Questões sobre Pontuação

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Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.

O emprego de vírgula logo após a palavra "criminais" (L.10) mantém inalterados o sentido e a relação sintática do período.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.

A vírgula após "alguém" (L.15) justifica-se por marcar o primeiro elemento de uma enumeração de termos que têm a mesma função sintática.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

A partir das idéias, da tipologia e da estrutura do texto I, julgue os itens a seguir.

As passagens das linhas 20 e 26-7 estão antecedidas por um travessão, para indicar que se trata de discurso direto, e não da fala do narrador da história.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das idéias e das estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Por introduzir uma explicação, o sinal de dois-pontos à linha 4 admite a substituição pelo sinal de vírgula seguido de uma oração subordinada iniciada por que era.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue se os itens que se seguem estão de acordo com o texto acima.

Não provocaria prejuízo para a correção gramatical do texto o emprego da vírgula depois da palavra "também" (L.7).

  • C. Certo
  • E. Errado

Atenção: As questões de números 12 a 15 baseiam-se no texto apresentado abaixo. Um amante da natureza, apaixonado pelo "ambiente sagrado" das montanhas e sonhador, muito sonhador. Assim se define o paranaense Waldemar Niclevicz, que já escalou seis dos 14 picos mais altos do planeta desde 1988, quando virou alpinista profissional, como conta nesta entrevista:

O que o leva a desafiar o perigo nas alturas?

 Nada me encanta mais do que as montanhas. Elas são um ambiente sagrado. O desafio em si me fascina, por isso procuro escalar a montanha mais fria, a mais alta, a mais perigosa.

Algumas pessoas o rotulam de louco, outras o consideram um herói. Como você se vê?

Nem como louco, nem como herói. Sou um sonhador, mas com muito pé no chão, um amante da natureza, da vida e das montanhas. Adoro pessoas que sonham e buscam seus objetivos. Tenho força para sair do marasmo e batalhar por meus objetivos. Não entendo como algumas pessoas passam anos querendo alguma coisa, sonhando em conhecer algum lugar, mas não fazem nada.

O que mudou na sua vida nesses 16 anos?

 Hoje busco coisas concretas das expedições. Antes, viajava por puro prazer. Tento aproveitar ao máximo cada escalada, pois é um privilégio chegar a lugares tão distantes. Passei a ter responsabilidades para com os patrocinadores também. E não deixo espaço para a improvisação.

 De que expedição você gostaria de participar?

De muitas. Continuo me deslumbrando com livros, mapas e histórias de exploradores. Mas tem um projeto que eu gostaria muito de realizar, que é escalar as 14 montanhas do planeta com mais de 8 mil metros. Apenas dez homens conseguiram essa façanha. Eu já escalei seis. Ainda chego lá.

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O uso das aspas na expressão "ambiente sagrado", logo no início do texto, indica

  • A.

    uma pausa mais forte, necessária para a compreensão da frase.

  • B.

    um emprego de gíria específica dos que praticam alpinismo.

  • C.

    um sentido diferente do habitual, na língua portuguesa.

  • D.

    a reprodução das próprias palavras utilizadas pelo entrevistado.

  • E.

    a atribuição de um caráter divino a um elemento comum da natureza.

Atenção: As questões de números 7 a 11 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

O mapa do atual território brasileiro começou a ser definido ainda no século XV, antes mesmo de o país ser oficialmente descoberto, com o Tratado de Tordesilhas. Firmado entre Espanha e Portugal, esse acordo dividia o "novo mundo" que começava a ser descoberto − a América − entre os dois países e acabou criando a primeira fronteira do Brasil. Só que na verdade tal fronteira nunca seria respeitada. A invasão de colonos portugueses em terras que, pelo acordo de Tordesilhas deveriam pertencer aos espanhóis, forçou um novo tratado no século XVIII, o de Madri, que expandiu bastante o território brasileiro.

Quando o país conseguiu sua independência, em 1822, o mapa atual já estava praticamente formado. Entre 1895 e 1904, disputas territoriais com Argentina, Guiana Francesa e Guiana − no oeste de Santa Catarina e Paraná, no Amapá e no leste de Roraima −, foram resolvidas por três árbitros internacionais: os presidentes dos Estados Unidos e da Suíça e o rei da Itália.

Ainda no século XIX, também por meios diplomáticos, o governo brasileiro espantou o "olho gordo" estrangeiro sobre uma parte importante do território nacional. "Por volta de 1850, surgiu um plano de ocupação da Amazônia por latifundiários americanos. A diplomacia brasileira agiu com energia, fortificando a foz do Amazonas, estabelecendo um plano de colonização e impedindo a chegada de estrangeiros", afirma um historiador da Universidade de Brasília.

(Adaptado de Mundo estranho, junho 2004, p. 56)

... foram resolvidas por três árbitros internacionais: os presidentes dos Estados Unidos e da Suíça e o rei da Itália. (final do 2o parágrafo)

 Os dois pontos assinalam, considerando-se o contexto,

  • A.

    expressão deslocada do sentido do parágrafo.

  • B.

    fala de um dos elementos do diálogo.

  • C.

    quebra na seqüência de idéias.

  • D.

    conseqüência de um fato anterior.

  • E.

    enumeração explicativa.

Atenção: As questões de números 7 a 11 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

O mapa do atual território brasileiro começou a ser definido ainda no século XV, antes mesmo de o país ser oficialmente descoberto, com o Tratado de Tordesilhas. Firmado entre Espanha e Portugal, esse acordo dividia o "novo mundo" que começava a ser descoberto − a América − entre os dois países e acabou criando a primeira fronteira do Brasil. Só que na verdade tal fronteira nunca seria respeitada. A invasão de colonos portugueses em terras que, pelo acordo de Tordesilhas deveriam pertencer aos espanhóis, forçou um novo tratado no século XVIII, o de Madri, que expandiu bastante o território brasileiro.

Quando o país conseguiu sua independência, em 1822, o mapa atual já estava praticamente formado. Entre 1895 e 1904, disputas territoriais com Argentina, Guiana Francesa e Guiana − no oeste de Santa Catarina e Paraná, no Amapá e no leste de Roraima −, foram resolvidas por três árbitros internacionais: os presidentes dos Estados Unidos e da Suíça e o rei da Itália.

Ainda no século XIX, também por meios diplomáticos, o governo brasileiro espantou o "olho gordo" estrangeiro sobre uma parte importante do território nacional. "Por volta de 1850, surgiu um plano de ocupação da Amazônia por latifundiários americanos. A diplomacia brasileira agiu com energia, fortificando a foz do Amazonas, estabelecendo um plano de colonização e impedindo a chegada de estrangeiros", afirma um historiador da Universidade de Brasília.

(Adaptado de Mundo estranho, junho 2004, p. 56)

... o governo brasileiro espantou o "olho gordo" estrangeiro sobre uma parte importante do território nacional. (início do 3o parágrafo)

 A expressão colocada entre aspas, na frase acima, referese, no contexto,

  • A.

    aos cuidados com a conservação de grande parte do País.

  • B.

    à vontade de observar as novas regiões do mapa do Brasil.

  • C.

    à intenção de se apropriar de grande parte do território.

  • D.

    à confiança no desenvolvimento de certas regiões brasileiras.

  • E.

    ao uso de acordos diplomáticos para resolver conflitos de fronteiras.

As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto que segue.

A pontuação está inteiramente adequada na frase:

  • A.

    Para evitar fraudes, serão fotografados, todos os candidatos que pretendem beneficiar-se das cotas segundo as regras anunciadas pela UnB.

  • B.

    Manobra que raramente dá certo, é a de que se pode reparar uma injustiça por meio de outra, eis a filosofia, por trás das cotas.

  • C.

    No campo da genômica, já se avançou o suficiente para provar que entre dois indivíduos brancos pode haver mais diferenças que entre um branco e um negro.

  • D.

    A Folha acha, que até mesmo a discriminação positiva, não deixa de ser um tipo de preconceito, não devendo portanto, funcionar como critério de seleção.

  • E.

    Afinal; trata-se ou não de se avaliar "pureza racial", se o critério a ser seguido é o de tirar fotografia; e isso num país com uma grande massa de mestiços.

As questões de números 1 a 9 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

... as opiniões a respeito do projeto aprovado, sendo bom que venham contraditórias, o fato é... (final do texto)

Observe as alterações feitas em relação à pontuação original do segmento grifado acima:

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    III.

  • D.

    I e II.

  • E.

    II e III.

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