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Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2007
Assinale a alternativa que está de acordo com as normas da escrita padrão.
Basta duas faltas para o funcionário ser demitido.
Sobrou muitas vagas nesse concurso.
Com novas pesquisas, pode surgir mais novidades.
Quando acaba os feriados prolongados, é aquela correria!
Ao se encerrarem as inscrições, começa a preparação para as provas.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2007
Assinale a alternativa em que a informação foi escrita de acordo com as normas da escrita padrão.
Cada momento que a música passa traz bons resultados e boas formas, onde hoje as rádios do país tocam 90% de música brasileira.
Cada momento por que a música passa traz bons resultados e boas formas. Hoje, as rádios do país tocam 90% de música brasileira.
Cada momento em que a música passa traz bons resultados e boas formas, que hoje as rádios do país toca 90% de música brasileira.
Cada momento onde a música passa traz bons resultados e boas formas, que a mesma hoje as rádios do país tocam 90% de música brasileira.
Cada momento cuja a música passa traz bons resultados e boas formas. Hoje, as rádios do país toca 90% de música brasileira.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Universidade da Amazônia (UNAMA) - 2007
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 01 A 10, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.
Assinale a afirmativa correta:
As palavras "críticos" e "cópias" são acentuadas pela mesma razão.
A oração: "... a axé music pareceu prestes a exalar o seu último suspiro..." tem sentido denotativo.
A letra X usada em "axé" e "exalar" tem o mesmo som, nessas duas palavras.
O antônimo da palavra grifada em: "... há estrelas em ascensão ..." é declínio.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Universidade da Amazônia (UNAMA) - 2007
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 01 A 10, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.
Avalie as afirmativas a seguir, escrevendo nos parênteses C para as certas e E para as erradas.
( ) Em: "... eles tocaram na finalíssima do programa Big Brother Brasil ..." a palavra sublinhada é um adjetivo no grau superlativo .
( ) Em: "As causas do coma eram a queda nas vendas de discos ...", há um erro de concordância nominal pois a palavra sublinhada é feminina.
( ) Em: a descrevem como "uma Ivete que sabe dançar", o uso das aspas é para reproduzir exatamente o que alguém disse.
( ) Em: "Alemão, vencedor da competição, é fã das canções como Safado...", as vírgulas são usadas para separar o termo que explica quem é "Alemão", sujeito da oração.
A seqüência correta, de cima para baixo, é:
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
LEIA O TEXTO 1 E RESPONDA ÀS QUESTÕES 1 a 8
A frase "Executivos conferem o pedido de caixas de refrigerantes e salgadinhos" foi reescrita de vários modos nas alternativas abaixo; assinale a alternativa em que ocorreu mudança do sentido original:
Executivos conferem o pedido de salgadinhos e caixas de refrigerantes;
Executivos fazem a conferência do pedido de caixas de refrigerantes e salgadinhos;
O pedido de caixas de refrigerantes e salgadinhos é conferido por executivos;
O pedido de caixas, de refrigerantes e salgadinhos, é conferido por executivos;
Caixas de refrigerantes e salgadinhos têm seus pedidos conferidos por executivos.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) - 2007
Acerca do preconceito lingüístico, é correto afirmar:
Trata-se de um fenômeno bastante incomum no Brasil, onde se fala um português relativamente homogêneo, sem diferenças expressivas entre os falantes do idioma.
Só é verificável em situações que envolvem o predomínio de um idioma sobre outro em um mesmo país, como ocorre com o inglês e o francês no Canadá.
Existe de modo quase sempre dissimulado em nossa cultura, não recebendo da parte da sociedade a mesma atenção conferida a outras formas de preconceito presentes entre nós, como o racial e o sexual.
Trata-se de um problema que mobiliza há muito tempo os nossos gramáticos, que têm por princípio conciliar, no âmbito das gramáticas normativas, as diferenças lingüísticas existentes na sociedade.
É um fenômeno que tem recebido a máxima atenção de autoridades, educadores e público em geral, no sentido de denunciar quaisquer injustiças cometidas contra os falantes da língua que não dominam a chamada "norma culta".
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Assinale a opção incorreta acerca dos conceitos de gramática.
Gramáticas normativas caracterizam-se por apresentar um conjunto sistemático de normas que determinam o falar e o escrever corretamente.
O conceito de gramática internalizada pressupõe o saber lingüístico que o falante de uma língua desenvolve.
Gramáticas normativas e descritivas valem-se de critérios estéticos ao estabelecer a estrutura de uma língua.
Gramáticas descritivas estabelecem as estruturas e as regras de uso de uma língua.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Tendo em vista os conceitos de gramática e de erro gramatical, assinale a opção incorreta.
De acordo com a gramática internalizada, a inadequação à variedade padrão e a ocorrência assistemática de um fato lingüístico devem ser considerados erros gramaticais.
De acordo com a gramática normativa, todo emprego da língua em desacordo com o estabelecido em suas regras é considerado erro lingüístico.
A gramática normativa homogeneíza a língua; conseqüentemente, usos lingüísticos que não se inserem na variedade padrão são considerados erros gramaticais.
De acordo com a gramática descritiva, todo uso da língua que não tenha ocorrência sistemática em uma de suas variedades é considerado erro.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Infere-se do texto acima que
o ensino da gramática normativa da língua torna-se desnecessário, tendo em vista que o falante nativo já sabe sua própria língua.
a variedade lingüística trazida pelo aluno para a escola deve ser considerada e reconhecida pelo professor.
o mito de que o falante nativo não sabe falar sua própria língua é criado pelos professores.
o preconceito lingüístico difundido pela escola é conseqüência da falta de prestígio das variedades não-padrão.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
O professor, ao trabalhar com textos em sala de aula, deve ter em vista que
a produção textual é uma forma de o aluno se expressar e ser compreendido pelo professor e pelos colegas.
a assimilação é o foco primordial do processo de ensinoaprendizagem baseado no trabalho com textos.
os textos devem ser interpretados primeiramente pelo professor e, somente depois, interpretados e compreendidos pelos alunos.
é obrigação do professor construir o pensamento simbólico a ser interiorizado pelo aluno.
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