Lista completa de Questões sobre Período Composto para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Em relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
O período "O ICMS (...) com o FMI" (L.11-12) estaria igualmente de acordo com as exigências da norma culta se fosse assim reescrito: Os governos estaduais cumpriram a meta fiscal fixada em acordo com o FMI, no que foram ajudados pelo ICMS.
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
A partir da análise da estrutura sintática dos períodos do último parágrafo do texto III, julgue os seguintes itens.
O último período do texto compreende quatro orações, das quais as duas primeiras expressam, respectivamente, as circunstâncias adverbiais de condição e de finalidade.
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
uanto aos aspectos gramaticais dos textos I e II, julgue os itens abaixo.
No texto I, a oração "para que os próximos anos sejam como todos nós esperamos" (L.9-10), por expressar uma circunstância de tempo, é classificada como adverbial temporal.
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Tendo em vista os processos de coordenação e de subordinação, julgue os itens abaixo, relativos ao texto III.
A oração "como os clientes mais velhos fazem uso da nova tecnologia" (L.13) é classificada como subordinada adjetiva explicativa, porque está relacionada à oração anterior.
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Tendo em vista os processos de coordenação e de subordinação, julgue os itens abaixo, relativos ao texto III.
O período "Afinal, além da movimentação normal dos clientes, eles também poderão ganhar nas transações de comércio eletrônico" (L.10-11) é composto por três orações subordinadas.
"Mas, desculpe minha infinita ignorância, por que enviar à forca uma mulher que no julgamento perdoou ao frio assassino do filho? " ; o número de orações neste período do texto é:
"E não basta que a vida social permita apenas a satisfação de algumas necessidades da pessoa humana ou de todas as necessidades de apenas algumas pessoas."; com o segmento sublinhado, o autor do texto:
alude à discriminação racial;
refere-se à falta de disciplina social;
indica a existência de desigualdades sociais;
mostra a justa distribuição de renda no Brasil;
critica a falta de preocupação com a solidariedade.
"...ficaria louca se continuasse sozinha." ; a relação entre essas duas orações mostra que:
a segunda só se realiza se a primeira não realizar-se;
a primeira se realiza contanto que a segunda não se realize;
a segunda é conseqüência da primeira;
a primeira é motivada pela segunda;
a primeira é uma hipótese para a realização da segunda.
"...quer sempre que alguém lhe dê atenção e que todos a respeitem."; transformando a última oração em forma nominal, temos como forma adequada:
(quer) que seja respeitada por todos;
(quer) que haja respeito por parte de todos;
(quer) respeito de todos;
(quer) que se respeite a todos;
(quer) que todos sejam respeitados.
TEXTO I
A relação entre a morte do dourado e a piranha é a de:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...