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A substituição de "ao sabor dos" (l.17) por conforme prejudica a correção gramatical do período e altera as informações originais.
Julgue os seguintes itens, a respeito do texto acima.
O uso do substantivo feminino "sobrevivência" (l.7) permite a substituição de "determinado" (l.6) por determinada, sem que fiquem prejudicadas a coerência e a correção gramatical do texto.
Com base no texto acima, julgue os itens subsequentes.
A flexão de feminino plural em "delas" (l.6) permite que esse elemento coesivo concorde tanto com "civilizações" (l.4) quanto com "atividades manuais" (l.4-5); mas o desenvolvimento da argumentação indica que, para haver coerência, o referido elemento deve retomar apenas o segundo termo.
Julgue os seguintes itens, a respeito das estruturas lingüísticas e da organização do texto acima.
Preservam-se a correção gramatical e a coerência entre as orações do texto ao se substituir "em que" (l.10) por onde.
Em 2008, celebra-se o centenário de nascimento de João Guimarães Rosa, considerado um dos escritores mais inventivos de nossas letras. Levando em conta o texto acima e a importância da obra desse escritor mineiro para a literatura brasileira, julgue os itens de 63 a 72.
No trecho "Para os de Corinto e do Curvelo, então, o aqui não é dito sertão? Ah, que tem maior!" (l.17-19), a palavra "aqui" está empregada como substantivo.
A partir do texto acima, julgue os itens que se seguem.
A organização dos argumentos mostra que o conectivo "e" em "e encaram" (l.9) tem o valor de mas e por essa conjunção poderia ser substituído, sem prejuízo da coerência ou da correção do texto.
Julgue os seguintes itens, a respeito das estruturas lingüísticas do texto acima.
Preservam-se a coerência textual e a correção gramatical ao se substituir "a quem" (l.2) por à pessoa que.
Em relação às estruturas do texto, assinale a opção correta.
O segmento "lhes revelam" (l.3) corresponde a revelam delas.
A forma verbal "desenvolverem" (l.4) está no plural para concordar com "conhecimentos" (l.5).
O sinal indicativo de crase em "à leitura crítica dos clássicos" (l.8-9) justifica-se pela regência de "vão dando" (l.8) e pela presença de artigo definido feminino singular.
No termo "a todas as pessoas" (l.17), ao se eliminar o pronome "todas", é necessário eliminar a preposição "a" e colocar sinal indicativo de crase em "as pessoas".
É a liberdade que dá à vida uma direção. O termo sublinhado na frase acima exerce a mesma função sintática do termo sublinhado em:
Sem passado e sem história, poderíamos ser livres?
Liberdade seria, a meu ver, um sinônimo de decisão.
Somos livres a cada vez que, agindo, recomeçamos.
Liberdade seria, pois, começar o improvável.
A liberdade nos liberta, o passado é argila que nos molda.
Com base no texto acima, assinale a opção incorreta.
O emprego de primeira pessoa em "Sei" (l.1) confere ao texto um tom de subjetividade.
Os sinais indicativos de crase das linhas 7, 8 e 9 se justificam pela regência do verbo "recorrem" (l.7) e pela presença de artigo definido feminino.
Em "chegou a dizer" (l.10-11), "a" é preposição exigida pela regência de "chegou".
Em "pediu aos seus colaboradores" (l.14), "aos" é artigo definido.
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