Questões sobre Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa

Lista completa de Questões sobre Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O autor do Texto 1 relaciona e aproxima:

 1. língua e política.

2. língua e gramática normativa.

 3. língua e norma culta.

 4. língua e os seres humanos

Estão corretas:

  • A. 1, 2, 3 e 4.
  • B.

    2 e 3, apenas.

  • C.

    2, 3 e 4, apenas.

  • D.

    1, 3 e 4, apenas.

  • E.

    1 e 4, apenas.

Assinale a opção que preenche as lacunas do texto de forma gramaticalmente correta e coerente.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Podemos identificar ironia no seguinte trecho do Texto 3:

  • A.

    "Bem se diz que São Paulo não pode parar."

  • B.

    "E a Associação Comercial dessa diligente metrópole calculou o insignificante prejuízo de 507 bilhões por feriado."

  • C.

    "A Associação Comercial calculou que um feriado custa 507 bilhões de prejuízo às classes produtoras."

  • D.

    "o infeliz contribuinte paulista que procurava ansioso na folhinha um festivo número vermelho, depois dessa, fica com uma tremenda dor de consciência,"

  • E.

    "não só de pão vive o homem, mas principalmente do trabalho"

Leia o texto abaixo para, em seguida, responder às questões 17 e 18.

Assinale o termo sublinhado do texto que apresenta ambivalência, ou seja, para conferir coerência ao texto, tanto pode receber a interpretação de substantivação do verbo quanto a interpretação de substantivo concreto.

  • A.

    "ser"(L.1)

  • B.

    "pensar"(L.4)

  • C.

    "ser"(L.7)

  • D.

    "cuidar"(L.10)

  • E.

    "cuidar" (L.15)

Leia o texto abaixo para, em seguida, responder às questões 17 e 18.

Assinale a proposta de paráfrase para fragmentos do texto que respeita a correção gramatical e a coerência da argumentação.

  • A.

    Primeiro período sintático:

    Por não ser um sujeito isolado, não se pode definir o ser humano em relação a ele mesmo. Daí decorre que, mesmo antes de pensar e de falar, ele vive em relação com as coisas, com os outros e com o mundo.

  • B.

    Segundo período sintático:

    O ser humano manifesta-se instantaneamente no ser; o que significa que esta presença observável é também um vívido fato.

  • C.

    Terceiro período sintático:

    O equilíbrio se dá entre poder cuidar de si mesmo, de um lado, e poder cuidar dos demais, de outro, e tal responsabilidade, às vezes, inclui tanto o eu quanto o outro.

  • D.

    Quarto período sintático:

    Na construção-criação de sua história - por meio dessa construção coletiva - o ato extrapola o processo no cuidado de fazer e criar história.

  • E.

    Quinto período sintático:

    O cuidado como possibilidade de dar continuidade na espécie, e também de gozar a vida com qualidade, usufruindo da liberdade agrega o ato de cuidar de si e do outro.

Leia o seguinte texto para responder às questões 19 e 20.

Considere tanto a correção gramatical quanto a coerência textual para julgar como falsas (F) ou verdadeiras (V) as seguintes possibilidades de continuidade para o texto:

( ) Apesar das nossas diferenças e divergências, todos os compatriotas de boa vontade somos irmãos no sonho e no trabalho de construir uma nação à altura dos nossos melhores sentimentos.

( ) Por isso, a fragilidade da condição humana revela que a história da humanidade é sempre a história das pessoas inseridas na comunidade política: na hegemonia de nações economicamente mais consolidadas.

( ) Se, por um lado, egoísmo e instinto natural buscam ao rompimento das relações de coesão nacional e reforçar o individualismo, por outro nossos valores éticos consolidados almejam construir uma nação democrática e justa.

( ) Quando se evidenciou a incapacidade do sistema de globalização planejar em uma perspectiva mais ampla e elevada dos vínculos humanos e os conflitos sociais buscou-se um outro sucedâneo para o Estado.

A seqüência obtida é

  • A.

    V - F - F - F

  • B.

    V - F - V - F

  • C.

    V - V - F - F

  • D.

    F - F - V - F

  • E.

    F - V - V - F

Das opções abaixo, aquela que indica uma variação da linguagem coloquial é:

  • A.

    "...os homens sempre têm profissão e ganham o dinheiro,..."

  • B.

    "mais cuidado com palavras..."

  • C.

    "É mal-intencionado dizer que só a elite é saudável..."

  • D.

    "Um socialite, também?"

  • E.

    "Um povo pouco informado acredita no primeiro demagogo que aparece..."

As questões 27 e 28 tomam por base o seguinte texto.

Assinale a opção que, ao propor uma reescrita para trechos do texto, preserva sua correção gramatical e coerência textual.

  • a.

    "Uma pesquisa divulgada pelo IBGE em agosto de 2005 revela que "(l.1 e 2)"/O IBGE divulgou em agosto de 2005, pesquisa que aponta

  • b.

    "caiu 4,7% nos últimos doze meses" (l.3 e 4)"/abaixou, nos últimos doze meses, para 4,7%

  • c.

    ""a crise agora bateu às portas da classe média""(l.5 e 6) / a crise já insurgiu à classe média

  • d.

    ""para que isso esteja acontecendo""(l.7) / para tal crise estar acontecendo

  • e.

    ""que substituem seus funcionários""(l.13) / substituindo seus funcionários

Assinale a paráfrase, textualmente coerente e gramaticalmente correta, que transforma o seguinte período sintático em dois períodos sintáticos, mesmo que isso ocasione algumas pequenas alterações de sentido.

Florestan Fernandes acreditava que o sucateamento da escola, com péssimas condições de trabalho e estudo, fazia parte das tentativas de sufocar a democratização da sociedade por meio da restrição do acesso à cultura e à pesquisa. (Adaptado da revista Nova Escola, de janeiro/fevereiro 2006)

  • a.

    Para Florestan Fernandes, que acreditava no sucateamento da escola, por causa das péssimas condições de trabalho e estudo, a sociedade tentava sufocar a democratização. Não haveria, então, acesso à cultura e à pesquisa.

  • b.

    Florestan Fernandes acreditava que as péssimas condições de trabalho e estudo, ou seja, o sucateamento da escola, fazia parte das tentativas de sufocar a democratização da sociedade. Isso representava a restrição do acesso à cultura e à pesquisa.

  • c.

    A restrição do acesso à cultura e à pesquisa, resultante das péssimas condições de trabalho e estudo na escola, ou seja, de seu sucateamento, fazia parte das tentativas de sufocar a democratização da sociedade. Nisso acreditava Florestan Fernandes.

  • d.

    Para Florestan Fernandes a restrição do acesso à cultura e à pesquisa provinham do sucateamento da escola, que apresentava péssimas condições de trabalho e estudo, fazia parte das tentativas de sufocar a democratização da sociedade.

  • e.

    O sucateamento da escola, acreditava Florestan Fernandes com péssimas condições de trabalho e estudo, fazia parte das tentativas para sufocar a democratização da sociedade. Através da restrição do acesso à cultura e à pesquisa.

Assinale o trecho que, ao ser transcrito de O tempo domesticado, de Estevão de Rezende Martins, publicado no Correio do Livro da UnB, jul/set 2004, não respeitou a correção gramatical.

  • a.

    Em busca de tornar-se senhor do tempo, o homem debruça-se sobre o passado, com a clara intenção de haver-se com o presente, de modo que o amanhã seja seu. Vencer a esfera milenar é criar o novo tempo, a nova história, a nova sociedade, livre dos achaques da anterior.

  • b.

    Transposto da linguagem teológica para a política ou historiográfica, essa preocupação representa simbolicamente a luta contra as circunstâncias do aqui e do agora, em nome de valor maior a recuperar ou a alcançar.

  • c.

    Mesmo que haja abstração da tradição cristã, cuja influência na matriz de pensamento ocidental é, contudo, inegável, pela reflexão e pelo agir históricos, caracteriza a ação humana.

  • d.

    O impasse da destruição iminente, o sofrimento agudo, a ameaça de perda de identidade, o risco de aniquilação, eis experiências radicais que engendram rapidamente o recurso à reflexão histórica, e à ação política, para domesticar o tempo que pareceria escapar, qual areia, por entre os dedos.

  • e.

    Tanto na Antigüidade tardia, no choque entre judeus e Roma que resultaram na destruição de Jerusalém, quanto no Portugal órfão de Dom Sebastião ou ainda no Brasil de Antônio Conselheiro, apanhado na transição da monarquia para a república a projeção de um ideal salvador traz para atores e pensadores o quadro de uma domesticação do tempo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...