos exemplos abaixo, preencha os espaços com os demonstrativos este, esse e aquela, no masculino ou no feminino, no singular ou no plural, em atenção às regras de concordância:

I. "Nós tínhamos ________ felicidade que ficou no passado: eu não tinha ________ solidão de hoje, nem você tinha ________ tristeza estampada no rosto".

II. "O mundo era tranqüilo, ________ tranqüilidade não se encontra hoje em parte alguma."

III. "Espero que ________ sua alegria continue por muito tempo."

IV. "Veja no jornal ________ notícia que acaba de me deixar muito feliz."

 

Os espaços foram preenchidos corretamente com:

  • A.

    essa, esta, aquela, esta, esta, essa.

  • B.

    aquela, essa, esta, esta, essa, esta.

  • C.

    essa, essa, esta, essa, essa, aquela.

  • D.

    aquela, esta, essa, essa, essa, esta.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...