Lista completa de Questões sobre Ortografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As questões de números 11 a 15 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Há palavras escritas de modo INCORRETO na frase:
Regimes de exceção usam meios repressivos e autoritários para dominar minorias subjugadas, em flagrante desrespeito a seus direitos.
Pessoas famosas, que gozam de uma situação privilegiada, colocam-se na defesa de populações abandonadas à própria sorte.
Associações civis organizadas são indispensáveis na defesa dos direitos humanos e da paz, em qualquer lugar do planeta.
Encontram-se espalhados pelo mundo contingentes de expatriados, que fogem dos maus tratos impostos por governantes autoritários.
A expanção das comunicações por todo o globo estabelece um controle, nem sempre eficaz, dos horrores a que populações estão sugeitas.
As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.
Está clara e correta a redação da seguinte frase:
Tanto quanto a astrologia, como também na numerologia e na quiromancia, fazem parte das práticas onde é fácil nos convencermos de que todas as explicações nos seduzem pela aparência de verdade que nos mobiliza.
O autor julga ser muito mais fascinante do que a astrologia a ciência, onde a inspiração e a racionalidade são atributos que nos permitem de compreender mais sobre o nosso universo do que é a pretenção dos astrólogos.
O fato de ser mais popular não condiz com o que se deveria esperar de uma ciência capaz de identificar nossa vida através dos astros, tal e qual se propõe a astrologia, que aliás não submete-se à provas de experimentação científica.
Os cientistas não cogitam de acreditar ou não acreditar numa hipótese qualquer, pois só os preocupa a demonstração objetiva de um fato, por meio de repetidas experiências, em situações sob seu controle.
O fato de que a astrologia, de certo modo, previlegia o lugar de cada indivíduo no conserto dos astros, é preponderante para que nos rendêssemos ao fascínio desses mistérios inteiramente justificados por ela.
Está adequado o emprego da expressão sublinhada na frase:
Salvo melhor juízo, é indiscutível que partilhamos do mesmo julgamento: teus argumentos vêm de encontro aos meus.
A menos que você retifique seu voto, passando a acompanhar-nos em nossa decisão, não haverá como mantê-lo em nosso partido.
Em vista da notoriedade de seu mau caráter, ninguém se surpreendeu quando assumiu a responsabilidade pela trapaça que havia feito.
Ele se mostra transigente apenas nos casos em que não lhe convém arredar pé da posição que esteja defendendo com o habitual denodo.
A unanimidade na aprovação só foi alcançada porque a bancada de oposição reviu seu voto, ratificando a decisão do líder, renitente adversário do projeto.
Quanto à necessidade ou não de utilização do sinal de crase, a frase inteiramente correta é:
O processo correrá às expensas do denunciante, a menos que a isto se oponha a autoridade do Ministro, de cuja decisão nenhuma parte poderá vir a recorrer.
Em meio as atribulações do processo, uma das testemunhas recusou-se a comparecer a sessão, alegando à autoridade judicial, num simples bilhete à lápis, que estava acamada.
À despeito de haver provas contundentes, o juiz decidiu inocentar àquela velha senhora, a quem não falta malícia: viram quando se pôs à soluçar?
Sem advogado, o rapaz ficou à deriva, enquanto o juiz designava como sua defensora à jovem bacharel, que ainda não se submetera à uma prova de fogo, como aquela.
Ele ficou à distância, em meio as profundas hesitações que a ausência da testemunha lhe provocou: se ela não chegasse, poderia ele aspirar à que fosse adiada a sessão?
Considere as frases abaixo:
I. De que você se queixe, eu aceito; só não admito de que você não busque superar sua dor.
II. A fraqueza de que ele mais acusa em si mesmo é aquela de que muitos de nós não nos conformamos: a covardia.
III. A suspeição de que sua doença seja grave só fez crescer o temor de que tenhamos sido injustos com o nosso amigo.
O emprego da expressão de que está plenamente adequado APENAS em
I e III.
I e II.
II e III.
II.
III.
Somente no caso de preenchimento deste formulário dáse garantias do bom funcionamento do aparelho.
A frase em que se corrigem a má redação e a falta de clareza da advertência acima é:
Somente no caso de se preencher este formulário garante-se o bom funcionamento do aparelho.
As garantias deste aparelho só se dão no caso de que preencham este formulário.
A validade deste termo de garantia do aparelho só se dará no caso de ser preenchida.
Este termo de garantia do aparelho só terá validade quando devidamente preenchido.
A garantia deste aparelho só terá validade caso seu termo for devidamente preenchido.
Estão corretas as formas dos verbos intervir, propor e obter empregadas na frase:
Se obtessem tudo o que propuseram, não seria preciso que a polícia tivesse intervido.
Se a polícia não interviesse, eles teriam obtido tudo o que proporam.
No caso de a polícia intervir, eles não obterão tudo o que propuseram.
Eles só obtiveram o que propuseram porque a polícia não interviu.
O fato de a polícia ter intervindo evitou que obtessem o que antes propuseram.
Atenção: As questões de números 13 a 15 referem-se ao texto que segue.
Durante a travessia do rio, os romeiros temeram que o barquinho não suportasse a força da correnteza e acabasse virando. Começaram a rezar com fé e entusiasmo, mas por precaução evitavam o mínimo movimento do corpo. Deus ajuda, mas não convém facilitar.
Está inteiramente correta a pontuação do seguinte período:
Os romeiros temendo que o barquinho não suportasse a correnteza, que era forte naquele trecho do rio passaram a rezar, evitando de qualquer modo o mínimo movimento do corpo.
Se é certo que Deus ajuda - pensavam os romeiros, não custa facilitar as coisas para Ele, razão por que buscavam: não fazer o mínimo movimento - enquanto atravessam o rio de forte correnteza.
Um ato de fé – como o daqueles romeiros atravessando o rio de forte correnteza – não dispensa em todo caso, que se tomem providências facilitando- se assim, as coisas, para a Providência divina.
Entre o temor e a fé, dividiam-se os romeiros, pois a confiança na Providência divina não os eximia de se comportarem, com muita cautela, enquanto estavam na perigosa correnteza do rio.
Nem mesmo a fé em Deus dispensou os romeiros, preocupados que estavam com a força da correnteza do rio, de tomar providências práticas para que o barquinho, em sua fragilidade, não viesse a naufragar.
Ajudamos a criar essa nova arma no intuito de impedir que os inimigos tivessem acesso antes de nós a essa nova arma.
Valendo-se do emprego de pronomes, estará correta a seguinte reconstrução da frase acima:
Ajudamos a criar-lhe no intuito de impedir eles de acessarem antes de nós essa nova arma.
Ajudamos a criá-la no intuito de lhes impedir o acesso dos inimigos a essa nova arma antes de nós.
Ajudamo-la a criar no intuito de impedir-lhes que eles tivessem acesso à ela antes de nós.
Ajudamos a criá-la no intuito de impedir que eles tivessem acesso a ela antes de nós.
Ajudamos a criá-la no intuito de os impedir de acessar-lhe antes de nós.
Está clara e correta a redação da seguinte frase:
Não é incomum que muitos cientistas venham se arrepender de haverem criado um artefato que o uso arbitrário acarreta malefícios, quando a intenção era oposta.
Einstein não tem dúvida quanto aos efeitos catastróficos de que os alemães tivessem acessado antes à tecnologia que os levassem à criação de uma arma tão fatídica.
Einstein, invocando o nome de Alfred Nobel, mostra compreender como são preocupantes os efeitos que podem advir da utilização de uma nova e poderosa arma.
A alternativa entre a construção de um futuro positivo e a destruição da civilização humana incluem-se naqueles que prefeririam nem pensar nela como uma realidade.
O que o título do texto conota é que se torna por vezes mais fácil de ganhar a guerra do que de alcançar a paz, pois nesta depende de que se supere a simples visão bélica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...