Lista completa de Questões sobre Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2004
O texto deve ser classificado, por seu conteúdo e estrutura, como:
expositivo: apresenta idéias consideradas verdadeiras;
argumentativo: defende uma idéia com argumentos;
didático: preocupa-se em ensinar algo de valor definitivo;
poético: mostra liricamente a vantagem do campo sobre a cidade;
descritivo: mostra as características físicas de ambientes.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF) - 2004
Mostram estrutura sintática idêntica as seguintes construções do texto:
"...aceita-se a agressão..." / "...convive-se com os preconceitos..."
"...desrespeitam-se os direitos humanos..." / "...aceita-se a agressão..."
"...convive-se com os preconceitos..." / "...priorizam-se o lucro e o consumo..."
"...priorizam-se o lucro e o consumo..." / "...grassa a corrupção em alguns escalões..."
"...grassa a corrupção em alguns escalões..." / "...desrespeitam-se os direitos humanos..."
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF) - 2004
O título do texto alude a uma sociedade "doente", o que só não aparece explicitamente indicado em:
"...aceita-se a agressão..."
"...convive-se com os preconceitos..."
"...priorizam-se o lucro e o consumo..."
"...a violência nas escolas foi debatida..."
"...desrespeitam-se os direitos humanos..."
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF) - 2004
Fatos como os indicados pela pesquisa de que "é muito mais 'criminoso' lesar o patrimônio do que agredir o ser humano" e "pichar o muro é falta grave" mostram:
priorização dos valores materiais
desconsideração pelo espiritual
valorização dos excluídos
falta de consciência cívica
presença de preconceitos
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No texto acima foram inseridos erros. Julgue as transformações indicadas como necessárias para que o texto fique gramaticalmente correto.
As relações sintáticas, a coesão textual e a correção gramatical seriam prejudicadas com a substituição de "Entretanto" (l.14) por Conquanto.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Em relação ao texto, assinale a opção incorreta.
Na lacuna 1, estaria coesa e coerente a inserção do período: Na verdade, não se trata de um conceito teórico.
Na lacuna 2, estaria gramaticalmente correta, coesa e coerente a inserção do período: Já nos anos 80, apontou para a necessidade de privatizar os estados e desregular as economias.
Na formação da palavra "governabilidade", assim como em acessibilidade e de afabilidade, o sufixo confere ao termo a idéia de qualidade do que é..., característica do que ...
Pelos sentidos do texto, a expressão "Mesmo variando seus objetivos ao longo do tempo"(l.10 e 11) apresenta uma das explicações para o que se deve entender de "situacionista"(l.7).
Se a palavra "denominador"(l.13) for substituída pela expressão "núcleo de significado", as informações originais e a coerência do período ficam prejudicadas.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2003
Assinale a opção correta a respeito da coerência, da pontuação e dos recursos coesivos utilizados no texto II.
O texto peca por não apresentar nenhum recurso coesivo para a necessária ligação entre o primeiro e o segundo parágrafos.
Uma das duas vírgulas que separam "identificando o sofrimento" (L.14) pode ser retirada sem que as regras de pontuação sejam desrespeitadas.
A expressão nominal "o inverso" (L.21) é um recurso para evitar a repetição lexical e poderia ser substituída, com preservação do sentido do texto, por o Bem é aquilo a partir do que se dispõe o Mal.
O termo "não-Mal" (L.22) pode ser corretamente substituído por Bem, sem que se altere o conceito de ética do texto, já que as palavras "Mal" e "Bem" são antônimas.
A substituição do conector "nem" (L.25) por tão pouco preserva as relações morfossintáticas e semânticas do período.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2003
Considerando que a organização de um texto pressupõe a ordenação lógica e coerente de seus fragmentos, assinale a opção cuja seqüência observa esse pressuposto com relação aos fragmentos acima.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...