Questões sobre Pontuação

Lista completa de Questões sobre Pontuação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito da pontuação do texto, considere:

I. Mantendo-se a correção, uma pontuação alternativa para um segmento do texto é: A “sehnsucht” alemã abrange, ao contrário, tanto o passado como o futuro. (2º parágrafo)

II. Sem prejuízo do sentido e da correção, uma vírgula pode ser inserida imediatamente após lânguido, no segmento ... a palavra alemã é portadora de um acento menos lânguido e a insatisfação nela contida transforma-se com mais facilidade em mola de ação. (final do texto)

III. Sem prejuízo da coesão textual e do sentido original, o segmento ... é um sentimento geralmente voltado para o passado... pode ser isolado por vírgulas. (1º parágrafo)

Está correto o que consta APENAS em

  • A. II e III.
  • B. I e III.
  • C. I e II.
  • D. I.
  • E. II.

Acerca das estruturas linguísticas do texto A gestão pública adaptada ao novo paradigma da eficiência, julgue os itens subsecutivos.

As vírgulas empregadas nas linhas 4 e 6 isolam segmento de natureza adverbial: “para atender (...) custo possível”.

  • C. Certo
  • E. Errado

A frase citada do texto que permanece correta após o acréscimo das vírgulas é:

  • A. Já trocamos, uns cinco e-mails e uns dez recados, pelo celular. (quinto parágrafo)
  • B. Acredito, que acabei me adaptando, a esse mundo moderno. (primeiro parágrafo)
  • C. Há três semanas, que estou combinando, um almoço com um grande amigo. (quinto parágrafo)
  • D. Hoje cedo, eu me lembrei da minha mãe, à beira do fogão, separando os marinheiros do arroz e tirando as pedras do feijão. (terceiro parágrafo)
  • E. Estou pensando, seriamente, em sair daqui uma hora dessas, chegar, à casa dele e tocar, a campainha. (sexto parágrafo)

Em relação às estruturas linguísticas e às ideias do texto I, julgue os itens a seguir.

Na linha 5, o emprego do travessão tem a função de enfatizar a ausência de contato humano nas atividades realizadas no cotidiano, que são narradas no primeiro parágrafo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às estruturas linguísticas e às ideias do texto I, julgue os itens a seguir.

Na linha 9, os dois-pontos têm a função de introduzir uma explicação referente à informação anterior.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às estruturas linguísticas do texto II e às ideias nele desenvolvidas, julgue os próximos itens.

Na linha 24, o emprego da vírgula após o travessão é facultativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência aos sentidos e às estruturas do texto acima, julgue os itens a seguir.

Preservam-se as relações sintáticas e a correção gramatical entre as orações ao substituir o sinal de dois-pontos (l.12) por ponto e vírgula ou vírgula.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às estruturas linguísticas do texto I, julgue os itens seguintes.

Caso a vírgula que sucede o vocábulo “eleitoral” (l.12) fosse suprimida, o sentido do texto seria preservado, mas não a sua correção gramatical.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às estruturas linguísticas do texto I, julgue os itens seguintes.

Na linha 26, as vírgulas empregadas após os vocábulos “provincial” e “geral” evitam a repetição da expressão “tinham apenas de comprovar”, já expressa na linha 24.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relacionados às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima.

Para a retomada de ideias na organização das orações do texto, admite-se, após “fatores” (l.3), a substituição da vírgula por ponto e vírgula.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...