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Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do texto acima, julgue os itens seguintes.
Visto que se trata de texto jornalístico, considera-se adequado o emprego do verbo subir no segmento "os preços dos alimentos subiram 80% nos últimos três anos" (l.13-14); no entanto, caso o mesmo fato fosse mencionado em texto mais formal, seria mais adequada a construção: Houve aumento de 80% nos preços dos alimentos.
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No texto, seria incorreto substituir
"Foi divulgado" (l.1) por Divulgaram-se.
"que gerem" (l.5) por que possam gerar.
"Com isso" (l.9) por Em vista disso.
"de que" (l.18) por segundo o qual.
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Com relação às estruturas lingüísticas do texto, assinale a opção incorreta.
Na linha 1, o sinal indicativo de crase em "à de credor" justifica-se pela regência de "Passar".
Antes da expressão "de credor" (l.1), subentende-se a repetição da palavra "condição".
A expressão "coroamento"" (l.3) está sendo empregada em sentido conotativo ou figurado.
A expressão "adubado o terreno" (l.19) está sendo empregada em sentido denotativo.
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Com relação aos conceitos e tipos de gramática, assinale a opção correta.
Gramática diz respeito aos aspectos estruturais de uma língua, mas não aos diversos usos (padrão ou não-padrão) que se pode fazer da língua.
O conceito de gramática adotado em uma escola se reflete nas orientações pedagógicas e na concepção do papel da língua na sociedade.
As gramáticas normativas se distinguem das descritivas pelo fato de que as primeiras se preocupam em analisar as diversas variedades do português falado.
Por gramática internalizada entende-se o conjunto de regras que o falante passa a dominar após um período de, aproximadamente, 10 anos de escolarização.
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No texto, os exemplos dados por Emília e Sílvia com relação à fala de Eulália podem ser explicados com base em diversos fatores. Assinale a opção que apresenta a explicação correta para o fenômeno em questão.
Em português, assim como no espanhol e no francês, há uma tendência natural de se manter o L dos encontros consonantais latinos. Sendo assim, não há explicação plausível para se falar "ingrês", em vez de "inglês".
A vitória do "i" sobre o "lhe" em palavras como "môio", no português, é reflexo da Revolução Francesa, já que a França, naquela época, exercia domínio econômico e social em relação ao Brasil.
A falta de concordância de número em "os probrema" se justifica pelo fato de que o português não-padrão usualmente marca o plural apenas na primeira palavra do grupo a ser pluralizado (no caso, o artigo definido).
Em "hôme", observa-se uma tentativa do português nãopadrão de recuperar a pronúncia latina das palavras terminadas em vogal nasal.
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Tomando como base o poema de Drummond acima reproduzido, assinale a opção correta a respeito do pensamento atual sobre ensino de língua.
Na primeira estrofe, o poeta faz uma alusão ao fato de existirem línguas mais fáceis que outras, o que pode tornar os falantes, de certa forma, ignorantes em sua própria língua, como reforça o verso 10.
Na primeira estrofe, o poeta faz uma alusão ao fato de existirem línguas mais fáceis que outras, o que pode tornar os falantes, de certa forma, ignorantes em sua própria língua, como reforça o verso 10.
O trecho "ele é quem sabe" (v.8) faz referência à idéia, comum nas discussões recentes sobre ensino de língua, de que o professor deve ter uma atitude autoritária ao tratar da norma culta.
O verso que encerra o poema resume o problema do ensino de gramática para falantes nativos: de um lado, está a gramática com que se come, briga, namora; de outro, a que se aprende na escola.
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Julgue os itens de 1 a 8, relativos à organização das idéias do texto acima.
A retirada da forma verbal "ocorrido" (l.17) preserva a correção gramatical e as relações de sentido da argumentação do texto.
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No tocante ao ensino de língua portuguesa, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamenta
privilegiam o ensino de gramática, reconhecendo a língua como um conjunto de estruturas abstratas, cuja análise deve ser dissociada dos elementos de significado.
articulam os conceitos de gêneros discursivos e tipologias textuais, possibilitando uma outra forma de trabalho com a língua e a literatura.
adotam equivocadamente o conceito bakhtiniano de enunciado, sugerindo que o trabalho com a língua seja desvinculado de uma perspectiva interacionista.
consideram impossível que um mesmo texto possa pertencer a gêneros diferentes, quando alteradas as suas condições de produção, recepção e circulação.
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Julgue os seguintes itens quanto à correção gramatical e à coerência com as informações prestadas acima.
São características da cefaléia tensional: dor leve a moderada, que pode durar meia hora ou sete dias seguidos, e ausência de náuseas ou vômitos.
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Assinale a opção que traz uma afirmativa correta a respeito dos gêneros do discurso de acordo com Bakhtin.
Embora a variedade virtual da atividade humana seja inesgotável, não se pode afirmar que a variedade dos gêneros do discurso seja potencialmente infinita.
A diversidade funcional dos gêneros do discurso impede que os estudos sobre a sua natureza lingüística avancem com o tempo.
Os gêneros primários correspondem às comunicações verbais espontâneas, enquanto os gêneros secundários são os que aparecem em comunicações culturais, principalmente escritas.
O estilo individual de quem fala (ou escreve) se manifesta com a mesma amplitude nos gêneros literários e nos gêneros dos documentos oficiais.
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