Lista completa de Questões sobre Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação de Amparo à Pesquisa e Exrensão Universitária (FAPEU) - 2005
Assinale a alternativa cuja reescritura da frase a seguir melhor se conforma às normas gramati-cais da língua portuguesa padrão, preservando o sentido original.
Estava eu hoje cedo, parado em um sinal de trânsito, quando olho na esquina, próximo a uma porta, uma loirona a me olhar e eu olhava também
Parado em um sinal de trânsito hoje cedo, numa esquina, próximo a uma porta, eu olhei para uma loira e ela também me olhou.
Hoje cedo, eu estava parado em um sinal de trânsito, quando ao olhar para uma esquina, meus olhos deram com os olhos de uma loirona.
Hoje cedo, estava eu parado em um sinal de trânsito quando vi, numa esquina, próxima a uma porta, uma louraça a me olhar.
Estava eu hoje cedo parado em um sinal de trânsito, quando olho na esquina, próximo a uma porta, vejo uma loiraça a me olhar também.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação de Amparo à Pesquisa e Exrensão Universitária (FAPEU) - 2005
Com base no texto 3, assinale a alternativa CORRETA.
"Amores fugazes" (linha 5) poderia ser substituído por "amores eternos" sem alterar o sentido da expressão.
Em "... ali estavam, além da família, muitos amigos que tinham assistido ao casamento, um fato raro" (linhas 7-8), os termos sublinhados afirmam que atualmente as pessoas não se casam mais.
A frase "Me dei conta de que cem dias não passam de poucas semanas..." (linha 15) está es-crita de acordo com as normas gramaticais do português-padrão descrito pelas gramáticas nor-mativas.
Na frase "Segui pensando nessas coisas e aquilo não me saía da cabeça" (linha 14), os termos sublinhados referem-se às reflexões do autor sobre as comemorações de cem dias de namoro e cinqüenta anos de casamento.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação de Amparo à Pesquisa e Exrensão Universitária (FAPEU) - 2005
De acordo com o modelo abaixo, analise as frases que foram modificadas com base na mesma regra, sem alterar o sentido.
Meus sogros comemoraram cinqüenta anos de união.
→ Cinqüenta anos de união foram comemorados por meus sogros.
I - O jornal local publicou a reportagem. → A reportagem de um jornal local foi publicada.
II - A doença de Chagas atingiu várias pessoas no norte do Estado. → Várias pessoas foram atin-gidas pela doença de Chagas no norte do Estado.
III - Os três irmãos tiveram seus bens confiscados pela justiça. → Os bens dos três irmãos foram confiscados pela justiça.
IV - Viram-me saindo da faculdade ontem à noite. → Ontem à noite, eu fui vista saindo da facul-dade.
V - Um estranho atacou-a dentro da própria casa. → Ela foi atacada por um estranho dentro da própria casa.
Assinale a alternativa que contém TODAS as afirmativas CORRETAS.
II – III – V
I – III – IV – V
II – IV – V
III – IV – V
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação de Amparo à Pesquisa e Exrensão Universitária (FAPEU) - 2005
Nas proposições abaixo, preencha as lacunas com a forma entre parênteses, devidamente flexi-o-nada em gênero e número.
I - Os ................... sempre causaram confusão. (leva-e-traz)
II - Nossa reunião será realizada todas as ......................... . (quarta-feira)
III - O evento contará com cinco ....................... . (mesa-redonda)
IV - No Brasil, os ......................... têm pouca expressão política. (vice-presidente)
V - Há necessidade de colocar dois .................... em cada quarto. (criado-mudo)
Assinale a opção que indica, de cima para baixo, a utilização CORRETA das flexões.
levas-e-traz – quarta-feiras – mesa-redondas – vices-presidentes – criados-mudo
leva-e-traz – quartas-feira – mesas-redondas – vice-presidentes – criados-mudo
leva-e-trazes – quartas-feiras – mesas-redonda – vices-presidentes – criados-mudos
leva-e-traz – quartas-feiras – mesas-redondas – vice-presidentes – criados-mudos
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2005
Assinale a opção que corresponde a erro gramatical.
O princípio que nortea(1) o Mercosul é muito simples: a união faz a força. Separados, os países desta região do planeta certamente teriam(2) hoje menos voz e poder de barganha nas negociações multilaterais que vêm(3) definindo as regras do comércio internacional. E, sem objetivo comum, continuariam(4) nutrindo rivalidades regionais sem sentido. Como acordo de livre comércio, o Mercosul é um sucesso, pois(5) gerou intercâmbio considerável entre os países membros e os associados.
(EDITORIAL, O Globo, 22/6/2005, com adaptação)
1
2
3
4
5
"Quer ver a foca / Bater palminha?" (versos 5-6)
Assinale a alternativa em que a fala acima esteja corretamente transposta para o discurso indireto.
Foi-me perguntado se eu quereria ver a foca bater palminha.
Perguntaram-me se eu queria ver a foca bater palminha.
Foi-me perguntado se eu quereria ver a foca bater palminha?
Perguntaram-me se eu queria ver a foca bater palminha?
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
Para responder esta questão, você deve escolher a melhor palavra que completa o texto.
Ao veicular uma notícia, o redator, pode assumir uma atitude neutra, ao transmitir a informação sem opinar, ou pode interpretar o fato, dando sua opinião ou ponto de vista, numa atitude
inconseqüente.
louvável.
objetiva.
indiferente.
crítica.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
"Temos hoje cerca de 2 milhões de alunos matriculados no ensino superior"; o comentário INCORRETO sobre os componentes desse segmento do texto é:
o sujeito de "temos" refere-se à população brasileira em geral;
a forma verbal "temos" inclui, em seu sujeito, o leitor e o autor do texto;
o advérbio "hoje" se refere ao momento em que o texto foi escrito;
se, em lugar de "alunos" estivesse "alunas", a leitura do numeral 2 seria no feminino;
tanto "alunos" quanto "ensino" são adjetivados de forma objetiva.
Com base na leitura do texto II responda às questões de 23 a 30.
TEXTO II
O fazendeiro para o caipira:
- Nesta terra dá arroz?
- Num dá não, sinhô.
- E feijão, dá?
- De jeito ninhum!
- Dá frutas e verduras?
- Também não dá não, sinhô.
- Soja, café, amendoim, não dá nada?
- Já disse dotô, num dá nada.
- Quer dizer que não adianta eu plantar, que não dá nada mesmo?
- Bom, prantando é outra coisa.
Seleção de Antônio Wilson Rigolin Salto/SP
As marcas da linguagem popular do caipira estão registradas, no texto, por meio da
falta de concordância.
desobediência à ordem das palavras.
falta de articulação entre as palavras.
escrita das palavras.
má colocação dos pronomes átonos
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2005
As questões de 01 a 18 relacionam-se com o texto abaixo. Leia atenta-mente todo o texto antes de responder a elas.
É CORRETO afirmar que os comentários que compõem a conclusão desse texto estão estruturados numa forma
descritiva.
dissertativa.
exortativa.
narrativa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...