Questões sobre Ortografia

Lista completa de Questões sobre Ortografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Está correta a grafia de todas as palavras da frase:

  • A.

    A dissuazão do inimigo poderoso, do qual se teme a força da obsessão irracional, pode ocorrer por meio de uma arma de potência inescedível.

  • B.

    Se as armas não discriminam suas vítimas, não há por que não possam voltar-se contra os que as manejem, alheias aos supostos privilégios de quem as aciona.

  • C.

    A cisânia imposta pelos nazistas aqueles que não foram exterminados está na raiz de alguns conflitos que até hoje prevalescem no Oriente Médio.

  • D.

    Em textos suscintos, Einstein promoveu a discussão de temas melindrosos, condenando a todos os que infrinjem as normas democráticas.

  • E.

    Einstein admitia dissenções em discussões científicas, mas era intransijente quanto aos valores éticos que devem nortear nossa vida.

Estando inadequado o emprego da expressão sublinhada, a frase será corrigida por meio da substituição dessa expressão pela que vem entre parênteses, em:

  • A.

    As liberdades em cujas os cientistas devem se empenhar dizem respeito ao modelo da vida democrática. (das quais)

  • B.

    Os povos a cujos se confiou a missão crucial de utilizar politicamente o potencial da nova arma foram os britânicos e os norte-americanos. (nos quais)

  • C.

    A instituição na qual criação Alfred Nobel pretendeu aplacar sua consciência premia, até hoje, aqueles que se destacam na luta pela paz. (pela qual)

  • D.

    As promessas do Pacto do Atlântico, com cujas se pretendia tranqüilizar o mundo, deixaram de ser cumpridas pelos signatários. (com as quais)

  • E.

    Os novos desastres a quem Einstein temia que a humanidade viesse a se submeter permaneceram incubados no período da Guerra Fria. (a cujos)

Quanto às normas de concordância verbal, está inteiramente correta a frase:

  • A.

    Einstein não deseja que se acusem os físicos de se omitirem quanto às suas responsabilidades depois da guerra, para cujo fim deram importante contribuição.

  • B.

    A todos aqueles que ajudaram a criar a nova e terrível arma devem-se responsabilizar por toda e qualquer omissão diante da construção do futuro da humanidade.

  • C.

    Não cabem aos físicos, de fato, tomar as medidas que redundem no efetivo controle da utilização da nova arma, o que não significa que eles devam se omitir sobre o assunto.

  • D.

    Se a quaisquer dos físicos fossem permitido tomar decisões quanto à utilização da nova arma, provavelmente haveria nelas mais sensatez do que nas dos políticos.

  • E.

    Não se impute aos físicos todas as responsabilidades por alguma desastrosa utilização da nova arma, pois não pertencem a eles as iniciativas políticas.

Possa o espírito que motivou Alfred Nobel a criar sua notável instituição, o espírito de fé e confiança, de generosidade e fraternidade entre os homens, prevalecer na mente daqueles de cujas decisões dependem nossos destinos.

Observa-se que na construção do período acima, se empregou o verbo

  • A.

    poder como auxiliar do verbo criar.

  • B.

    criar como auxiliar do verbo prevalecer.

  • C.

    motivar como auxiliar de prevalecer.

  • D.

    criar como auxiliar do verbo poder.

  • E.

    poder como auxiliar do verbo prevalecer.

Considerando-se o contexto, traduz-se corretamente o sentido de uma expressão do texto em:

  • A.

    numa posição não muito diferente da de Alfred Nobel = em atitude inteiramente similar à de Alfred Nobel.

  • B.

    para aplacar sua consciência humana = para obliterar seu juízo sobre a humanidade.

  • C.

    dada a mentalidade dos nazistas = em que pese a consciência dos nazistas.

  • D.

    vendo neles fiéis depositários = reconhecendo-os como confiáveis guardiões.

  • E.

    consciência do inominável desastre = concepção inevitável da tragédia.

Quanto à sua construção interna, as frases Ganhamos a guerra, não a paz e As grandes potências, unidas na luta, estão agora divididas têm em comum

  • A.

    um jogo entre alternativas.

  • B.

    uma relação de causa e efeito.

  • C.

    a formulação de uma condicionalidade.

  • D.

    a articulação de uma hipótese.

  • E.

    a exploração de antíteses.

A atitude de vigilância, para a qual Einstein convoca a todos nesse texto, deve materializar-se, conforme deseja o grande físico,

  • A.

    numa advertência contra os preocupantes riscos representados pela iminente reorganização dos nazistas.

  • B.

    na conscientização dos vitoriosos quanto à necessidade de se entenderem e de assumirem suas responsabilidades diante do futuro.

  • C.

    no cumprimento das exigências feitas pelos cientistas quando se propuseram a elaborar as condições do Pacto do Atlântico.

  • D.

    na manutenção das auspiciosas condições políticas do pós-guerra, marcadas pela derrota dos nazistas.

  • E.

    na constituição de um novo tratado que, indo de encontro ao Pacto do Atlântico, represente um esforço de real pacificação.

Considere as seguintes afirmações:

I. A criação e a entrega da mais aterradora e perigosa arma de todos os tempos aos norte-americanos e britânicos se deram em meio a uma perigosa e disputada corrida armamentista.

II. Einstein mostra-se insatisfeito quanto aos termos em que se configurou o Pacto do Atlântico, um acordo em si mesmo tímido e incapaz de gerar bons resultados.

III. Einstein inclui-se entre os responsáveis pelo término da guerra e pela derrota dos nazistas, mas declina de qualquer responsabilidade quanto a uma futura utilização da nova e devastadora arma.

Em relação ao texto, está correto APENAS o que se afirma em

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    III.

  • D.

    I e II.

  • E.

    II e III.

Ao escrever esse texto, o grande físico Albert Einstein preocupou-se sobretudo em formular uma grave advertência contra

  • A.

    a pacificação do mundo por meio da ação de governos totalitários.

  • B.

    a perigosa instabilidade gerada pelo Pacto do Atlântico.

  • C.

    o novo potencial belicoso da situação de pós-guerra.

  • D.

    o poder de devastação representado pelo invento de Alfred Nobel.

  • E.

    o espírito do armistício assinado pelas grandes potências.

Sinais de pontuação foram suprimidos do texto abaixo. Indique a opção que, em vez de restituir a correção, introduz erro de pontuação no texto.

  • A.

    Para marcar a citação do discurso direto, empregar dois-pontos depois do verbo indagar.

  • B.

    Manter entre aspas a expressão metafórica andar de cima.

  • C.

    Empregar, nos dois espaços marcados com (c), duplo travessão.

  • D.

    Colocar um travessão depois da palavra média.

  • E.

    Colocar uma vírgula antecedendo a conjunção e.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...