Lista completa de Questões sobre Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2006
Leia o texto abaixo para responder às questões de 07 a 14.
Sobre o quinto parágrafo do texto acima, levando- se em consideração as recomendações da gramática normativa tradicional, é correto afirmar que
a oração "sejamos francos", no primeiro período, está entre parênteses para isolar do texto uma opinião pessoal do autor que não guarda relação lógica ou semântica com as informações apresentadas no texto.
no segundo período, os termos "muito convencional, muito apegado a formalismos" expressam as causas, segundo o autor, de Machado de Assis ser "tão ridículo e mesmo tão mesquinho quanto qualquer presidente de Academia".
no terceiro período, a expressão "devido a certa timidez" pode ser substituída por "devido à certa timidez", sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico.
se o substantivo "beneplácito", no quarto período, for flexionado no plural, o fragmento modificado será "e como dependia dele em grande parte os beneplácitos para os membros novos...".
a utilização do travessão, no quarto período, é obrigatória, já que o termo "motivos" é aposto que se refere às orações antecedentes: "porque lhe era dedicado e ele o estimava".
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2006
Leia o texto abaixo para responder às questões de 07 a 14.
Sobre o fragmento "...só porque lhe era dedicado e ele o estimava –, motivos que o levaram a dar ingresso alguns anos depois a Mário de Alencar...", localizado no quarto período, do quinto parágrafo, pode-se afirmar, segundo a gramática normativa, que
o pronome "lhe", em posição proclítica por ter sido atraído pela conjunção subordinativa "porque", refere-se a "Carlos Magalhães de Azeredo".
o verbo "ser", na primeira oração do fragmento em destaque, foi flexionado na terceira pessoa do singular por referir-se essa ação a Machado de Assis.
os pronomes "ele" e "o", na segunda oração do fragmento em destaque, referem-se, respectivamente, a Carlos Magalhães de Azeredo e Machado de Assis.
os pronomes "que" e "o", no trecho posterior ao travessão, referem-se, respectivamente, ao antecedente "motivos" e a "Machado de Assis."
o verbo "dar", na última oração do trecho, poderia estar flexionado no plural, porque seu sujeito é idêntico ao do verbo "levar", da oração anterior.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2006
Leia o texto abaixo para responder às questões de 15 a 18.
Sobre o texto acima, levando-se em consideração as recomendações da gramática normativa tradicional, é correto afirmar que
no primeiro período, seria correto gramaticalmente o uso de uma vírgula depois do pronome indefinido "algo".
no primeiro período, a expressão "ao", na oração "ao se iniciarem nos cursos universitários" pode ser substituída, sem prejuízo semântico para o texto, por "a".
na oração "ao se iniciarem nos cursos universitários", a supressão da preposição "em" implicaria mudança de sentido, mas não exigiria outras alterações na frase.
no segundo período, os termos "acordo maior", "ponto de vista comum" e "continuidade" fazem referência à pluralidade dos discursos defendida pelo autor.
no trecho "o que eu falo e penso", do segundo período, a utilização da primeira pessoa do singular refere-se diretamente ao autor do texto.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2006
Leia o texto abaixo para responder às questões de 15 a 18.
Sobre o quinto período do texto acima, levando-se em consideração as recomendações da gramática normativa tradicional, é correto afirmar que
no trecho "referências a outros textos", a substituição da palavra "textos" por "fontes" implicaria uso do acento grave: "referências à outras fontes".
as ocorrências da palavra "mesmo", nos trechos "mesmo no último ano de curso" e "nem mesmo entre a diversidade dos discursos dos outros", têm o mesmo valor semântico.
afirma-se que o desenvolvimento do trabalho científico é árduo para os universitários porque eles entendem que não existe continuidade entre o que falam e o que os outros falam.
a utilização da palavra "mesmo", no trecho "mesmo no último ano de curso", permite afirmar que o autor parte do pressuposto de que os alunos do último ano do curso não deveriam considerar árdua a utilização de citações.
o termo "frescuras" foi utilizado entre parênteses para marcar a informalidade característica dessa palavra no contexto em que se insere e para reproduzir o ponto de vista do autor a respeito das citações e notas de rodapé.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Leia o texto para responder às questões de números 01 a 18.
Quando o povo votou e o candidato Edmundo ganhou as eleições, o agora prefeito... O termo agora pode ser substituído por _______. Caso se referisse a um prefeito que já não estivesse no cargo, deveria ser substituído por _______. Os espaços da frase devem ser preenchidos, respectivamente, com
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
A "Alegoria da Caverna" , que explica como se pode chegar ao Ser e ao Mundo das Idéias, foi escrita por
Platão.
Sócrates.
Aristóteles
Descartes.
Voltaire.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
A arquitetura monumental de Brasília, constituída de beleza, singeleza e estilização, teve como autor do projeto arquitetônico, isto é, do desenho da planta baixa,
Lasar Segall.
Oscar Niemeyer.
Di Cavalcanti.
Flávio Rocha.
Hélio Oiticica.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
Anal ise os binômios autor /obra e assinale o incorreto.
Gonçalves Dias / Primeiros Contos.
Ariano Suassuna / Auto da Compadecida
Guimarães Rosa / Sagarana.
Graciliano Ramos / Vidas Secas.
Vinícius de Moraes / Inspiração do Claustro.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Os trechos abaixo são partes seqüenciais de um texto. Assinale a opção em que há erro gramatical.
Tudo mudou. No clima antielitista que se seguiu ao fim do regime militar, não era mais aceitável a figura do intelectual como consciência de uma sociedade incapaz de pensar.
Além disso, com o fim do regime militar, o papel político excedente que as circunstâncias tinham imposto aos intelectuais foi devolvido a seus verdadeiros titulares – os cidadãos.
É verdade: em grande parte os intelectuais silenciaram.
Mas se eles ficaram menos loquazes, foi por que a sociedade, aparentemente, não precisava mais deles.
Sua função estava sendo preenchida pelos pastores evangélicos, especialistas no cuidado das almas, e pelos marqueteiros, profissionais do aconselhamento político.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Os trechos abaixo constituem um texto. Assinale a opção gramaticalmente correta.
O mundo ficou complexo: "encolheu" por ter se tornado mais conectado, ganhou maior diversidade e deixou de ser um todo ordenado por regras e centros claramente reconhecido.
À frenética mobilidade dos capitais, à financeirização e transnacionalização das economias, à segmentação e expansão da oferta de produtos correspondem, no interior das nações, a uma maior diferenciação social e uma forte fragmentação.
Os Estados e os governos ficam cercados pela economia internacionalizada, que não podem controlar, e pelas demandas e pressões internas a seus territórios, que não podem refrear nem atender.
Em decorrência, as diferentes mediações políticas e sociais ficaram, comprometidas, complicando a vida dos governantes e minando as bases da autoridade.
O próprio poder se modificou: diluiu-se pelas estruturas, transferindo-se para circuitos sempre mais "invisíveis", difícil de serem reconhecidos, evitados ou combatidos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...