Questões sobre Pontuação

Lista completa de Questões sobre Pontuação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os seguintes itens, a respeito do texto acima.

As expressões entre parênteses são empregadas para explicar os termos “biota” (l.4) e “exobiólogos” (l.12), e, por isso, os parênteses poderiam ser substituídos por travessões.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do texto acima, julgue os seguintes itens.

Na linha 13, o emprego da vírgula logo depois do travessão é exigência do deslocamento de uma expressão adverbial; por isso, se fosse retirada a oração com os travessões, a vírgula permaneceria, para que o texto continuasse respeitando as regras de pontuação da norma culta.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao texto acima e aos conceitos básicos da ciência lingüística, julgue os itens a seguir.

As vírgulas da linha 10, após “vizinhas”, “orelhas” e “braços”, justificam-se por separarem elementos que funcionam como apostos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no texto acima, julgue os itens seguintes.

O trecho “importantíssimos para o conhecimento público” (l.4-5) está destacado entre travessões por apresentar uma razão, uma justificativa para a idéia que o precede.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, a respeito do texto acima.

Ao fim do segundo parágrafo, a oração que se segue aos dois-pontos justifica a oração anterior porque os terrenos de candomblé são os principais responsáveis pela manutenção da cultura negra.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, a respeito do texto acima.

Mantêm-se a correção e a coerência textual ao se retirar a vírgula logo depois de “descaracterização” (l.3).

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no texto acima, julgue os itens subseqüentes.

No texto, o emprego das aspas em ‘sem riscos’ (l.9) justifica-se pela normatização de se marcar por esses sinais palavras que, normalmente, não pertencem à linguagem do autor ou ao nível de formalidade exigido pelo texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leia este texto, para responder às questões 14 e 15.

Uma das formas de ensinar o aluno a compreender melhor um texto, desenvolvendo habilidades de análise lingüística e textual importantes para a leitura, é fazê-lo perceber que os sinais de pontuação não são empregados aleatoriamente. Ao contrário, a pontuação busca representar, na linguagem escrita, os recursos expressivos da linguagem oral, como pausas, entoações, interrupções bruscas, silêncios, etc. Lembrando isso, assinale a alternativa INCORRETA, quanto à pontuação do texto acima.

  • A.

    As aspas simples foram empregadas, nas linhas 7 e 10, para identificar o início e o fim de uma citação que se encontra dentro de outra citação.

  • B.

    O travessão, na linha 2, destaca do contexto a mudança de interlocutor.

  • C.

    Os parênteses, na linha 2, colocam em destaque palavras explicativas, relacionadas ao termo antecedente; nas linhas 11 e 12, separam uma indicação bibliográfica.

  • D.

    O ponto-e-vírgula, na linha 6, separa orações da mesma natureza, enfatizando as idéias contidas no período.

Em relação ao texto acima, julgue os itens seguintes.

A inserção de vírgula logo após a palavra “agroindústrias” (l.6) muda a estrutura sintática, mas mantém a correção gramatical do período.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao texto acima, julgue os itens seguintes.

No trecho “da soja, (...) do algodão,” (l.3-4), as vírgulas se justificam por separarem elementos de uma enumeração.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...