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Marque a assertiva correta em relação ao texto seguinte:
Hoje, as palavras-chave no mundo dos negócios são sensatez e relacionamento. A intensificação da crise econômica fortaleceu a imagem de empresas amadurecidas que souberam segurar o leme na tempestade de 2002 e agora retomam o prumo na calmaria de um ano marcado pela recessão. (Carta Capital, n° 307)
A regra de formação de plural de "palavraschave"( L.1) aplica-se também a matéria-prima.
A forma verbal da primeira oração poderia vir flexionada no singular, concordando com "sensatez"( L.2).
Se a expressão "da crise econômica"(L.3) for flexionada no plural, a forma verbal "fortaleceu" também deverá obrigatoriamente ser flexionada na terceira pessoa do plural.
O emprego de vírgula após "amadurecidas"( L.4), isolando a oração relativa manteria inalterados o sentido e a estrutura sintática do período.
As expressões "leme na tempestade"(L. 5) e "prumo na calmaria"(L.6) estão sendo usadas em sentido denotativo.
Julgue os seguintes itens a respeito da organização das idéias e das estruturas lingüísticas no texto.
Para que o texto atenda às exigências do padrão de linguagem adequado aos documentos oficiais, o emprego do sinal de travessão juntamente com o da vírgula, depois de "viagem" (L.5), deve ser evitado e, por isso, o duplo travessão deve ser retirado.
As questões 08 e 09 tomam por base o seguinte texto:
Assinale a opção correta a respeito do emprego de sinais de pontuação do texto.A substituição do ponto final depois de "atual" ( l.2) pelo sinal de dois pontos prejudica a correção gramatical do texto e altera suas relações argumentativas.
A retirada da vírgula depois de "Péricles""(l.3) é admitida pela gramática, desde que a vírgula depois de "Atenas" (l.3) também seja retirada.
A substituição da vírgula depois de ""cidadãos"" (l.8) pelo travessão é admitida pela gramática e tem o efeito de dar ênfase à idéia da oração que vem a seguir.
Julgue os seguintes itens a respeito da organização das idéias e das estruturas lingüísticas no texto.
Fazendo-se os ajustes necessários nas letras maiúsculas e minúsculas, mantêm-se a argumentação textual e a correção gramatical ao substituir o sinal de ponto depois de "turismo" (L.2) pelo sinal de ponto-e-vírgula ou pelo sinal de dois-pontos.
No texto abaixo foram substituídos sinais de pontuação por números. Assinale a seqüência de sinais de pontuação que devem ser inseridos nos espaços indicados para que o texto se torne coerente e gramaticalmente correto.
Desconsidere a necessidade de transformar letras minúsculas em maiúsculas.
Os seres humanos sofrem sempre conflitos de interesse com os ressentimentos, facções, coalizões e instáveis alianças que os acompanham(1) no entanto, o que mais interessa nesses fenômenos conflituosos não é o quanto eles nos separam, mas quão freqüentemente eles são neutralizados, perdoados e desculpados. Nos seres humanos(2) com seu extraordinário dom narrativo, uma das principais formas de manutenção da paz é o dom humano de apresentar(3) dramatizar e explicar as circunstâncias atenuantes em torno de violações que ameaçam introduzir conflito na habitualidade da vida(4) o objetivo de tal narrativa não é reconciliar, não é legitimar, nem mesmo desculpar, mas antes(5) explicar.
(Jerome Bruner. Atos de significação, com adaptações)
A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
A organização das idéias no texto indica que a expressão "quase 470 mil árvores" (L.5) constitui o sujeito da primeira oração; por isso seu deslocamento para o início do texto preserva tanto a coerência textual quanto a correção gramatical, desde que seja retirado o sinal de dois pontos que a precede e sejam feitos os ajustes necessários nas letras minúsculas e maiúsculas.
Assinale o segmento inteiramente correto quanto ao emprego dos sinais de pontuação. (Tome os segmentos como partes consecutivas de um texto)
Vários autores acreditam que o romance, Frankenstein, de Mary Shelley foi decisivo para o estabelecimento de uma visão negativa da ciência; mostrou pela primeira vez, a imagem do cientista tomado pela paixão e pela loucura, "criando" um monstro que foge ao seu controle e ameaça a sociedade. Surgia o ""cientista louco" e a ciência como um instrumento perigoso e incontrolável.
Segundo Wolpert, "foi Mary Shelley quem criou o monstro de Frankenstein não foi a ciência; mas sua imagem é tão poderosa, que alimentou medos sobre a engenharia genética que dificilmente serão removidos". Não se poderia imaginar que aquela alegoria seria tão nefasta para os cientistas.
O livro de Mary Shelley é considerado o primeiro livro de ficção científica, mas o tratamento dado à figura dos cientistas, nas obras de ficção científica que o sucederam, não melhora a imagem do cientista. Num estudo em que se pediu que crianças, adolescentes e adultos definissem um cientista, por meio de desenho, a imagem que apareceu não foi positiva.
A visão estereotipada do cientista –"cara de louco, olhos esbugalhados, cabelos desgrenhados é difundida em diversos meios de comunicação muito poderosos"(cinema, quadrinhos, desenhos animados, televisão); isso, em nada contribui para facilitar o entendimento do que seja ciência.
Daí tive a idéia de montar um projeto de pesquisa! Se artistas convivessem com o cientista no laboratório, se vissem os experimentos e a carga emocional que despertam no pesquisador, se conversassem diariamente sobre seus trabalhos... Será que a ciência seria interpretada e mostrada de outra forma?
(Diucênio Rangel, "O diálogo entre ciência e arte", com adaptações)
Leia o texto a seguir para responder às questões 12 e 13.
Assinale a alteração na pontuação que provoca incoerência textual ou erro gramatical no texto.
Em relação ao texto, assinale a opção correta.
"Todo o lixo do Urucu é transformado em adubo ou reciclado e o dinheiro arrecadado, doado para instituições de caridade"; o emprego da vírgula, nesse segmento do texto:
é um erro porque é colocado entre sujeito e verbo;
assinala uma inversão de termos na frase;
mostra um termo intercalado;
indica uma omissão de termo;
destaca a necessidade de enfatizar um termo.
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