Lista completa de Questões sobre Ortografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O plural de "no sobe-e-desce" (L. 20) é:
nos sobes-e-desces.
nos sobes-e-desce.
nos sobe-e-desces.
nos sobe-e-desce.
no sobe-e-desces.
Há palavras escritas de modo INCORRETO na frase:
Investimentos macissos em tecnologia no campo permitiram o avanço do agronegócio, com elevadas tachas de produtividade e o fluxo de exportações.
O lazer é essencial para que as pessoas se recuperem do desgaste oriundo das responsabilidades e da pressão no trabalho diário.
As exigências do atual mercado de trabalho impõem aos profissionais certas habilidades pessoais, além de capacitação constante.
A expansão da agricultura no cerrado é considerada uma ameaça à preservação da floresta amazônica, um dos desafios enfrentados por ambientalistas.
O acesso irrestrito e democrático aos benefícios da tecnologia, em qualquer área do conhecimento humano, deve ser possibilitado a toda a população.
Assinale o parágrafo gramaticalmente correto e dotado de organização sintática irrepreensível, a constar de um relatório elaborado no âmbito da Administração Pública, que visa justificar o aumento nas despesas com horasextras verificado em determinada Secretaria.
Em conseqüência da necessidade de disponibilização de tempo para os trabalhos preparativos da participação de nossa instituição na Mostra de Publicações Oficiais, a ser realizada em setembro, no Rio, o que gerou um natural acúmulo de trabalho nas atividades da competência de cada Serviço desta Secretaria de Administração de Pessoal, o Diretor de Pessoal ampliou a jornada diária de trabalho, por mais duas horas, para realizarem serviço extraordinário nos dias não úteis desse mês.
A necessidade de dispor de mais tempo para os trabalhos relativos à participação de nossa instituição na Mostra de Publicações Oficiais, que será realizada em setembro, no Rio, além do trabalho rotineiro desta Secretaria, nossos servidores tiveram de enfrentar acúmulo de trabalho nas atividades que competem a cada Serviço, o que os levou a ampliar a jornada diária de trabalho por mais duas horas, contabilizadas como hora-extra.
Em contrapartida aos trabalhos relativos à participação de nossa instituição na Mostra de Publicações Oficiais, em setembro próximo, no Rio de Janeiro, que gerou um previsível acúmulo de trabalho nas atividades de competência de cada Serviço desta Secretaria de Administração de Pessoal, o Diretor de Pessoal autorizou a ampliação da jornada diária de trabalho, por mais duas horas, e a convocação de mais servidores para a realização de serviço extraordinário nos dias não úteis.
Consciente da necessidade de os servidores desta Secretaria de Administração de Pessoal despenderem tempo adicional voltado para os preparativos da participação de nossa instituição na Mostra de Publicações Oficiais, a ser realizada em setembro, no Rio, o Diretor de Pessoal autorizou a ampliação da jornada diária de trabalho, nos dias úteis de agosto, por mais duas horas, bem como convocou servidores da Secretaria para realizarem serviço extraordinário nos dias não úteis desse mês.
Tendo em vista o acúmulo de trabalho gerado nesta Secretaria devido à participação de nossa instituição na Mostra de Publicações Oficiais, a ser realizada em setembro, no Rio, o que fez sobrepor às atividades de competência de cada Serviço da Secretaria de Administração de Pessoal, o Diretor de Pessoal houve por bem ampliar a jornada diária de trabalho, por mais duas horas, e autorizar a realização de horas-extras nos dias não úteis do mês findo.
Com base na leitura do texto II responda às questões de 23 a 30.
TEXTO II
O fazendeiro para o caipira:
- Nesta terra dá arroz?
- Num dá não, sinhô.
- E feijão, dá?
- De jeito ninhum!
- Dá frutas e verduras?
- Também não dá não, sinhô.
- Soja, café, amendoim, não dá nada?
- Já disse dotô, num dá nada.
- Quer dizer que não adianta eu plantar, que não dá nada mesmo?
- Bom, prantando é outra coisa.
Seleção de Antônio Wilson Rigolin Salto/SP
A resposta do caipira: "De jeito ninhum!", em ortografia oficial fica:
- De geito nenhum!
- De jeito nem hum!
- De jeito nem um!
- De jeito nenhum!
- De geito nem hum!
Julgue os seguintes itens a respeito da organização das idéias e das estruturas lingüísticas no texto.
Fazendo-se os ajustes necessários nas letras maiúsculas e minúsculas, mantêm-se a argumentação textual e a correção gramatical ao substituir o sinal de ponto depois de turismo (l.2) pelo sinal de ponto-e-vírgula ou pelo sinal de dois-pontos.
Atenção: As questões de números 1 a 15, referem-se ao texto que segue.
Está clara e correta a redação da seguinte frase:
Umberto Eco vê na atitude de Stephan Haeking como um exemplo para os jovens, devido à sua disposição de reformular os erros encontrados em sua teoria.
A atitude da Stephan Hawking agradou muito a Umberto Eco, que soube reconhecer nela um exemplo para todo jovem estudante que não queira ser um fundamentalista.
Neste presente texto é homenageado pelo autor de Stephen Hawking, em cuja se verifica a clara disposição de um cientista ao rever suas próprias teses.
Combatendo as atitudes fundamentalistas,o autor encontrou um belo exemplo do contrário, ao verificar o quanto na atitude do grande cientista contém de seriedade e humildade.
A admiração do autor pelo grande cientista advém do fato deste não ser um fundamentalista, conquanto seja capaz de se propor à uma revisão acerca de suas teorias.
Atenção: As questões de números 1 a 15, referem-se ao texto que segue.
Admite transposição para a voz passiva o segmento sublinhado na seguinte frase:
Esse modo de pensar opõe-se a todas as formas de fundamentalismo.
(...) por provar que determinada linha de pesquisa estava equivocada.
Para os que lidam com a ciência, não há nada de excepcional nessa atitude (...)
(...) se prepara para apresentar as devidas correções diante de um plenário de cientistas.
(...) a verdade reside congelada num passado remoto.
Atenção: As questões de números 1 a 15, referem-se ao texto que segue.
As normas de concordância estão interiamente respeitadas na frase:
Deverão interessar ao plenário de cientistas, no pronunciamento que Hawking se prepara para fazer, as correções sobre a teoria dos buracos negros.
Opõem-se às mais variadas formas de fundamentalismo todo e qualquer método científico que admite a hipótese de sua própria falibilidade.
Os princípios que se deve ensinar aos jovens estudantes são aqueles em que se supõem todo o dinamismo das verdades da ciência.
Não desanimem aos verdadeiros cientistas, nos passos de uma teoria, um eventual tropeço na observação de um fato ou na formulação de uma lei.
Cabem aos cientistas sérios e honestos reformular suas teorias, toda vez que encontrem nelas seja uma falha grave, seja um pequeno deslize.
Atenção: As questões de números 1 a 15, referem-se ao texto que segue.
Ao contrário, ela se baseia no princípio da "falibilidade", segundo o qual a cienência avança corrigindo-se constantemente.
Os segmentos sublinhados na frase acima podem ser substituídos, respectivamente, sem prejuizo para o sentido, por
Não obstante isso - mediante o qual
Em desacordo com isso - conforme o qual
Apesar disso - para cujo
Ao encontro disso - em função do qual
Conquanto isso ocorra - em cuja finalidade
Atenção: As questões de números 1 a 15, referem-se ao texto que segue.
Considerando-se o contexto, traduz-se corretamente o sentido de uma frase ou expressão do texto em:
fez uma declaração sensacional, para dizer o mínimo = pronunciou-se de modo sensacionalista, no mínimo.
interpretações literais das sagradas escrituras = leituras que atualizam o sentido dos livros sagrados.
uma das questões mais controversas e cativantes = um dos aspectos mais irrestritos e prestigiosos.
passíveis de constante reinterpretação = sempre sujeitas a um outro entendimento.
a verdade reside congelada num passado remoto = a certeza se solidifica com o passar do tempo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...