Questões sobre Pontuação

Lista completa de Questões sobre Pontuação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No trecho abaixo, adaptado da revista Vida Simples (dezembro de 2004, p. 26), assinale a alternativa que traz a pontuação de acordo com as normas da gramática normativa:

  • A.

    Há situações em que obviamente, é preciso reflexão e seriedade: uma doença grave, por exemplo. Comparado a isso, um relatório com prazo para ser entregue, fica pequeno, certo? Nem sempre. Há hoje uma ditadura do acerto, que proíbe qualquer erro. Então, na tentativa de não errar nunca, de corresponder ao que esperam de nós, degraus viram barreiras intransponíveis

  • B.

    Há situações em que, obviamente, é preciso reflexão e seriedade: uma doença grave, por exemplo. Comparado a isso, um relatório com prazo para ser entregue fica pequeno, Certo? Nem sempre. Há hoje uma ditadura do acerto, que proíbe qualquer erro. Então, na tentativa de não errar nunca, de corresponder ao que esperam de nós, degraus viram barreiras intransponíveis

  • C.

    Há situações, em que obviamente é preciso reflexão e seriedade – uma doença grave, por exemplo. Comparado a isso um relatório com prazo para ser entregue, fica pequeno, certo? Nem sempre. Há hoje uma ditadura do acerto, que proíbe qualquer erro, então, na tentativa de não errar, nunca de corresponder ao que esperam de nós, degraus viram barreiras intransponíveis

  • D.

    Há situações em que, obviamente é preciso reflexão e seriedade; uma doença grave, por exemplo. Comparado a isso, um relatório, com prazo para ser entregue fica pequeno, certo? Nem sempre! Há hoje uma ditadura do acerto, que proíbe qualquer erro, então na tentativa de não errar, nunca de corresponder ao que esperam de nós, degraus viram barreiras intransponíveis.

Assinale a opção em que a retirada da(s) vírgula(s) NÃO modifica o sentido da sentença.

  • A.

    João, desenha uma ave no caderno.

  • B.

    No dia 5 de outubro, comemora-se o Dia da Ave.

  • C.

    Chamei a menina, que estava sentada, e ela não se mexeu.

  • D.

    Ela falava sem parar - da festa, do fim de semana e das férias de verão.

  • E.

    A secretária, organizada, não deixa trabalho para o dia seguinte.

Assinale a opção em que o trecho apresenta pontuação correta.

  • A.

    Em um estado com área de 1,2 milhão de quilômetros quadrados, o segundo maior da Federação brasileira, e com 20% da população - de 7 milhões de habitantes - na capital, já destituída de função produtiva de significação, o tema da redivisão territorial deveria ser fundamental. Mas, contrariando a lógica e o bom senso, isso não ocorre no Pará.

  • B.

    A eventualidade do retalhamento do estado, para a formação de novos estados emerge apenas episodicamente. Quando surge, é tratada como urgência e emergência. Uma vez cessado o risco de mudança, a letargia devolve, o tema, quase à estaca zero, ao ponto de partida.

  • C.

    À semelhança de quase toda a elite local a imprensa se assustou, mais uma vez com a possibilidade de desmembramento do Pará. Em vez de examinar o problema racionalmente, a mídia, simplesmente se danou a dar gritos de alerta, e a bradar contra a ameaça.

  • D.

    O mote fundamental da posição contrária ao desmembramento do estado é congênito: quem nasceu no Pará atual, não quer morrer em um Pará diferente. Dificilmente razão desse porte, conseguirá deter o avanço da reivindicação e da mobilização, pela criação de novos estados dentro do que hoje, é área única do Pará.

  • E.

    A composição demográfica, as características físicas, as condições sociais, políticas e econômicas do Pará, impõem como prioritário, na definição do seu futuro o tema da territorialidade. Independentemente das posições assumidas, diante da questão é preciso abordá-la.

 

 

Assinale o trecho que apresenta pontuação adequada de acordo com as normas da língua culta.

  • A.

    T. Watson, o legendário presidente da IBM, marcava reuniões para começar em horas quebradas, como 1h 58min. Quem chegasse depois pagava uma multa proporcional aos minutos de atraso.

  • B.

    T. Watson, o legendário presidente da IBM, marcava reuniões para começar em horas quebradas: como 1h 58min; quem chegasse depois pagava uma multa, proporcional, aos minutos de atraso.

  • C.

    T. Watson, o legendário presidente da IBM, marcava reuniões para começar em horas quebradas: como 1h 58min, quem chegasse depois pagava uma multa proporcional aos minutos de atraso.

  • D.

    T. Watson o legendário presidente da IBM, marcava reuniões para começar, em horas quebradas como 1h 58min. Quem chegasse depois, pagava uma multa proporcional aos minutos de atraso.

  • E.

    T. Watson o legendário presidente da IBM marcava reuniões, para começar em horas quebradas como 1h 58min; quem chegasse depois pagava uma multa proporcional aos minutos de atraso.

Considere as frases abaixo.

I. Os moradores de rua, que têm sido vítimas de violência, deverão ser recolhidos a um abrigo.

II. Os discos antigos, que ele herdou de seu avô, estão muito bem conservados.

III. Quem passa, distraidamente, por aquela rua talvez não note a beleza do velho casario.

A exclusão das vírgulas alterará o sentido SOMENTE do que está em

  • A. I.
  • B. II.
  • C. I e II.
  • D. III.
  • E. II e III.

"Wilson está entre os cientistas de vulto que clamam insistentemente pela atenção da humanidade para o perigo real e cada vez mais imediato para a sobrevivência de nós mesmos, que podemos ser arrastados num paroxismo de autodestruição, levando conosco as formas mais complexas de vida." (L.23-27) Assinale a alternativa que apresente pontuação igualmente correta para o trecho acima.

  • A.

    Wilson está entre os cientistas de vulto que clamam insistentemente pela atenção da humanidade para o perigo real – e cada vez mais imediato – para a sobrevivência de nós mesmos: que podemos ser arrastados num paroxismo de autodestruição, levando conosco as formas mais complexas de vida.

  • B.

    Wilson está entre os cientistas de vulto, que clamam insistentemente, pela atenção da humanidade para o perigo real e cada vez mais imediato para a sobrevivência de nós mesmos, que podemos ser arrastados num paroxismo de autodestruição, levando conosco as formas mais complexas de vida.

  • C.

    Wilson está entre os cientistas de vulto que clamam, insistentemente, pela atenção da humanidade para o perigo real e cada vez mais imediato para a sobrevivência de nós mesmos, que podemos ser arrastados num paroxismo de autodestruição, levando conosco, as formas mais complexas de vida.

  • D.

    Wilson está, entre os cientistas de vulto, que clamam insistentemente pela atenção da humanidade para o perigo real, e cada vez mais imediato, para a sobrevivência de nós mesmos, que podemos ser arrastados, num paroxismo de autodestruição, levando conosco as formas mais complexas de vida

  • E.

    Wilson está entre os cientistas de vulto, que clamam insistentemente pela atenção da humanidade para o perigo real, e cada vez mais imediato para a sobrevivência de nós mesmos – que podemos ser arrastados num paroxismo de autodestruição, levando conosco as formas mais complexas de vida.

As questões de números 10 a 17 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

... se bem que nunca fui de abandonar as "loirinhas bem geladas". (final do texto)

O emprego das aspas na frase acima indica, considerando- se o contexto,

  • A.

    ironia, pois o autor se refere a uma cerveja escura e não à clara, que é mais comum.

  • B.

    intenção especial na reprodução de uma maneira popular de referência à bebida.

  • C.

    citação exata usada na publicidade desenvolvida para a venda da nova cerveja.

  • D.

    receio de apontar um produto diferente daquele a que se refere a propaganda.

  • E.

    existência de uma forma de diálogo, com o envolvimento do leitor na narrativa.

Assinale a alternativa INCORRETA, quanto à pontuação.

  • A.

    As aspas, nas linhas 5-6 e 14-16, distinguem a fala do professor do restante do texto.

  • B.

    Em "O azul do mar, a areia branca das praias" (linha 12) a pontuação está errada, pois não se emprega vírgula no sujeito.

  • C.

    As duas primeiras frases do texto (linhas 1 a 3) podem ser unidas por uma vírgula (em substituição ao ponto), sem que o sentido do texto se altere.

  • D.

    A vírgula depois de "No Sri Lanka" (linha 20) marca um adjunto adverbial deslocado.

Atenção: As questões de números 1 a 9 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

... ter domínio sobre tantos conhecimentos: viver era bem mais simples.

O mundo seguia apenas dois modelos: o ocidental e o comunista.

O emprego dos dois pontos, como surgem nas frases acima, ambas do 1o parágrafo, indica que eles

  • A.

    assinalam a introdução de vozes de diferentes interlocutores no discurso.

  • B.

    podem introduzir segmentos que denotam diferentes noções dentro do contexto.

  • C.

    introduzem habitualmente segmentos de mesmo valor semântico.

  • D.

    especificam, muitas vezes, noções aparentemente desnecessárias, por estarem implícitas no contexto.

  • E.

    constituem um recurso expressivo supérfluo, pelo fato de ser possível substituí-los por quaisquer outros sinais.

Na citação (4) o emprego da vírgula após "outros" tem a mesma razão que justifica o seu emprego na seguinte alternativa:

  • A.

    O delegado presenciou o assalto, mas nada pôde fazer;

  • B.

    O assalto foi tão rápido, que ninguém pode impedi-lo;

  • C.

    O crime deve ser combatido, pois é um mal social;

  • D.

    O criminoso foi ferido e a vítima, não;

  • E.

    Apesar de a bala ter acertado o carro, ninguém ficou ferido.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...