Lista completa de Questões sobre Período Composto para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Período Composto - Institucional Municipal de Pesquisa, Administração e Recursos Humanos (IMPARH) - 2002
Com base no texto proposto abaixo, resolva as questões de 05 a 11.
No trecho: "... se ela consegue se colocar bem em uma determinada profissão." (linhas 02)
As palavras em negrito apresentam, respectivamente, as funções morfológicas de:
conjução subordinativa causal e pronome reto.
conjunção subordinativa condicional e pronome reflexivo
conjunção subordinativa condicional e pronome reto.
conjunção coordenativa adversativa e pronome oblíquo.
Língua Portuguesa - Período Composto - Institucional Municipal de Pesquisa, Administração e Recursos Humanos (IMPARH) - 2002
Com base no texto proposto abaixo, resolva as questões de 05 a 11.
"... se você fosse escolher uma profissão, qual seria?" (linha 03). Indique o valor do futuro do pretérito na frase acima destacada.
fato futuro relacionado a outro fato futuro.
suposição relativa a um fato futuro.
suposição relativa a um fato passado.
fato futuro relacionado ao presente.
"Mesmo assim, tal atividade deve ser reconhecidamente leve, excluindo-se, por exemplo, o trabalho exercido nas indústrias, nas oficinas e na agricultura"; o comentário INCORRETO a respeito desse segmento do texto é:
infere-se do que aí é dito que o trabalho agrícola é bastante pesado para crianças;
a atividade a que se refere o texto é a condição de aprendiz da criança e do adolescente;
o trabalho que pode ser exercido pelas crianças e adolescentes deve ser considerado, geralmente, como leve;
a expressão mesmo assim introduz uma idéia de concessão;
o trabalho exercido nas indústrias, nas oficinas e na agricultura não são os únicos considerados inadequados para as crianças.
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Com base no texto VI, julgue os seguintes itens.
Mantêm-se a coerência e a coesão textuais ao deslocar-se a expressão "acompanhado de outros especialistas norteamericanos no assunto" (L.18-19) para o início do período ou para imediatamente após "ilícitos" (L.21).
Língua Portuguesa - Período Composto - Institucional Municipal de Pesquisa, Administração e Recursos Humanos (IMPARH) - 2002
Em que opção a idéia expressa pela oração não está corretamente indicada?
do que os acertos (l. 4) - comparação
para esconder um erro estratégico. . . (l. 6 e 7) - finalidade
para trabalhar um candidato governista (l. 14) - causa
já que o adversário tinha flancos frágeis (l. 21) - causa
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Analisando as passagens do texto LP-II sob a ótica dos processos de coordenação e subordinação, julgue os itens subseqüentes.
Na construção parei de comer galinha, deixei de ter relações sexuais, abandonei o hábito de tomar qualquer coisa em lata, deixei de ir aos shoppings, entre as orações, estabelece-se uma relação de coordenação, mas, dentro de cada oração, dá-se a subordinação dos termos.
Considerando os versos de Maximiano de Sousa, assinale a alternativa que apresente análise INCORRETA do termo sublinhado.
"Não queiras gostar de mim sem que eu te peça." (oração subordinada adverbial condicional)
Língua Portuguesa - Período Composto - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2002
Hoje o doente fica tão perdido que tem gente que vai a três médicos e toma os remédios que os três receitaram. As conjunções grifadas no período acima estabelecem entre as orações, respectivamente, as idéias de
conseqüência e adição.
causa e restrição.
conseqüência e restrição.
modo e causa.
modo e adição.
O processo de liberalização do trabalho levou muitos séculos.
Na atualidade é impossível afirmar que tenham desaparecido situações de escravidão ou exploração no trabalho.
Isso ocorre mesmo em países de economia avançada.
As três frases formam um único período, com correção e lógica, em:
O processo de liberalização do trabalho levou muitos séculos, embora na atualidade seja impossível afirmar que tenham desaparecido situações de escravidão ou exploração no trabalho, o que ocorre mesmo em países de economia avançada.
O processo de liberalização do trabalho, no entanto, levou muitos séculos, e isso ocorreu mesmo em países de economia avançada, onde na atualidade é impossível afirmar que já desapareceram situações de escravidão ou exploração no trabalho.
O processo de liberalização do trabalho levou muitos séculos, e na atualidade é impossível afirmar que tenha desaparecido situações de escravidão ou exploração no trabalho, o que ocorre em países de economia avançada, mesmo.
Na atualidade é impossível afirmar que tenham desaparecido situações de escravidão ou exploração no trabalho, já que o processo de liberalização do trabalho levou muitos séculos, ocorrendo mesmo em países de economia avançada.
Isso, que é o processo de liberalização do trabalho, ocorre em países de economia avançada mesmo, tendo levado muitos séculos, mas na atualidade é impossível afirmar que tenham desaparecido situações de escravidão ou exploração no trabalho.
As questões de números 1 a 9 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Os números iniciais do Censo 2000 revelam melhorias.
A queda das taxas de mortalidade infantil foi maior do que o esperado.
Boa parte da população brasileira continua vivendo na pobreza.
As frases acima formam um único período, com correção e lógica, em:
Se as taxas de mortalidade infantil entraram em queda maior do que era esperada, a população brasileira continua vivendo na pobreza, apesar das melhorias que o Censo 2000, revelam em seus dados iniciais.
A população brasileira em boa parte continua vivendo na pobreza, os números iniciais do Censo 2000 revelam as melhorias, onde as taxas de mortalidade infantil em queda, maior do que se esperava.
Com a queda das taxas de mortalidade infantil, e os números iniciais do Censo 2000 revela que foi maior que o esperado, mas boa parte da população brasileira continua vivendo na pobreza.
Os números iniciais do Censo 2000 melhoraram, com a queda das taxas de mortalidade infantil, que foi maior do que se esperavam, onde boa parte da população brasileira continua vivendo na pobreza.
Boa parte da população brasileira continua vivendo na pobreza, conquanto os números iniciais do Censo 2000 revelem melhorias, como a queda das taxas de mortalidade infantil, maior do que o esperado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...