Lista completa de Questões sobre Ortografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas: Desejavam transformar os ___________________ em ___________________ do céu.
pagãos - cidadões
pagões - cidadãos
pagões - cidadões
pagãos - cidadãos
Assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas do trecho abaixo: "O _______________ do chefe do gabinete não teve a _______________ de ofender o ____________________ do prédio".
ascessor - intenção - ascensorista.
acessor - intensão - assensorista.
assessor - intenção - ascensorista.
assessor - intensão - assensorista.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Computadorizar - ensejo - inexorável
Computadorisar - ensejo - inezorável
Computadorisar - encejo - inezorável
Compuradorizar - encejo - inexorável
Assinale a alternativa correta quanto à grafi a das palavras.
estrupo - paralização - excessão - sargeta
acessor - beringela - tijefa - geito
gorgeta - Hortência - pesquiza - profi cional
assunção - ascensão - majestoso – jiló
Assinale a alternativa em que todas as lacunas são preenchidas com s:
pobre a, chinê , reali ar
prince a, montê , civili ar
atra ado, cortê , anali ar
suavi ado, francê , economi ar
Assinale a opção em que foram plenamente respeitadas as prescrições gramaticais.
Em certo sentido, a cultura capitalista reduziu na prática, os princípios do liberalismo, do utilitarismo, ou do pragmatismo político-filosófico, a defesa da ganância de uns poucos, em prejuízo à justiça humanitária, defendida pelos ideais republicanos e democráticos. Nada disso porém, autoriza à depreciação mental do sujeito comprista dos séculos XIX e XX.
Do ponto de vista marxista, pode-se falar, se for o caso, de uma amoralidade na produção e da venda dos objetos, mas não no ato da compra. O próprio produtor/vendedor, ao se tornar comprador muda de posição intencional em relação à mercadoria. Ao produzir/vender, quer apenas lucrar; ao comprar, pode querer atingir objetivos outros, que não o lucro.
A imagem do burguês, indiferente ao bem comum e obcecado pelo consumo de objetos, é uma idéia feita, que não sobrevive ao testemunho da história. Nem o hábito de comprar mercadorias, nem a ambição da felicidade interior revelou-se contrário à experiência de realização emocional e a de propósitos éticos.
Em algumas análises, o que se critica é a utilização dos objetos para os propósitos de auto-realização emocional. Os objetos, em virtude da sedução do consumo, usurpam a função dos bens simbólicos ou se prestam apenas à celebração do narcisismo. Todavia verifica-se que essa não foi a prática histórica dos compradores. Os objetos foram usados para fins de desenvolvimento emocional e também para se atingirem outros objetivos.
Os compradores setecentistas adquiriram avidamente livros, telas de pintar, entre outros. Esses objetos foram usados de forma, digamos, egoísta, mas serviram, igualmente, à expressão de pretensões éticas e estéticas válidas para todos. Falamos, hoje, em paroxismo consumista, considerando-o causa de desorientação pessoal e violência social. Entretanto, se for verdade que tal exarcerbação existe, sugiro, que sua origem não esteja na natureza alienante das mercadorias, mas na redefinição de nossos ideais de felicidade.
Passari__ os As letras que faltam nessa palavra são:
nd
tr
lh
nh
ch
Preencha os espaços com as palavras grafadas corretamente. Em decorrência, assinale a alternativa correta :
"A _________________________ de uma guerra nuclear provoca uma grande _________________________ na humanidade e a deixa ____________________ quanto ao futuro".
espetativa - tenção - hesitante
expectativa - tensão - hesitante
espectativa - tensão - exitante
expectativa - tenção - hezitante
Assinale o trecho do texto abaixo que se apresenta gramaticalmente correto.
A sociedade sem exploração é, antes de tudo, uma sociedade do trabalho, uma sociedade que todos tenham garantidos o direito ao trabalho, vivam do seu trabalho. Isto significa que, de alguma forma, todos se tornem trabalhadores e ninguém viva da exploração do trabalho alheio.
Uma sociedade desse tipo elimina a exploração, fazendo com que ninguém possa viver do trabalho dos outros. Significa que ninguém dispõem do privilégio de possuir capital, negado a grande maioria.
Assim, as máquinas, instalações, matérias-primas "isto é, os meios de produção" não poderia ser propriedade privada mas, propriedade democrática do conjunto da sociedade.
Uma sociedade desse tipo choca-se frontalmente com o capitalismo, que se apóia estruturalmente na propriedade privada dos meios de produção, o que significa a separação entre capital e trabalho.
Esta separação implica que a minoria tenha acesso a capital "sob qualquer forma de dinheiro ou de empresas, industriais, agrárias, comerciais ou de outro tipo", e a grande maioria, dispondo apenas de seus braços para sobreviver, sejam obrigados a submeterse à exploração do capital.
(Adaptado de Emir Sader. A Exploração. In: 7 pecados do capital. Rio de Janeiro, Record, 1999)
Assinale a opção cujo par de palavras esteja escrito segundo a norma culta (correto):
lixo/ caza
licho/ casa
camisa/ lixo
camiza/ beleza
camisa/ belesa
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...