Questões sobre Pontuação

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                                            A importância do censo

O censo ajuda cada um de nós a conhecer melhor os estados e, principalmente, nossos municípios. Os resultados do censo refletem a realidade brasileira, fornecendo o retrato do Brasil num determinado período de tempo. Seus dados são utilizados em programas e projetos que contribuem para estudar o crescimento e a evolução da população ao longo do tempo, identificar regiões que precisam de investimentos em saúde, habitação, transportes, energia, programas de assistência à velhice.

Seus efeitos podem ser vistos, também, na agropecuária. Conhecendo melhor a situação deste setor, o governo pode criar novos incentivos na produção da agricultura familiar, por exemplo, em produtos que alimentam os brasileiros, como arroz, feijão, milho, mandioca, hortaliças, além da criação de caprinos, ovinos e gado de leite.

A sociedade também pode fazer uso destes resultados. Eles podem indicar locais propícios para instalação de fábricas, supermercados, shopping centers, escolas, creches, cinemas, restaurantes, lojas. Além disso, podem servir de base para que os cidadãos possam reivindicar maior atenção do governo para problemas específicos, como a expansão da rede de água e esgoto, expansão de rede telefônica, instalação de postos de saúde, etc.

 Disponível em www.ibge.gov.br/censo/motivos.shtm

− O que o governo pode fazer com os resultados do censo

− Pode fazer o seguinte melhorar o saneamento melhorar postos de saúde e construir casas populares

Assinale a pontuação correta para o texto.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

O texto abaixo serve de base para a resolução das questões de 11 a 20.

Quando a autora diz que os carteiros gostariam de ganhar “presentes” da comunidade, o uso das aspas no termo se justifica:

  • A.

    Por ter sido usado no sentido literal

  • B.

    Por ser antônimo de favores

  • C.

    Por ser sinônimo de favores

  • D.

    Pelo destaque dado à ironia que ele representa

  • E.

    Pelo exagero e preciosismo da autora

"Ênio, poeta latino do século II a.C., falava três línguas:...". Nesse trecho, as vírgulas foram usadas com a finalidade de:

  • A.

    isolar um segmento que tem função de aposto.

  • B.

    separar os elementos de uma enumeração.

  • C.

    demarcar um breve comentário do autor.

  • D.

    indicar a introdução de um adjunto adverbial.

  • E.

    separar o sujeito do predicado.

Leia o texto a seguir, para responder às questões de 16 a 19.

Texto I

                                

            

A propósito da pontuação do texto I, assinale Falso (F) ou Verdadeiro (V).

I - Na linha 1, o uso da vírgula é obrigatório depois de "No Brasil",para indicar o deslocamento da expressão para o início da oração.

II - Na linha 5, o emprego de parênteses isola a sigla da instituição realizadora de pesquisa descrita no texto.

III - Nas linhas 7 e 9, o emprego de aspas marca o discurso direto, isto é, a citação literal das palavras do presidente do Instituto.

IV - Na linha 14, o emprego da vírgula é obrigatório porque a oração seguinte, iniciada por "queï", tem sentido restritivo.

V - Na linha 17, o uso de travessão serve para destacar, enfaticamente, a parte final do enunciado.

A seqüência correta é

  • A.

    F V F F F.

  • B.

    F V F V F.

  • C.

    V F V V F.

  • D.

    F F V V V.

  • E.

    V V V F V.

De acordo com as regras de pontuação, assinale a alternativa em que os termos destacados estejam corretamente justificados:

I. O cliente Gercino Machado Parreira, presidente de uma entidade associativa em Palmas (TO) , afirmou que a ofensa lhe trouxe graves problemas, porque é conhecido na cidade.

II. Sustentou, ainda, que o valor da indenização foi excessivo.

III. O ministro Jorge Scartezzini, relator do caso, entendeu que o valor da indenização foi realmente excessivo e o reduziu para R$ 6 mil.

  • A.

    I- aposto; II- oração intercalada; III- vocativo

  • B.

    I-vocativo; II- palavra interpositiva; III- vocativo

  • C.

    I- aposto; II- palavra interpositiva; III- aposto

  • D.

    I-vocativo; II- oração intercalada; III- aposto

  • E.

    I- aposto; II- enumeração; III- vocativo

A outra, que alguns chamam "português certo", é uma língua que aprendemos na escola". Nesse trecho, as vírgulas cumprem a função de

  • A.

    separar os termos numa enumeração.

  • B.

    delimitar um comentário do enunciador.

  • C.

    isolar um segmento com função apositiva.

  • D.

    marcar uma pausa entre o sujeito e o predicado.

  • E.

    inserir um segmento com valor adverbial.

Sem saber ainda direito como vai sobreviver – "as reservas que acumulei em Nova York estão indo embora" –, ele planeja as próximas paradas pela América do Sul. (L.35-37)

O trecho entre travessões indica:

  • A.

    uma contradição.

  • B.

    uma exemplificação.

  • C.

    uma explicação.

  • D.

    uma explicitação.

  • E.

    um questionamento.

Entre as opções abaixo, que, em seu conjunto, constituem um texto, assinale a que apresenta erro gramatical.

  • A.

    A história registra muitas questões insolúveis, do mesmo modo que temas controversos. Não seria o caso de tentar inventariá-los.

  • B.

    De todos os modos, há circunstâncias que não podem deixar de ser referidas por sua relevância. A principal controvérsia diz respeito ao papel dos jesuítas.

  • C.

    Varnhagen afirmou que "justo é reconhecer que a Ordem prestou ao Brasil alguns serviços, bem como, por outro lado, parcialismo ou demência seria negar, quando os fatos evidenciam que, por vezes, pela ambição e orgulho de seus membros, chegou à provocar no país não poucos distúrbios."

  • D.

    O desdobramento dessa hostilidade seria a expulsão dos jesuítas de nosso país, não se podendo perder de vista que o fenômeno ocorreu em outras nações, culminando com a própria extinção da Ordem, determinada pelo Vaticano.

Os itens a seguir contêm trechos sucessivos de um texto. Julgue-os quanto à pontuação.

I Através das informações de Léry, de Gabriel Soares, de Hans Staden, das crônicas dos jesuítas do século XVI, dos livros de Ives d'Evreux e de Claude d'Abbeville, vê-se, que, para a mulher tupi, a vida de casada era de contínuo trabalho: com os filhos, com o marido, com a cozinha, com os roçados.

II Isto sem esquecermos as indústrias domésticas a seu cargo, o suprimento de água e o transporte de fardos. Mesmo grávida a mulher índia, mantinha-se ativa dentro e fora de casa, apenas deixando, de carregar às costas, os volumes extremamente pesados.

III Mãe, acrescentava às suas muitas funções: a de tornar-se uma espécie de berço ambulante da criança, de amamentála, às vezes até aos sete anos, de lavá-la, de ensinar as meninas a fiar algodão e a preparar a comida.

IV E eram de suas próprias mãos os utensílios de que se servia para fazer a comida, para guardá-la, para pisar o milho ou o peixe, moquear a carne, espremer raízes, peneirar as farinhas: os alguidares, as urupemas, as cuias, as cabaças de beber água, os balaios.

 

                                                                                              

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4

Assinale a opção que apresenta erro de pontuação

  • A.

    Pela primeira vez, a população de Belo Horizonte vai poder escolher, por meio da Internet, as obras que serão executadas na cidade. Disponível no período de 1.º a 30 de novembro, a nova modalidade, conhecida por Orçamento Participativo Digital, tem parceria entre a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH) e o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

  • B.

    O novo sistema baseia-se em dados fornecidos pelo TRE-MG à PBH (quantitativo de eleitores, número do título de eleitor etc.), e foi solicitado pelo prefeito de BH, Fernando Pimentel, há cerca de seis meses, ao então presidente da instituição, Armando Pinheiro Lago.

  • C.

    O voto via Internet será permitido apenas para aqueles com domicílio eleitoral na capital (aproximadamente 1,7 milhão de pessoas), que poderão decidir pelo conjunto de nove obras (quatro em cada regional) que serão feitas no município em um prazo máximo de dois anos.

  • D.

    Para votar, o cidadão deve entrar no sítio da PBH. Quem não tiver acesso à Internet em casa pode ir até um dos 175 postos públicos montados, pela PBH onde haverá monitores para ajudar aqueles que não estão acostumados a lidar com computador.

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