Questões sobre Pontuação

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Nas linhas 19 e 20, as aspas foram utilizadas para se registrar literalmente parte do conteúdo de uma lei cuja forma lingüística exemplifica o anacronismo de leis que ainda estavam em vigência no município de São Paulo.

  • C. Certo
  • E. Errado

-Você conhece Manaus ( )

-Não ( ) nunca fui lá ( )

A pontuação correta das frases acima é:

  • A.

    ? ! .

  • B.

    ? , .

  • C.

    ? : !

  • D.

    ! ! .

  • E.

    ! ? .

O uso dos travessões no trecho "quem tem um bilhão – de dólares, euros ou yens – vale mais do que quem tem só um milhão," (l. 12-14) demonstra a intenção autoral de assinalar uma:

  • A.

    hesitação do falante.

  • B.

    expressão intercalada.

  • C.

    interrogação direta.

  • D.

    entonação especial.

  • E.

    pausa de curta duração.

Observe a regência nas proposições abaixo e assinale a alternativa que obedece à norma culta da língua:

  • A.

    Todos nós aspiramos o sucesso no concurso como aspiramos o ar puro da manhã.

  • B.

    O inspetor visou aos diplomas, pois o ensino visa a ascensão social.

  • C.

    Casamento implica em muita responsabilidade.

  • D.

    Assistimos à dor e ao sofrimento dos pacientes do INSS sem poder assisti-los com dignidade.

As questões de números 11 a 17 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

(segregação ocupacional por preconceito racial, disparidades salariais e menor participação feminina nas associações de categorias profissionais, entre outras) (início do 3o parágrafo)

O segmento entre parênteses isola, no contexto,

  • A.

    informação desnecessária, por estar prevista anteriormente.

  • B.

    repetição, para dar mais ênfase à afirmativa que o precede.

  • C.

    citação de termos técnicos referentes ao assunto abordado.

  • D.

    interrupção intencional, para introduzir uma afirmativa importante no contexto.

  • E.

    enumeração que especifica um termo anterior a ele.

Julgue os itens que se seguem, referentes ao texto acima.

O emprego da vírgula tanto após o trecho “Para diminuir a distância” (l.13) quanto após a expressão “Nesse sentido” (l.14) é facultativo, o que significa que ambas as vírgulas podem ser retiradas do texto sem que isso acarrete erro de pontuação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Marque a alternativa cuja pontuação esteja em desacordo com a norma culta.

  • A.

    A paixão, segundo o texto, é um sentimento incômodo.

  • B. A paixão que o cegara, era também fonte de vida.
  • C.

    O vazio e a insegurança, que a paixão causa, são sentimentos avassaladores.

  • D.

    A paixão, que nem sempre causa sofrimento, pode vir associada à cólera.

  • E.

    Pediu, implorou, ajoelhou-se aos pés dela, mas ela não voltou.

Considerando as várias possibilidades de alteração dos constituintes e da pontuação dada na máxima de Celsus (enunciado da questão anterior), assinale a alternativa CORRETA que não al-tera o sentido original.

  • A.

    Saber as leis, não é recordar as palavras suas. É compreender-lhes, portanto, a força e o espí-rito.

  • B.

    Saber as leis, não é recordar as suas palavras, compreender-lhes, contudo, a força e o espírito.

  • C.

    Saber as leis não é recordar as suas palavras. É compreender-lhes a força e o espírito.

  • D.

    Saber as leis é não recordar as suas palavras, mas compreender-lhes a força, e o espírito.

Assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    É facultativo o emprego da vírgula, depois de A princípio (linha 5) e Nos últimos tempos (linha 8).

  • B.

    O ponto da linha 16 pode ser substituído por ponto-e-vírgula, sem que a compreensão do texto se altere.

  • C.

    O travessão da linha 9 coloca em destaque, enfaticamente, a parte final da frase em que se encontra.

  • D.

    Os dois-pontos da linha 1 apresentam um esclarecimento para o enunciado apresentado.

Analise as proposições e assinale a alternativa correta:

I As palavras acesso e obsessão têm, respectivamente, seis letras / cinco fonemas, e, oito letras / sete fonemas.

II. Nas palavras sou, luar e averigúe o u classifica-se como vogal.

 III. Os hiatos são sempre separados quando da divisão silábica: ru-im, pa-ís, sa-í-ram.

IV. Nas palavras guerra, quilo, questão o u representa uma vogal ou semivogal.

V. É preciso conhecer as regras de divisão silábica para separar as palavras no final das linhas, pois a divisão silábica obedece a algumas regras básicas. Ditongos e tritongos, por exemplo, pertencem a uma única sílaba, como em di-nhei-ro, i-guais, pai, Pa-ra-guai.

  • A.

    II, V

  • B.

    II, III

  • C.

    II, IV, V

  • D.

    I, III, V

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