Questões sobre Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa

Lista completa de Questões sobre Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto que segue.

No verbete editorial, do dicionário Houaiss, lê-se a seguinte definição: Artigo em que se discute uma questão, apresentando o ponto de vista do jornal, da empresa jornalística ou do redator-chefe. Baseando-se nessa definição, é correto afirmar que o texto Limites das cotas é, de fato, um editorial, uma vez que

  • A.

    a matéria de que trata é indiscutivelmente polêmica e vem despertando o interesse de boa parte dos leitores.

  • B.

    nele se analisam, de modo isento e equilibrado, as razões de duas abordagens divergentes de uma mesma questão.

  • C.

    há nele uma explicitação inequívoca do seu caráter opinativo, que deixa claro um posicionamento do veículo de informação.

  • D.

    se trata de uma matéria jornalística não assinada, fato que é suficiente para caracterizar a imparcialidade na análise de uma questão.

  • E.

    há nele uma tentativa de levantamento das diferentes e contraditórias opiniões dos redatores de um órgão da imprensa.

A frase totalmente de acordo com a norma padrão da língua escrita é:

  • A.

    Ele requereu que o setor central na indústria da cultura, o cinema, revisse suas práticas, e chegou a pôr sob suspeição métodos que têm suscitado críticas de especialistas.

  • B.

    Nem todos quizeram se manifestar, mas os que o fizeram assinalaram o excesso de passivo e a dificuldade de superar a crise, se não sobrevirem boas oportunidades.

  • C.

    Se os agentes da cultura não se comporem para evitar os riscos de menosprezo da cultura expontânea, por ceticismo em relação àquilo que ela cria, muito se perderá definitivamente.

  • D.

    Repuseram a questão de forma a exigir uma análize profunda de seus vários ítens, mas, quando se chegou à tocar no processo de produção cinematográfico, a exitação foi grande.

  • E.

    Muitos maus-entendidos teriam sido evitados, se alguns tivessem pesquisado melhor a questão e houvessem reconhecido que o projeto contêm pontosexcelentes.

Assinale a opção que não completa a lacuna do texto com coesão, coerência e correção gramatical

  • A.

    Advogados, juristas e estudiosos do assunto não hesitam em afirmar que é certamente o mais promissor campo do Direito contemporâneo

  • B.

    A invasão do sistema de uma empresa mina totalmente a credibilidade da companhia frente aos seus clientes e ao mercado, passando a clara imagem de falta de segurança no arquivamento de informações e bases de dados envolvendo transações comerciais e pessoais de milhares de pessoas

  • C.

    Uma invasão de sistema numa empresa não pode ser simplesmente tratada como uma brincadeira de um adolescente ou hacker, pois as conseqüências podem ser muito mais danosas para o negócio.

  • D.

    Desde então, esse diploma legal vem sendo aperfeiçoado para acompanhar a vertiginosa evolução tecnológica do setor digital

  • E.

    Ataques ao sistema de uma empresa não são apenas questões ligadas ao departamento de tecnologia da empresa, como tende a concluir a maioria, mas, sim, uma questão jurídica muito séria.

As falas citadas abaixo sugerem as concepções de linguagem de seus autores. Correlacione-as e assinale a INCORRETA.

  • A.

    Eu ensino português porque acredito que a gente aprende é para comunicar. Por isso eu mando escrever muitas cartas e redações. (Linguagem é instrumento de comunicação)

  • B.

    Eu penso que nós escrevemos para os outros lerem. Peço para que meus alunos escrevam para os outros. (Linguagem é discurso)

  • C.

    Eu peço para meus alunos decodificarem as mensagens do texto porque acredito que a língua é instrumento de comunicação. (Linguagem é código)

  • D.

    Eu acredito que o aluno deve aprender a gramática para aprender a falar e escrever bem. (Linguagem é discurso)

  • E.

    Eu acredito que meus alunos são capazes de escrever tudo o que pensam. Faço da expressâo escrita o registro livre do pensamento. (Linguagem é expressão do pensamento)

Considere o texto abaixo para responder às questões de números 33 a 36.

Pela sua teoria, uma coisa pequena que voa não deveria ter um nome tão grande como mariposa. Elefante tem a mesma quantidade de letras que mariposa, é muito maior e não voa - concluiu Neruda, exausto.

Neste trecho, o personagem Neruda está, embora sem nomear, apropriando-se de uma teoria lingüística que afirma:

I. o signo é arbitrário, ou seja, o significante é desvinculado do objeto/coisa.

II. significante e significado guardam uma relação de contigüidade.

III. as palavras são símbolos usados para denominar as coisas.

É correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    III.

  • D.

    I e II.

  • E.

    I e III.

Leia o texto para responder às questões 05 e 06.

Julgue as seguintes afirmações a respeito das estruturas lingüísticas do texto.

I. Mantém-se a correção gramatical do texto ao retirar a preposição "a" que antecede "definir"(l.2).

II. Alteram-se os sentidos do texto, mas mantém-se sua correção gramatical, ao retirar a preposição "para" que antecede "hoje"(l.4).

III. O singular da expressão verbal "será resolvido"(l.6 e 7) deve-se ao singular de "Nenhum"(l.5).

IV. O emprego do feminino em "sua"(l.8) deve-se ao uso do feminino de "sociedade brasileira"(l.8).

 Estão corretos apenas os itens

  • A.

    I e II

  • B.

    III e IV

  • C.

    II e III

  • D.

    II, III e IV

  • E.

    I, II e III

Assinale a opção que corresponde a uso incorreto de estrutura lingüística sublinhada no texto.

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

  • E.

    5

... porém se acaba de espremer, beberem aquela água só por si ... (final do Texto I)

Aquela água citada no Texto I está identificada no Texto II como

  • A.

    macaxeira.

  • B.

    manipueira.

  • C.

    mandioca.

  • D.

    maniva

  • E.

    aipim.

"...por causa da atenção, dedicada ao país devido às Olimpíadas,...". Nesse segmento do texto ocorre o seguinte problema gramatical:

  • A.

    emprego inadequado do conectivo "por causa de"

  • B.

    mau emprego da letra maiúscula em "Olimpíadas"

  • C.

    uso indevido do acento grave indicativo de crase

  • D.

    erro no emprego do acento gráfico em "país"

  • E.

    erro de emprego da vírgula após "atenção"

Os itens subseqüentes são reescrituras adaptadas de partes de textos extraídos de UnB Revista, n.º 9, dez./2003-mar./2004. Julgue-os quanto a acentuação gráfica, emprego do sinal indicativo de crase, concordância, regência e pontuação.

Se o problema da pobreza é, majoritariamente, uma questão de desigualdade e de desequilíbrio, estratégias de erradicação da miséria devem ser formuladas, levando em conta as causas de tais divergências.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...