Questões sobre Pontuação

Lista completa de Questões sobre Pontuação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Marque a assertiva correta em relação ao texto seguinte:

Hoje, as palavras-chave no mundo dos negócios são sensatez e relacionamento. A intensificação da crise econômica fortaleceu a imagem de empresas amadurecidas que souberam segurar o leme na tempestade de 2002 e agora retomam o prumo na calmaria de um ano marcado pela recessão. (Carta Capital, n° 307)

  • a.

    A regra de formação de plural de "palavraschave"( L.1) aplica-se também a matéria-prima.

  • b.

    A forma verbal da primeira oração poderia vir flexionada no singular, concordando com "sensatez"( L.2).

  • c.

    Se a expressão "da crise econômica"(L.3) for flexionada no plural, a forma verbal "fortaleceu" também deverá obrigatoriamente ser flexionada na terceira pessoa do plural.

  • d.

    O emprego de vírgula após "amadurecidas"( L.4), isolando a oração relativa manteria inalterados o sentido e a estrutura sintática do período.

  • e.

    As expressões "leme na tempestade"(L. 5) e "prumo na calmaria"(L.6) estão sendo usadas em sentido denotativo.

Julgue os seguintes itens a respeito da organização das idéias e das estruturas lingüísticas no texto.

Para que o texto atenda às exigências do padrão de linguagem adequado aos documentos oficiais, o emprego do sinal de travessão juntamente com o da vírgula, depois de "viagem" (L.5), deve ser evitado e, por isso, o duplo travessão deve ser retirado.

  • C. Certo
  • E. Errado

As questões 08 e 09 tomam por base o seguinte texto:

Assinale a opção correta a respeito do emprego de sinais de pontuação do texto.

  • A.

    A substituição do ponto final depois de "atual" ( l.2) pelo sinal de dois pontos prejudica a correção gramatical do texto e altera suas relações argumentativas.

  • B.

    A retirada da vírgula depois de "Péricles""(l.3) é admitida pela gramática, desde que a vírgula depois de "Atenas" (l.3) também seja retirada.

  • C. A substituição da vírgula depois de ""estrangeiros"" (l.5) pela conjunção aditiva e prejudica a correção gramatical do texto e o sentido de enumeração entre os termos.
  • D.

    A substituição da vírgula depois de ""cidadãos"" (l.8) pelo travessão é admitida pela gramática e tem o efeito de dar ênfase à idéia da oração que vem a seguir.

  • E. Por anteceder uma conjunção coordenativa, a vírgula antes de "ou""(l.11) pode ser suprimida, sem que fique prejudicada a correção gramatical do texto.

Julgue os seguintes itens a respeito da organização das idéias e das estruturas lingüísticas no texto.

Fazendo-se os ajustes necessários nas letras maiúsculas e minúsculas, mantêm-se a argumentação textual e a correção gramatical ao substituir o sinal de ponto depois de "turismo" (L.2) pelo sinal de ponto-e-vírgula ou pelo sinal de dois-pontos.

  • C. Certo
  • E. Errado

No texto abaixo foram substituídos sinais de pontuação por números. Assinale a seqüência de sinais de pontuação que devem ser inseridos nos espaços indicados para que o texto se torne coerente e gramaticalmente correto.

 Desconsidere a necessidade de transformar letras minúsculas em maiúsculas.

Os seres humanos sofrem sempre conflitos de interesse com os ressentimentos, facções, coalizões e instáveis alianças que os acompanham(1) no entanto, o que mais interessa nesses fenômenos conflituosos não é o quanto eles nos separam, mas quão freqüentemente eles são neutralizados, perdoados e desculpados. Nos seres humanos(2) com seu extraordinário dom narrativo, uma das principais formas de manutenção da paz é o dom humano de apresentar(3) dramatizar e explicar as circunstâncias atenuantes em torno de violações que ameaçam introduzir conflito na habitualidade da vida(4) o objetivo de tal narrativa não é reconciliar, não é legitimar, nem mesmo desculpar, mas antes(5) explicar.

(Jerome Bruner. Atos de significação, com adaptações)

  • A. | ; | , | . | : | , |
  • B. | ; | - | ; | . | ; |
  • C. | , | ; | - | ; | : |
  • D. | . | , | ; | ; | : |
  • E. | . | , | , | . | , |

A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

A organização das idéias no texto indica que a expressão "quase 470 mil árvores" (L.5) constitui o sujeito da primeira oração; por isso seu deslocamento para o início do texto preserva tanto a coerência textual quanto a correção gramatical, desde que seja retirado o sinal de dois pontos que a precede e sejam feitos os ajustes necessários nas letras minúsculas e maiúsculas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale o segmento inteiramente correto quanto ao emprego dos sinais de pontuação. (Tome os segmentos como partes consecutivas de um texto)

  • A.

    Vários autores acreditam que o romance, Frankenstein, de Mary Shelley foi decisivo para o estabelecimento de uma visão negativa da ciência; mostrou pela primeira vez, a imagem do cientista tomado pela paixão e pela loucura, "criando" um monstro que foge ao seu controle e ameaça a sociedade. Surgia o ""cientista louco" e a ciência como um instrumento perigoso e incontrolável.

  • B.

    Segundo Wolpert, "foi Mary Shelley quem criou o monstro de Frankenstein não foi a ciência; mas sua imagem é tão poderosa, que alimentou medos sobre a engenharia genética que dificilmente serão removidos". Não se poderia imaginar que aquela alegoria seria tão nefasta para os cientistas.

  • C.

    O livro de Mary Shelley é considerado o primeiro livro de ficção científica, mas o tratamento dado à figura dos cientistas, nas obras de ficção científica que o sucederam, não melhora a imagem do cientista. Num estudo em que se pediu que crianças, adolescentes e adultos definissem um cientista, por meio de desenho, a imagem que apareceu não foi positiva.

  • D.

    A visão estereotipada do cientista –"cara de louco, olhos esbugalhados, cabelos desgrenhados é difundida em diversos meios de comunicação muito poderosos"(cinema, quadrinhos, desenhos animados, televisão); isso, em nada contribui para facilitar o entendimento do que seja ciência.

  • E.

    Daí tive a idéia de montar um projeto de pesquisa! Se artistas convivessem com o cientista no laboratório, se vissem os experimentos e a carga emocional que despertam no pesquisador, se conversassem diariamente sobre seus trabalhos... Será que a ciência seria interpretada e mostrada de outra forma?

    (Diucênio Rangel, "O diálogo entre ciência e arte", com adaptações)

Leia o texto a seguir para responder às questões 12 e 13.

Assinale a alteração na pontuação que provoca incoerência textual ou erro gramatical no texto.

  • A. A substituição do ponto final depois de "cultural" (l.5) por dois-pontos.
  • B. A substituição dos dois-pontos depois de "simbólico" (l.11) pelo sinal de ponto-e-vírgula.
  • C. A substituição do sinal de ponto-e-vírgula depois de "nacional" (l.13) pela conjunção e.
  • D. A inserção de uma vírgula depois de "construir" (l.14).
  • E. A retirada da vírgula depois de "ponta" (l.14)

Em relação ao texto, assinale a opção correta.

  • A. A forma verbal "detêm" (l.3) está no plural para concordar com "cidades pequenas" (l.2).
  • B. A expressão "é paga" (l.5) concorda com "máquina administrativa" (l.4).
  • C. As vírgulas após "municípios" (l.7) e após "mostrou" (l.8) justificam-se por isolar oração intercalada entre termos da oração principal.
  • D. O emprego de dois-pontos após "duas ausências" (l.12), no lugar da vírgula, prejudica a correção do período.
  • E. A presença de artigo definido feminino singular, em suas duas ocorrências (l.12), indica que se pode subentender após o artigo a repetição da palavra "favelização"(l.11).

"Todo o lixo do Urucu é transformado em adubo ou reciclado e o dinheiro arrecadado, doado para instituições de caridade"; o emprego da vírgula, nesse segmento do texto:

  • A.

    é um erro porque é colocado entre sujeito e verbo;

  • B.

    assinala uma inversão de termos na frase;

  • C.

    mostra um termo intercalado;

  • D.

    indica uma omissão de termo;

  • E.

    destaca a necessidade de enfatizar um termo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...