Questões sobre Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa

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O texto I é do tipo:

  • A.

    descritivo.

  • B.

    dissertativo.

  • C.

    epistolar.

  • D.

    narrativo.

  • E.

    oratório.

Desse (L.23) tem valor:

  • A.

    anafórico.

  • B.

    catafórico.

  • C.

    dêitico.

  • D.

    adverbial.

  • E.

    substantivo.

Para comprovar seus argumentos, o autor do Texto 2 usa as seguintes estratégias:

1. diversas citações de autoridades no tema de que trata.

 2. exemplificação adequada àquilo que deseja defender.

3. referência a experiências de outras pessoas (no caso, Ênio).

4. linguagem simples e vocabulário acessível.

Estão corretas:

  • A.

    1, 2, 3 e 4.

  • B.

    1 e 4, apenas.

  • C.

    2, 3 e 4, apenas.

  • D.

    1, 3 e 4, apenas.

  • E.

    2 e 3, apenas.

"um dedo é uma coisa, ou seja, uma parte definida do corpo." O autor usou a expressão sublinhada com a finalidade de:

  • A.

    dar um novo exemplo.

  • B.

    iniciar novo tema.

  • C.

    fazer uma pausa.

  • D.

    realizar uma correção.

  • E.

    introduzir uma paráfrase.

As questões de números 1 a 7 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

A frase inteiramente clara e correta é:

  • A.

    Com espécies que ainda não está bem conhecida, é o extermínio feito em seu ecossistema pelas redes de arrasto da pesca comercial no mar profundo.

  • B.

    Provoca-se muitos danos no ecossistema do mar profundo, pelas espécies que não se conhece bem ainda, feito com redes de arrasto usadas na pesca comercial.

  • C.

    As redes de arrasto que se utiliza na pesca comercial do mar profundo, acaba com espécies que ainda nem bem se conhecem, causando danos.

  • D.

    A pesca comercial, feita com imensas redes de arrasto, provoca danos colossais ao ecossistema do mar profundo, exterminando espécies ainda nem bem conhecidas.

  • E.

    Com o extermínio das espécies do mar profundo, que ainda não está bem conhecida, temos a pesca comercial que são feitas com redes de arrasto.

As questões de números 8 a 15 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

 

Essa "inteligência" é possível graças a sistemas computadorizados que cruzam informações... (4º parágrafo) O segmento grifado acima aparece reescrito com outras palavras, porém conservando o sentido original, da seguinte maneira:

  • A.

    embora existam sistemas computadorizados.

  • B.

    devido à existência de sistemas computadorizados.

  • C.

    conquanto existam sistemas computadorizados.

  • D.

    caso seja possível a existência de sistemas computadorizados.

  • E.

    de modo que possam existir sistemas computadorizados.

Sobre o quarto parágrafo do texto, levando-se em consideração as recomendações da gramática normativa tradicional, é correto afirmar que

  • A.

    é possível a flexão do termo "percepção" no plural, sem que seja necessária a flexão do verbo "crescer", já que este está anteposto àquele, que cumpre a função de sujeito.

  • B.

    no trecho "...a percepção de que a abordagem meramente proibicionista...", é dispensável o uso da preposição "de", que cumpre no texto função meramente enfática.

  • C.

    no primeiro período, dispensando alterações em outros termos, a conjunção concessiva "embora" pode ser substituída, sem prejuízo semântico, por "posto que".

  • D.

    segundo o autor, as opiniões dos especialistas e a recorrência das discussões a respeito da descriminalização são suficientes para defender as idéias de Milton Friedman.

  • E.

    localizadas no mesmo período, as palavras "rubricas" e "filosófica" têm a mesma tonicidade, isto é, são proparoxítonas.

Leia o texto abaixo para responder às questões de 07 a 14.

Sobre o segundo e terceiro parágrafos do texto, levando-se em consideração as recomendações da gramática normativa tradicional, é correto afirmar que

  • A.

    no primeiro período do segundo parágrafo, a oração "que estudaram Machado de Assis" deve ser isolada por vírgulas.

  • B.

    no segundo período do segundo parágrafo, a expressão "este ponto de vista" refere-se à hipótese de que Machado de Assis não tenha padecido de tormentos sociais e individuais.

  • C.

    no primeiro período do terceiro parágrafo, a palavra "nem" pode ser substituída, sem que haja necessidade de alterações na estrutura da frase ou na ordem das palavras, por "e não".

  • D.

    no segundo e terceiro períodos do terceiro parágrafo, o fato de "mestiços" e "homens" estarem flexionados no plural e não serem precedidos por artigo decorre da intenção de generalizar o significado desses substantivos.

  • E.

    no terceiro período do terceiro parágrafo, as orações reduzidas de gerúndio isoladas por vírgula têm valor causal.

Leia o texto abaixo para responder às questões de 07 a 14.

Sobre o terceiro parágrafo do texto acima, levando-se em consideração as recomendações da gramática normativa tradicional, é correto afirmar que

  • A.

    no quarto período, as vírgulas que isolam a conjunção "portanto" são dispensáveis, já que esse termo, na frase, serve apenas para enfatizar o imperativo negativo de "exagerar".

  • B.

    o verbo "convir", no quinto período, está na terceira pessoa do plural por concordar com o termo "o tema do gênio versus destino".

  • C.

    no sexto período, a vírgula que antecede a oração "a sua carreira foi plácida" pode ser trocada, sem prejuízo semântico para o texto, por dois pontos.

  • D.

    o pronome possessivo "sua", no quinto período, faz referência aos "homens que acabaram recebendo títulos de nobreza e carregando pastas ministeriais".

  • E.

    as palavras "tipógrafo", "repórter" e "funcionário", no sexto período, inserem-se numa progressão semântica e são acentuadas pelo mesmo motivo.

Leia o texto abaixo para responder às questões de 07 a 14.

Sobre o quarto parágrafo do texto, levando-se em consideração as recomendações da gramática normativa tradicional, é correto afirmar que

  • A.

    no primeiro período, as orações "foi admirado e apoiado desde cedo" e "era considerado o maior escritor do país" estão na voz passiva analítica, ainda que não se revele o agente da passiva.

  • B.

    no primeiro período, nas orações "foi admirado e apoiado desde cedo", as formas analíticas podem ser substituídas, mantendo- se o sentido do texto, pelas formas sintéticas "admirou-se e apoiou-se desde cedo".

  • C.

    no primeiro período, o verbo "conhecer" deveria ter sido flexionado no plural, já que o sujeito da oração é composto de dois núcleos "romancista" e "poeta".

  • D.

    no último período, a palavra "já" tem o mesmo valor semântico que na frase "Os alunos mais velhos ocupavam-se de ciências humanas, exatas e biológicas; já os mais novos passavam o dia a brincar".

  • E.

    no último período, a palavra "então" poderia ser substituída, sem prejuízo semântico, pela conjunção conclusiva "portanto", por iniciar as conclusões acerca do que se afirmou a respeito da carreira de Machado de Assis.

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