Questões sobre Pontuação

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Considerando as estruturas lingüísticas e os sentidos do texto acima, julgue os itens que se seguem.

I Em lugar de "Aparecem" (L.11), estaria igualmente correta e de acordo com as idéias do texto a seguinte redação: Essas idéias aparecem.

II A expressão "em França" (L.13) pode, sem prejuízo para a correção gramatical, ser substituída por na França.

III A palavra "messiânica" (L.15) diz respeito a um movimento ou sistema ideológico que prega a salvação da humanidade por meio da entronização de um messias que pode ser um indivíduo, uma classe ou uma idéia.

IV Não há emprego de vírgula após "messiânica" (L.15) porque a oração subseqüente tem natureza explicativa.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4

Assinale a opção que apresenta erro de pontuação.

  • A.

    Pela primeira vez, a população de Belo Horizonte vai poder escolher, por meio da Internet, as obras que serão executadas na cidade. Disponível no período de 1.º a 30 de novembro, a nova modalidade, conhecida por Orçamento Participativo Digital, tem parceria entre a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH) e o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

  • B.

    O novo sistema baseia-se em dados fornecidos pelo TRE-MG à PBH (quantitativo de eleitores, número do título de eleitor etc.), e foi solicitado pelo prefeito de BH, Fernando Pimentel, há cerca de seis meses, ao então presidente da instituição, Armando Pinheiro Lago.

  • C.

    O voto via Internet será permitido apenas para aqueles com domicílio eleitoral na capital (aproximadamente 1,7 milhão de pessoas), que poderão decidir pelo conjunto de nove obras (quatro em cada regional) que serão feitas no município em um prazo máximo de dois anos.

  • D.

    Para votar, o cidadão deve entrar no sítio da PBH. Quem não tiver acesso à Internet em casa pode ir até um dos 175 postos públicos montados, pela PBH onde haverá monitores para ajudar aqueles que não estão acostumados a lidar com computador.

Em relação ao texto acima, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Prejudica-se a correção gramatical do período ao se substituir "acerca da" (L.2) por cerca da.

  • B.

    O recurso enfático de iniciar a maior parte dos períodos com a mesma palavra, como ocorreu no texto acima, é inadequado para textos de correspondência oficial.

  • C.

    As expressões "a ensejar" (L.8), "a inibir" (L.8) e "a atravessar" (L.10) podem, sem prejuízo para a correção gramatical, ser substituídas por ensejando, inibindo e atravessando, respectivamente.

  • D.

    O emprego de vírgula após "Tristeza" (L.11) justifica-se para isolar aposto.

Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.

"Mas entender o átomo não era o único desafio para os físicos dos anos 1900."

Em cada alternativa abaixo, reescreve-se essa frase do texto. A nova redação não é bem sucedida do ponto de vista gramatical em:

  • A.

    Mas entender, para os físicos dos anos 1900, o átomo não era o único desafio.

  • B.

    Mas, para os físicos dos anos 1900, entender o átomo não era o único desafio.

  • C.

    Mas entender o átomo não era, para os físicos dos anos 1900, o único desafio.

  • D.

    Mas entender o átomo, para os físicos dos anos 1900, não era o único desafio.

Assinale a alternativa incorreta quanto à pontuação:

  • A.

    O equipamento era, com muito cuidado, guardado em grandes caixas.

  • B.

    Com muito cuidado, o equipamento era guardado em grandes caixas.

  • C.

    O equipamento era guardado em grandes caixas com muito cuidado.

  • D.

    Em grandes caixas; o equipamento, era guardado, com muito cuidado.

Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.

"Aqui se via a influência da Física de Newton: os físicos tendiam a imaginar as partículas como se fossem pequenas "bolas de bilhar".

Nessa frase, os dois-pontos são empregados como instrumento de coesão com a seguinte função:

  • A. Substituir o travessão.
  • B. Apresentar uma explicação.
  • C. Determinar uma especificação.
  • D. Vincular o aposto a seu referente.

Com relação à pontuação, está incorreta qual das frases abaixo?

  • A.

    A velhinha caminhava pela praça silenciosa.

  • B.

    A velhinha caminhava pela praça, silenciosa.

  • C.

    Quando nossa situação ficou difícil, eles nos abandonaram.

  • D.

    Ninguém ainda descobriu, como ele conseguiu chegar lá.

Texto de apoio para a questão 9.

De acordo com as regras de pontuação, assinale a alternativa em que os termos destacados estejam corretamente justificados:

I. O cliente Gercino Machado Parreira, presidente de uma entidade associativa em Palmas (TO), afirmou que a ofensa lhe trouxe graves problemas, porque é conhecido na cidade.

II. Sustentou, ainda, que o valor da indenização foi excessivo.

III. O ministro Jorge Scartezzini, relator do caso, entendeu que o valor da indenização foi realmente excessivo e o reduziu para R$ 6 mil.

  • A.

    I- aposto; II- oração intercalada; III- vocativo

  • B.

    I-vocativo; II- palavra interpositiva; III- vocativo

  • C.

    I- aposto; II- palavra interpositiva; III- aposto

  • D.

    I-vocativo; II- oração intercalada; III- aposto

  • E.

    I- aposto; II- enumeração; III- vocativo

As aspas empregadas no primeiro parágrafo do texto servem para:

  • A.

    destacar palavras importantes no texto;

  • B.

    copiar palavras de autoria alheia;

  • C.

    mostrar palavras empregadas com sentido diferente;

  • D.

    indicar palavras que foram traduzidas;

  • E.

    valorizar o relatório da polícia.

Assinale a opção em que o fragmento apresenta erro de pontuação.

  • A.

    O empobrecimento das possibilidades de leitura dos professores e, por conseqüência, do alunado, como ocorreu mais incisivamente no período de ditadura e arbítrio, significou, antes de mais nada, o empobrecimento do próprio ensino.

  • B.

    A busca do conhecimento, por meio da escola, é feita, fundamentalmente, a partir do texto escrito ou, na pior das hipóteses, por meio de textos oralizados.

  • C.

    A redução do tempo dos professores para dedicação ao estudo e à leitura, a falta de poder aquisitivo para a compra de livros, a compartimentalização da docência devido ao corre-corre diário e a desintegração curricular não ocorreram por acaso; pelo contrário, eles devem ser tomados e entendidos como mecanismos muito bem calculados pelo regime opressor com o intuito de manter o povo na ignorância, de impedir a democratização do saber.

  • D.

    Oprimindo os professores, e empobrecendo ao máximo as condições para o ensino qualitativo, o poder dominante estava em essência, reproduzindo as estruturas sociais injustas, e, dessa forma, dificultando a circulação democrática do conhecimento junto às pessoas.

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