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Nas linhas 19 e 20, as aspas foram utilizadas para se registrar literalmente parte do conteúdo de uma lei cuja forma lingüística exemplifica o anacronismo de leis que ainda estavam em vigência no município de São Paulo.
-Você conhece Manaus ( )
-Não ( ) nunca fui lá ( )
A pontuação correta das frases acima é:
? ! .
? , .
? : !
! ! .
! ? .
O uso dos travessões no trecho "quem tem um bilhão – de dólares, euros ou yens – vale mais do que quem tem só um milhão," (l. 12-14) demonstra a intenção autoral de assinalar uma:
hesitação do falante.
expressão intercalada.
interrogação direta.
entonação especial.
pausa de curta duração.
Observe a regência nas proposições abaixo e assinale a alternativa que obedece à norma culta da língua:
Todos nós aspiramos o sucesso no concurso como aspiramos o ar puro da manhã.
O inspetor visou aos diplomas, pois o ensino visa a ascensão social.
Casamento implica em muita responsabilidade.
Assistimos à dor e ao sofrimento dos pacientes do INSS sem poder assisti-los com dignidade.
As questões de números 11 a 17 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
(segregação ocupacional por preconceito racial, disparidades salariais e menor participação feminina nas associações de categorias profissionais, entre outras) (início do 3o parágrafo)
O segmento entre parênteses isola, no contexto,
informação desnecessária, por estar prevista anteriormente.
repetição, para dar mais ênfase à afirmativa que o precede.
citação de termos técnicos referentes ao assunto abordado.
interrupção intencional, para introduzir uma afirmativa importante no contexto.
enumeração que especifica um termo anterior a ele.
Julgue os itens que se seguem, referentes ao texto acima.
O emprego da vírgula tanto após o trecho Para diminuir a distância (l.13) quanto após a expressão Nesse sentido (l.14) é facultativo, o que significa que ambas as vírgulas podem ser retiradas do texto sem que isso acarrete erro de pontuação.
Marque a alternativa cuja pontuação esteja em desacordo com a norma culta.
A paixão, segundo o texto, é um sentimento incômodo.
O vazio e a insegurança, que a paixão causa, são sentimentos avassaladores.
A paixão, que nem sempre causa sofrimento, pode vir associada à cólera.
Pediu, implorou, ajoelhou-se aos pés dela, mas ela não voltou.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação de Amparo à Pesquisa e Exrensão Universitária (FAPEU) - 2005
Considerando as várias possibilidades de alteração dos constituintes e da pontuação dada na máxima de Celsus (enunciado da questão anterior), assinale a alternativa CORRETA que não al-tera o sentido original.
Saber as leis, não é recordar as palavras suas. É compreender-lhes, portanto, a força e o espí-rito.
Saber as leis, não é recordar as suas palavras, compreender-lhes, contudo, a força e o espírito.
Saber as leis não é recordar as suas palavras. É compreender-lhes a força e o espírito.
Saber as leis é não recordar as suas palavras, mas compreender-lhes a força, e o espírito.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
Assinale a alternativa INCORRETA.
É facultativo o emprego da vírgula, depois de A princípio (linha 5) e Nos últimos tempos (linha 8).
O ponto da linha 16 pode ser substituído por ponto-e-vírgula, sem que a compreensão do texto se altere.
O travessão da linha 9 coloca em destaque, enfaticamente, a parte final da frase em que se encontra.
Os dois-pontos da linha 1 apresentam um esclarecimento para o enunciado apresentado.
Analise as proposições e assinale a alternativa correta:
I As palavras acesso e obsessão têm, respectivamente, seis letras / cinco fonemas, e, oito letras / sete fonemas.
II. Nas palavras sou, luar e averigúe o u classifica-se como vogal.
III. Os hiatos são sempre separados quando da divisão silábica: ru-im, pa-ís, sa-í-ram.
IV. Nas palavras guerra, quilo, questão o u representa uma vogal ou semivogal.
V. É preciso conhecer as regras de divisão silábica para separar as palavras no final das linhas, pois a divisão silábica obedece a algumas regras básicas. Ditongos e tritongos, por exemplo, pertencem a uma única sílaba, como em di-nhei-ro, i-guais, pai, Pa-ra-guai.
II, V
II, III
II, IV, V
I, III, V
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