Lista completa de Questões sobre Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.
"Era comum a gente se distrair e até se esquecer de que peça estava em cartaz."
Em cada alternativa abaixo, reescreve-se essa frase do texto. A nova redação não está bem construída em:
Era comum a gente distrair-se e até esquecerse de que peça estava em cartaz.
Era comum distrairmo-nos e até esquecermonos de que peça estava em cartaz.
Era comum que a gente se distraísse e nos esquecesse de que peça estava em cartaz.
Era comum que nos distraíssemos e até nos esquecêssemos de que peça estava em cartaz.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Nas questões 73 e 74, marque o item em que uma das sentenças não está gramaticalmente correta.
Do interior das fazendas coloniais nos vem, através das páginas de Antonil, uma impressão de operosidade intensiva. Há ali a vibração e o estrondo de um pequeno mundo humano e febre de labor. / Do interior das fazendas coloniais nos vêm, através das páginas de Antonil, impressões de operosidade intensiva. Há ali a vibração e o estrondo de um pequeno mundo humano e febre de labor.
Essa considerável massa trabalhadora é indispensável à manutenção e à prosperidade de um grande engenho. / Indispensável essa considerável massa trabalhadora à manutenção e à prosperidade de um grande engenho.
Dadas as condições especiais daquela sociedade, nesse dilema se transforma outro: ou a desclassificação social, ou a posse de uma grande massa operária. Dadas às condições especiais daquela sociedade, esse dilema se transforma em outro: ou a desclassificação social, ou a posse de uma grande massa operária.
O sesmeiro seiscentista está colocado entre as pontas de um verdadeiro dilema: tem que escolher entre a vida vegetativa dos decaídos, ou a cultura em grande escala. / O sesmeiro seiscentista está colocado entre as pontas de um verdadeiro dilema: tem de escolher entre a vida vegetativa dos decaídos, ou a cultura em grande escala.
Das roças ao picadeiro, dos picadeiros às moendas, das moendas às tachas, das tachas às formas, das formas aos terreiros de secagem, dos terreiros às tulhas, e às caixas, e às tropas, e aos armazéns da costa, o trabalho dos engenhos, na fabricação do açúcar, se complica, se desdobra, se multiplica em mil ações, que exigem, para a sua perfeita execução, uma massa operária considerável. / Das roças ao picadeiro, dos picadeiros às moendas, das moendas às tachas, das tachas às formas, das formas aos terreiros de secagem, dos terreiros às tulhas, e às caixas, e às tropas, e aos armazéns da costa, o trabalho dos engenhos, na fabricação do açúcar complica-se, desdobra-se, multiplica-se em mil ações, que exigem, para a sua perfeita execução, uma massa operária considerável.
(Baseado em Oliveira Viana)
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Nas questões 29 a 32, baseadas em Manuel Bandeira, escolha o segmento do texto que não está isento de erros gramaticais e de ortografia, considerando- se a ortodoxia gramatical.
Cláudio Manuel da Costa asseverou de que o alferes era homem de tão fraco talento, que nunca serviria para tentar-se com ele um levante.
É ainda hoje difícil formar um juízo seguro sobre Joaquim José da Silva Xavier.
Alguns de seus companheiros da Inconfidência falaram dele desdenhosamente nos depoimentos da devassa.
O Coronel Domingos Vieira chama-lhe "malvado".
As duas grandes sombras de Ouro Preto, aquelas em que pensamos invencivelmente a cada volta de rua, são o Tiradentes e o Aleijadinho.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Leitor, que já tens direito _____ uma cadeira na câmara ________ ; que já estás _______ na fatal casa dos –enta, _______ se começa a rolar pelo plano inclinado dos pés-de-galinha nas ______ de lua; leitor benévolo, que és pai e avô de fresca data, _______ alguns minutos de atenção.
(Baseado em França Júnior)
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2004
TEXTO I para as questões de 11 a 14.
O texto de Adélia Maria Prado apresenta algumas dificuldades em relação à compreensão, mas isso não significa que não existam questões complexas a serem exploradas. Portanto, pode-se dizer que o texto adota
uma linguagem extremamente culta.
um tom coloquial, por ocupar-se de detalhes banais ou corriqueiros.
uma linguagem objetiva e precisa.
um relato pessoal de uma empregada e sua vizinha.
um exagero de efeitos poéticos, sem metáforas.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2004
Partindo do princípio de que a coerência é a articulação de idéias que conferem sentido ao texto, leia os fragmentos abaixo.
É correto afirmar que
o fragmento I não é incoerente, pois as palavras, as frases e as orações conferem sentido.
o fragmento II é coeso e coerente, apresentando textualidade.
o fragmento I não chega a constituir um texto, já que não possui textualidade. O texto não é coe-rente.
ambos são coerentes e coesivos.
apenas o fragmento I apresenta-se coerente e coesivo.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2004
TEXTO II para a questão 16.
Como vimos, o texto de Mário Quintana tematiza a vida, fazendo reflexões sobre seu significado. O autor não usa uma linguagem comum, que tenha, apenas, a finalidade de informar. Por isso, podemos afirmar que a linguagem é
figurada e afetiva.
denotativa.
conotativa, embora altamente objetiva.
ambígua.
coloquial.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2004
TEXTO III para as questões 17 e 18.
Lendo os dois primeiros versos do texto, percebe-se que o texto se relaciona a outro texto, uma famosa cantiga de rodas. Por este motivo, é correto afirmar que está presente no texto o princípio da
Informatividade.
Intertextualidade.
Ambigüidade.
Funcionalidade.
Coesão.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Leia o texto abaixo, para responder às questões de 11 a 13.
Segundo o texto, percebe-se que os adultos não têm certeza de que ler é necessário. A alternativa que melhor o comprova é:
"Sentimos no adulto um interesse pela leitura [...] mas não pelo livro."
"Quantos visitam bibliotecas e livrarias?"
"Quantos têm no livro uma fonte de lazer?"
"[...] uma idéia mais ou menos firme [...]"
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Leia o texto abaixo, para responder às questões de 20 a 24.
Considere as seguintes afirmações:
II e III.
II, III e IV.
I, II e IV.
III e V.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...