Lista completa de Questões sobre Morfologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
LEIA O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES NUMERADAS DE 21 A 24.
O estranhamento do leitor, diante de uma suposta incoerência na escrita do título do texto, desaparece com a informação do 2º parágrafo. O estranhamento desaparece; o leitor estabelece a coerência textual. Para isso, valeu-se predominantemente, do seguinte conhecimento lingüístico:
coesivo textual: conexões sintáticas.
semântico: produção de sentidos.
morfo-sintático: formação de vocábulo.
fonético-fonológico: vocábulo fonológico.
Indique a opção que apresenta uma substituição do segmento sublinhado, com o objetivo de ser corrigido o erro de natureza morfossintática introduzido no texto.
O pleno e regular exercício da função executiva que é conferida de forma precípua à administração pública exige e impõe a outorga de um conjunto de prerrogativas (a) que se acha contido em um regime jurídico-administrativo típico dessa atividade estatal e (b) que se presta colocar a administração pública numa posição privilegiada, superior na relação jurídico-administrativa. Tais privilégios devem estar voltados ao atingimento de fins específicos, (c) quais sejam o de alcançar o bem comum da coletividade e tornar efetiva a defesa do interesse público. Não admitem, todavia, o uso absoluto do poder e (d) vêem-se contidos por instrumentos específicos de sujeição das condutas administrativas, (e) que geram o necessário equilíbrio entre a autoridade da administração e a liberdade do indivíduo.
(Airton Rocha Nóbrega, ''Fazenda Pública e execução administrativa'', Direito&Justiça-CB, 15/11/2004, com adaptação)
Substituir: Por:
''que se acha contido'' que se acham contidas
''que se presta colocar'' que se presta a colocar
''quais sejam o de alcançar'' quais sejam: alcançar
''vêem-se contidos'' vêm-se contidos
"que geram" gerando
O texto abaixo apresenta cinco segmentos sublinhados, identificados com letras de (a) a (e). Em cada opção, encontra-se uma reescritura do respectivo segmento sublinhado. Assinale a única reescritura que atende aos requisitos da norma padrão da língua escrita e às exigências textuais de coesão e coerência.
Pesquisas mostram que hoje a honestidade é um dos principais critérios de avaliação quando os cidadãos escolhem candidatos em eleições. Há quem diga com alguma razão que a distinção honesto/desonesto substituiu as antigas guerras ideológicas entre esquerda e direita, (a)cujas fronteiras se confundiram diante da onda de pragmatismo na política. Seja como for, é fato que existe um mercado político em torno da demanda por mais honestidade. (b)O discurso anticorrupção tomou conta dos debates não somente na época das eleições. O tema da corrupção é manejado com facilidade por integrantes de todo o espectro ideológico, da esquerda à direita. (c)Para os primeiros, a corrupção é a captura do Estado, para os últimos é sinal da deterioração moral da sociedade. Também infl uencia as discussões sobre políticas públicas e as finanças do Estado. (d)Diante da escassez de recursos novos e do comprometimento dos orçamentos públicos com gastos programados, a discussão na área de políticas públicas gira basicamente em torno da questão da qualidade dos gastos comprometidos. (e)Ora, a qualidade dos gastos públicos está intimamente ligada a problemas de desperdício e desvio de recursos em benefício próprio, portanto, à corrupção.
(Bruno Wilhem Speck, ''Porque a corrupção tornou-se uma doença''. Pensa/CB, 4/6/2005, p. 4)
cujos os limites ficaram tênues em virtude da maré de pragmatismo que tomou conta da política.
Clamar pela ética passou a ser um tópico presente na agenda do país não apenas em períodos de eleição.
Sendo a corrupção, para os esquerdistas, um ato de usurpação do Estado; para a direita ela é índice da decadência moral da sociedade.
Face a insuficiência de dinheiro novo com o contingenciamento dos orçamentos públicos com despesas vinculadas.
Pois, o modo como se gasta o dinheiro público, tem relação estreita com questões de gastança desenfreada e recursos direcionados para destinatários indevidos, por conseguinte, para a malversação.
Língua Portuguesa - Morfologia - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do seguinte texto:
A lembrança do avô, ------------- o garoto-narrador fez referência, é o mais eficiente recurso ---------- dispõe para perpetuar a memória do homenzinho da camisa branca.
a que - de que
de que - que
a que - com que
que - a que
Os trechos abaixo compõem seqüencialmente um texto. Assinale a opção em que há erro morfossintático.
O Direito legislado pelo Estado, elaborado a partir de circunstâncias advindas da realidade social e política, resultante da luta de interesses dos grupos em disputa pela repartição da riqueza produzida coletivamente é denominado comumente de Direito Positivo, Direito Posto ou Direito Histórico.
Arnaldo Vasconcelos chama o Direito Positivo de "direito acidente", para salientar que todo Direito nacional sofre as influências do ambiente histórico, da cultura e dos valores dominantes em uma sociedade determinada, mas, mesmo assim, esses sistemas positivos se identificassem, em sua intencionalidade normatizadora, com o "Direito Ideal ou Direito Essência".
O Direito Essência é imutável enquanto que o Direito Histórico, desde a sua construção legislativa, se adequa não a uma idéia-valor, mas a interesses objetivos da circunstância histórico-política.
O Direito Essência seria aquele direito não escrito, mas presente na consciência ética de todos os indivíduos do mundo, e que se traduz pelas idéias-verdade de alteridade, igualdade e liberdade compartilhada.
Todo Direito racionalmente concebido há que levar em conta o outro, há que reconhecer a igualdade dos homens, a sua dignidade e valor e, quando de seu exercício no mundo real e empírico, terá de se limitar pelo respeito à liberdade do outro indivíduo.
Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto.
Os trechos abaixo constituem um texto. Assinale a opção que apresenta erro de natureza morfossintática.
Uma cultura de massas onipresente convive com a defesa obstinada da vida privada. O pertencimento nacional perde peso diante da força das afirmações de identidade e da luta por reconhecimento.
Massificados e, de certo modo, "dessocializados", os cidadãos refl uem como corpo político.
Muitos aderem ao "voluntariado", outros se alienam, a maioria mantém-se com um pé no sistema representativo, sem entrar de fato nele.
A dimensão espetacular da vida, a despersonalização das relações sociais e a invasão do mercado por todos os espaços cria uma ainda que maior confusão entre o interesse público e o privado.
Desse ponto de vista, a democratização contemporânea – da política, dos relacionamentos, do poder – ressente- se de uma súbita baixa de espírito republicano.
Analise as seguintes possibilidades de continuidade para o texto.
I. Finalmente, promover a dor por meio do labor tornou-se até uma dimensão social da própria atividade laborativa.
II. Viver simplesmente a vida passou a ter um custo que a simples atividade laborativa não consegue atender.
III. Com isso, pela tecnologia, até as mais privadas das atividades humanas, como beber e respirar, tornam-se públicas.
IV. Esse mascaramento da atividade laborativa, pela tecnologia, resulta na venda de uma força de trabalho pouco qualificada.
Estão gramaticalmente corretos e coerentes com a argumentação do texto apenas os itens
I e II
I e IV
II e III
II e IV
III e IV
Língua Portuguesa - Morfologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Leia o texto para responder às questões de números 01 a 18.
A frase – O LEITOR há de concordar que as alterações... – Na segunda pessoa do singular, assume a seguinte forma:Leitor, tu hás de concordar que as alterações...
Leitor, tu há de concordares que as alterações ...
Leitor, você hás de concordar que as alterações ...
Leitor, vós heis de concordar que as alterações ...
Leitor, tu hás de concordares que as alterações ...
Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das idéias e de aspectos gramaticais do texto acima.
Considerando-se as relações entre as idéias do texto, é correto afirmar que, no segundo parágrafo, todas as ocorrências do pronome "se" (L.8-15) e do pronome "si" (L.14) remetem ao mesmo referente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...