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Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O autor do Texto 1 relaciona e aproxima:
1. língua e política.
2. língua e gramática normativa.
3. língua e norma culta.
4. língua e os seres humanos
Estão corretas:
2 e 3, apenas.
2, 3 e 4, apenas.
1, 3 e 4, apenas.
1 e 4, apenas.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Assinale a opção que preenche as lacunas do texto de forma gramaticalmente correta e coerente.
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Podemos identificar ironia no seguinte trecho do Texto 3:
"Bem se diz que São Paulo não pode parar."
"E a Associação Comercial dessa diligente metrópole calculou o insignificante prejuízo de 507 bilhões por feriado."
"A Associação Comercial calculou que um feriado custa 507 bilhões de prejuízo às classes produtoras."
"o infeliz contribuinte paulista que procurava ansioso na folhinha um festivo número vermelho, depois dessa, fica com uma tremenda dor de consciência,"
"não só de pão vive o homem, mas principalmente do trabalho"
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Leia o texto abaixo para, em seguida, responder às questões 17 e 18.
Assinale o termo sublinhado do texto que apresenta ambivalência, ou seja, para conferir coerência ao texto, tanto pode receber a interpretação de substantivação do verbo quanto a interpretação de substantivo concreto.
"ser"(L.1)
"pensar"(L.4)
"ser"(L.7)
"cuidar"(L.10)
"cuidar" (L.15)
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Leia o texto abaixo para, em seguida, responder às questões 17 e 18.
Assinale a proposta de paráfrase para fragmentos do texto que respeita a correção gramatical e a coerência da argumentação.
Primeiro período sintático:
Por não ser um sujeito isolado, não se pode definir o ser humano em relação a ele mesmo. Daí decorre que, mesmo antes de pensar e de falar, ele vive em relação com as coisas, com os outros e com o mundo.
Segundo período sintático:
O ser humano manifesta-se instantaneamente no ser; o que significa que esta presença observável é também um vívido fato.
Terceiro período sintático:
O equilíbrio se dá entre poder cuidar de si mesmo, de um lado, e poder cuidar dos demais, de outro, e tal responsabilidade, às vezes, inclui tanto o eu quanto o outro.
Quarto período sintático:
Na construção-criação de sua história - por meio dessa construção coletiva - o ato extrapola o processo no cuidado de fazer e criar história.
Quinto período sintático:
O cuidado como possibilidade de dar continuidade na espécie, e também de gozar a vida com qualidade, usufruindo da liberdade agrega o ato de cuidar de si e do outro.
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Leia o seguinte texto para responder às questões 19 e 20.
Considere tanto a correção gramatical quanto a coerência textual para julgar como falsas (F) ou verdadeiras (V) as seguintes possibilidades de continuidade para o texto:
( ) Apesar das nossas diferenças e divergências, todos os compatriotas de boa vontade somos irmãos no sonho e no trabalho de construir uma nação à altura dos nossos melhores sentimentos.
( ) Por isso, a fragilidade da condição humana revela que a história da humanidade é sempre a história das pessoas inseridas na comunidade política: na hegemonia de nações economicamente mais consolidadas.
( ) Se, por um lado, egoísmo e instinto natural buscam ao rompimento das relações de coesão nacional e reforçar o individualismo, por outro nossos valores éticos consolidados almejam construir uma nação democrática e justa.
( ) Quando se evidenciou a incapacidade do sistema de globalização planejar em uma perspectiva mais ampla e elevada dos vínculos humanos e os conflitos sociais buscou-se um outro sucedâneo para o Estado.
A seqüência obtida é
V - F - F - F
V - F - V - F
V - V - F - F
F - F - V - F
F - V - V - F
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2006
Das opções abaixo, aquela que indica uma variação da linguagem coloquial é:
"...os homens sempre têm profissão e ganham o dinheiro,..."
"mais cuidado com palavras..."
"É mal-intencionado dizer que só a elite é saudável..."
"Um socialite, também?"
"Um povo pouco informado acredita no primeiro demagogo que aparece..."
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As questões 27 e 28 tomam por base o seguinte texto.
Assinale a opção que, ao propor uma reescrita para trechos do texto, preserva sua correção gramatical e coerência textual.
"Uma pesquisa divulgada pelo IBGE em agosto de 2005 revela que "(l.1 e 2)"/O IBGE divulgou em agosto de 2005, pesquisa que aponta
"caiu 4,7% nos últimos doze meses" (l.3 e 4)"/abaixou, nos últimos doze meses, para 4,7%
""a crise agora bateu às portas da classe média""(l.5 e 6) / a crise já insurgiu à classe média
""para que isso esteja acontecendo""(l.7) / para tal crise estar acontecendo
""que substituem seus funcionários""(l.13) / substituindo seus funcionários
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Assinale a paráfrase, textualmente coerente e gramaticalmente correta, que transforma o seguinte período sintático em dois períodos sintáticos, mesmo que isso ocasione algumas pequenas alterações de sentido.
Florestan Fernandes acreditava que o sucateamento da escola, com péssimas condições de trabalho e estudo, fazia parte das tentativas de sufocar a democratização da sociedade por meio da restrição do acesso à cultura e à pesquisa. (Adaptado da revista Nova Escola, de janeiro/fevereiro 2006)
Para Florestan Fernandes, que acreditava no sucateamento da escola, por causa das péssimas condições de trabalho e estudo, a sociedade tentava sufocar a democratização. Não haveria, então, acesso à cultura e à pesquisa.
Florestan Fernandes acreditava que as péssimas condições de trabalho e estudo, ou seja, o sucateamento da escola, fazia parte das tentativas de sufocar a democratização da sociedade. Isso representava a restrição do acesso à cultura e à pesquisa.
A restrição do acesso à cultura e à pesquisa, resultante das péssimas condições de trabalho e estudo na escola, ou seja, de seu sucateamento, fazia parte das tentativas de sufocar a democratização da sociedade. Nisso acreditava Florestan Fernandes.
Para Florestan Fernandes a restrição do acesso à cultura e à pesquisa provinham do sucateamento da escola, que apresentava péssimas condições de trabalho e estudo, fazia parte das tentativas de sufocar a democratização da sociedade.
O sucateamento da escola, acreditava Florestan Fernandes com péssimas condições de trabalho e estudo, fazia parte das tentativas para sufocar a democratização da sociedade. Através da restrição do acesso à cultura e à pesquisa.
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Assinale o trecho que, ao ser transcrito de O tempo domesticado, de Estevão de Rezende Martins, publicado no Correio do Livro da UnB, jul/set 2004, não respeitou a correção gramatical.
Em busca de tornar-se senhor do tempo, o homem debruça-se sobre o passado, com a clara intenção de haver-se com o presente, de modo que o amanhã seja seu. Vencer a esfera milenar é criar o novo tempo, a nova história, a nova sociedade, livre dos achaques da anterior.
Transposto da linguagem teológica para a política ou historiográfica, essa preocupação representa simbolicamente a luta contra as circunstâncias do aqui e do agora, em nome de valor maior a recuperar ou a alcançar.
Mesmo que haja abstração da tradição cristã, cuja influência na matriz de pensamento ocidental é, contudo, inegável, pela reflexão e pelo agir históricos, caracteriza a ação humana.
O impasse da destruição iminente, o sofrimento agudo, a ameaça de perda de identidade, o risco de aniquilação, eis experiências radicais que engendram rapidamente o recurso à reflexão histórica, e à ação política, para domesticar o tempo que pareceria escapar, qual areia, por entre os dedos.
Tanto na Antigüidade tardia, no choque entre judeus e Roma que resultaram na destruição de Jerusalém, quanto no Portugal órfão de Dom Sebastião ou ainda no Brasil de Antônio Conselheiro, apanhado na transição da monarquia para a república a projeção de um ideal salvador traz para atores e pensadores o quadro de uma domesticação do tempo.
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