Lista completa de Questões sobre Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto que segue.
No verbete editorial, do dicionário Houaiss, lê-se a seguinte definição: Artigo em que se discute uma questão, apresentando o ponto de vista do jornal, da empresa jornalística ou do redator-chefe. Baseando-se nessa definição, é correto afirmar que o texto Limites das cotas é, de fato, um editorial, uma vez que
a matéria de que trata é indiscutivelmente polêmica e vem despertando o interesse de boa parte dos leitores.
nele se analisam, de modo isento e equilibrado, as razões de duas abordagens divergentes de uma mesma questão.
há nele uma explicitação inequívoca do seu caráter opinativo, que deixa claro um posicionamento do veículo de informação.
se trata de uma matéria jornalística não assinada, fato que é suficiente para caracterizar a imparcialidade na análise de uma questão.
há nele uma tentativa de levantamento das diferentes e contraditórias opiniões dos redatores de um órgão da imprensa.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2004
A frase totalmente de acordo com a norma padrão da língua escrita é:
Ele requereu que o setor central na indústria da cultura, o cinema, revisse suas práticas, e chegou a pôr sob suspeição métodos que têm suscitado críticas de especialistas.
Nem todos quizeram se manifestar, mas os que o fizeram assinalaram o excesso de passivo e a dificuldade de superar a crise, se não sobrevirem boas oportunidades.
Se os agentes da cultura não se comporem para evitar os riscos de menosprezo da cultura expontânea, por ceticismo em relação àquilo que ela cria, muito se perderá definitivamente.
Repuseram a questão de forma a exigir uma análize profunda de seus vários ítens, mas, quando se chegou à tocar no processo de produção cinematográfico, a exitação foi grande.
Muitos maus-entendidos teriam sido evitados, se alguns tivessem pesquisado melhor a questão e houvessem reconhecido que o projeto contêm pontosexcelentes.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Assinale a opção que não completa a lacuna do texto com coesão, coerência e correção gramatical
Advogados, juristas e estudiosos do assunto não hesitam em afirmar que é certamente o mais promissor campo do Direito contemporâneo
A invasão do sistema de uma empresa mina totalmente a credibilidade da companhia frente aos seus clientes e ao mercado, passando a clara imagem de falta de segurança no arquivamento de informações e bases de dados envolvendo transações comerciais e pessoais de milhares de pessoas
Uma invasão de sistema numa empresa não pode ser simplesmente tratada como uma brincadeira de um adolescente ou hacker, pois as conseqüências podem ser muito mais danosas para o negócio.
Desde então, esse diploma legal vem sendo aperfeiçoado para acompanhar a vertiginosa evolução tecnológica do setor digital
Ataques ao sistema de uma empresa não são apenas questões ligadas ao departamento de tecnologia da empresa, como tende a concluir a maioria, mas, sim, uma questão jurídica muito séria.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2004
As falas citadas abaixo sugerem as concepções de linguagem de seus autores. Correlacione-as e assinale a INCORRETA.
Eu ensino português porque acredito que a gente aprende é para comunicar. Por isso eu mando escrever muitas cartas e redações. (Linguagem é instrumento de comunicação)
Eu penso que nós escrevemos para os outros lerem. Peço para que meus alunos escrevam para os outros. (Linguagem é discurso)
Eu peço para meus alunos decodificarem as mensagens do texto porque acredito que a língua é instrumento de comunicação. (Linguagem é código)
Eu acredito que o aluno deve aprender a gramática para aprender a falar e escrever bem. (Linguagem é discurso)
Eu acredito que meus alunos são capazes de escrever tudo o que pensam. Faço da expressâo escrita o registro livre do pensamento. (Linguagem é expressão do pensamento)
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2004
Considere o texto abaixo para responder às questões de números 33 a 36.
Pela sua teoria, uma coisa pequena que voa não deveria ter um nome tão grande como mariposa. Elefante tem a mesma quantidade de letras que mariposa, é muito maior e não voa - concluiu Neruda, exausto.
Neste trecho, o personagem Neruda está, embora sem nomear, apropriando-se de uma teoria lingüística que afirma:
I. o signo é arbitrário, ou seja, o significante é desvinculado do objeto/coisa.
II. significante e significado guardam uma relação de contigüidade.
III. as palavras são símbolos usados para denominar as coisas.
É correto o que se afirma APENAS em
I.
II.
III.
I e II.
I e III.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Leia o texto para responder às questões 05 e 06.
Julgue as seguintes afirmações a respeito das estruturas lingüísticas do texto.
I. Mantém-se a correção gramatical do texto ao retirar a preposição "a" que antecede "definir"(l.2).
II. Alteram-se os sentidos do texto, mas mantém-se sua correção gramatical, ao retirar a preposição "para" que antecede "hoje"(l.4).
III. O singular da expressão verbal "será resolvido"(l.6 e 7) deve-se ao singular de "Nenhum"(l.5).
IV. O emprego do feminino em "sua"(l.8) deve-se ao uso do feminino de "sociedade brasileira"(l.8).
Estão corretos apenas os itens
I e II
III e IV
II e III
II, III e IV
I, II e III
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Assinale a opção que corresponde a uso incorreto de estrutura lingüística sublinhada no texto.
1
2
3
4
5
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2004
... porém se acaba de espremer, beberem aquela água só por si ... (final do Texto I)
Aquela água citada no Texto I está identificada no Texto II como
macaxeira.
manipueira.
mandioca.
maniva
aipim.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF) - 2004
"...por causa da atenção, dedicada ao país devido às Olimpíadas,...". Nesse segmento do texto ocorre o seguinte problema gramatical:
emprego inadequado do conectivo "por causa de"
mau emprego da letra maiúscula em "Olimpíadas"
uso indevido do acento grave indicativo de crase
erro no emprego do acento gráfico em "país"
erro de emprego da vírgula após "atenção"
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Os itens subseqüentes são reescrituras adaptadas de partes de textos extraídos de UnB Revista, n.º 9, dez./2003-mar./2004. Julgue-os quanto a acentuação gráfica, emprego do sinal indicativo de crase, concordância, regência e pontuação.
Se o problema da pobreza é, majoritariamente, uma questão de desigualdade e de desequilíbrio, estratégias de erradicação da miséria devem ser formuladas, levando em conta as causas de tais divergências.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...