Questões sobre Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa

Lista completa de Questões sobre Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa cuja reescritura da frase a seguir melhor se conforma às normas gramati-cais da língua portuguesa padrão, preservando o sentido original.

Estava eu hoje cedo, parado em um sinal de trânsito, quando olho na esquina, próximo a uma porta, uma loirona a me olhar e eu olhava também

  • A.

    Parado em um sinal de trânsito hoje cedo, numa esquina, próximo a uma porta, eu olhei para uma loira e ela também me olhou.

  • B.

    Hoje cedo, eu estava parado em um sinal de trânsito, quando ao olhar para uma esquina, meus olhos deram com os olhos de uma loirona.

  • C.

    Hoje cedo, estava eu parado em um sinal de trânsito quando vi, numa esquina, próxima a uma porta, uma louraça a me olhar.

  • D.

    Estava eu hoje cedo parado em um sinal de trânsito, quando olho na esquina, próximo a uma porta, vejo uma loiraça a me olhar também.

Com base no texto 3, assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    "Amores fugazes" (linha 5) poderia ser substituído por "amores eternos" sem alterar o sentido da expressão.

  • B.

    Em "... ali estavam, além da família, muitos amigos que tinham assistido ao casamento, um fato raro" (linhas 7-8), os termos sublinhados afirmam que atualmente as pessoas não se casam mais.

  • C.

    A frase "Me dei conta de que cem dias não passam de poucas semanas..." (linha 15) está es-crita de acordo com as normas gramaticais do português-padrão descrito pelas gramáticas nor-mativas.

  • D.

    Na frase "Segui pensando nessas coisas e aquilo não me saía da cabeça" (linha 14), os termos sublinhados referem-se às reflexões do autor sobre as comemorações de cem dias de namoro e cinqüenta anos de casamento.

De acordo com o modelo abaixo, analise as frases que foram modificadas com base na mesma regra, sem alterar o sentido.

                    Meus sogros comemoraram cinqüenta anos de união.

                    → Cinqüenta anos de união foram comemorados por meus sogros.

I - O jornal local publicou a reportagem. → A reportagem de um jornal local foi publicada.

II - A doença de Chagas atingiu várias pessoas no norte do Estado. → Várias pessoas foram atin-gidas pela doença de Chagas no norte do Estado.

III - Os três irmãos tiveram seus bens confiscados pela justiça. → Os bens dos três irmãos foram confiscados pela justiça.

IV - Viram-me saindo da faculdade ontem à noite. → Ontem à noite, eu fui vista saindo da facul-dade.

V - Um estranho atacou-a dentro da própria casa. → Ela foi atacada por um estranho dentro da própria casa.

Assinale a alternativa que contém TODAS as afirmativas CORRETAS.

  • A.

    II – III – V

  • B.

    I – III – IV – V

  • C.

    II – IV – V

  • D.

    III – IV – V

Nas proposições abaixo, preencha as lacunas com a forma entre parênteses, devidamente flexi-o-nada em gênero e número.

I - Os ................... sempre causaram confusão. (leva-e-traz)

II - Nossa reunião será realizada todas as ......................... . (quarta-feira)

III - O evento contará com cinco ....................... . (mesa-redonda)

IV - No Brasil, os ......................... têm pouca expressão política. (vice-presidente)

V - Há necessidade de colocar dois .................... em cada quarto. (criado-mudo)

Assinale a opção que indica, de cima para baixo, a utilização CORRETA das flexões.

  • A.

    levas-e-traz – quarta-feiras – mesa-redondas – vices-presidentes – criados-mudo

  • B.

    leva-e-traz – quartas-feira – mesas-redondas – vice-presidentes – criados-mudo

  • C.

    leva-e-trazes – quartas-feiras – mesas-redonda – vices-presidentes – criados-mudos

  • D.

    leva-e-traz – quartas-feiras – mesas-redondas – vice-presidentes – criados-mudos

Assinale a opção que corresponde a erro gramatical.

O princípio que nortea(1) o Mercosul é muito simples: a união faz a força. Separados, os países desta região do planeta certamente teriam(2) hoje menos voz e poder de barganha nas negociações multilaterais que vêm(3) definindo as regras do comércio internacional. E, sem objetivo comum, continuariam(4) nutrindo rivalidades regionais sem sentido. Como acordo de livre comércio, o Mercosul é um sucesso, pois(5) gerou intercâmbio considerável entre os países membros e os associados.

(EDITORIAL, O Globo, 22/6/2005, com adaptação)

  • a.

    1

  • b.

    2

  • c.

    3

  • d.

    4

  • e.

    5

"Quer ver a foca / Bater palminha?" (versos 5-6)

Assinale a alternativa em que a fala acima esteja corretamente transposta para o discurso indireto.

  • A.

    Foi-me perguntado se eu quereria ver a foca bater palminha.

  • B. Perguntaram se quero ver a foca bater palminha.
  • C.

    Perguntaram-me se eu queria ver a foca bater palminha.

  • D.

    Foi-me perguntado se eu quereria ver a foca bater palminha?

  • E.

    Perguntaram-me se eu queria ver a foca bater palminha?

Para responder esta questão, você deve escolher a melhor palavra que completa o texto.

Ao veicular uma notícia, o redator, pode assumir uma atitude neutra, ao transmitir a informação sem opinar, ou pode interpretar o fato, dando sua opinião ou ponto de vista, numa atitude

  • A.

    inconseqüente.

  • B.

    louvável.

  • C.

    objetiva.

  • D.

    indiferente.

  • E.

    crítica.

"Temos hoje cerca de 2 milhões de alunos matriculados no ensino superior"; o comentário INCORRETO sobre os componentes desse segmento do texto é:

  • A.

    o sujeito de "temos" refere-se à população brasileira em geral;

  • B.

    a forma verbal "temos" inclui, em seu sujeito, o leitor e o autor do texto;

  • C.

    o advérbio "hoje" se refere ao momento em que o texto foi escrito;

  • D.

    se, em lugar de "alunos" estivesse "alunas", a leitura do numeral 2 seria no feminino;

  • E.

    tanto "alunos" quanto "ensino" são adjetivados de forma objetiva.

Com base na leitura do texto II responda às questões de 23 a 30.

TEXTO II

O fazendeiro para o caipira:

- Nesta terra dá arroz?

- Num dá não, sinhô.

- E feijão, dá?

- De jeito ninhum!

- Dá frutas e verduras?

- Também não dá não, sinhô.

- Soja, café, amendoim, não dá nada?

- Já disse dotô, num dá nada.

- Quer dizer que não adianta eu plantar, que não dá nada mesmo?

- Bom, prantando é outra coisa.

Seleção de Antônio Wilson Rigolin Salto/SP

As marcas da linguagem popular do caipira estão registradas, no texto, por meio da

  • A.

    falta de concordância.

  • B.

    desobediência à ordem das palavras.

  • C.

    falta de articulação entre as palavras.

  • D.

    escrita das palavras.

  • E.

    má colocação dos pronomes átonos

As questões de 01 a 18 relacionam-se com o texto abaixo. Leia atenta-mente todo o texto antes de responder a elas.

É CORRETO afirmar que os comentários que compõem a conclusão desse texto estão estruturados numa forma

  • A.

    descritiva.

  • B.

    dissertativa.

  • C.

    exortativa.

  • D.

    narrativa.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...