Lista completa de Questões sobre Pontuação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens de 25 a 33, a respeito do texto acima.
A função explicativa da frase introduzida pelo sinal de dois-pontos na linha 21 permite a substituição desse sinal pela expressão ou seja, entre vírgulas, sem prejuízo da correção ou da coerência do texto.Qual sinal de pontuação deveria ser empregado na frase abaixo? "Como você se chama__"
Ponto de exclamação.
Ponto final.
Ponto de interrogação.
Reticências.
Dois pontos.
A frase "Que bela moça, você namora!", finaliza com:
ponto de interrogação.
ponto de exclamação.
ponto final.
dois pontos.
reticências.
Nas questões 18 a 20, marque o segmento do texto cuja pontuação é defeituosa.
Podem as velhas teorias explicar a Nova Economia?
O formidável desempenho da economia americana, sob o impacto das novas tecnologias, popularizou essa pergunta.
No último trimestre, os Estados Unidos cresceram em ritmo anual acima de 7%, quase um Brasil por ano.
O desemprego continua em queda, e pode ficar abaixo de 4%.
(Paulo Guedes, com adaptações)
Nas questões 18 a 20, marque o segmento do texto cuja pontuação é defeituosa.
A tradicional lista da revista Forbes com as 500 maiores empresas americanas, traz uma surpresa este ano: 190 companhias são estreantes, contra as 76 novatas da edição do ano passado.
No total, 23% são empresas de Internet e outras 40% de áreas ligadas à Web, como computadores, softwares e telecomunicações.
Ao contrário da rival Fortune, cujo critério para avaliação das 500 maiores é exclusivamente o faturamento, a Forbes considera quatro itens: vendas, lucro, patrimônio e valor de mercado.
(Cristiane Correa, com adaptações)
Nas questões 18 a 20, marque o segmento do texto cuja pontuação é defeituosa.
A modernidade é invocada no Brasil de hoje para os mais diferentes propósitos e, não raro, para simplesmente acusar o passado, um álibi para justificar a injustiça e a desigualdade triunfantes, senão para evitar o pressentimento de que estamos mergulhando no abismo.
É assim que os nossos modernos julgam, por exemplo, as questões da articulação da economia brasileira com o ambiente nacional, os problemas relativos às conexões entre Estado e mercado, entre Estado e sociedade, entre democracia e capitalismo.
A frivolidade dos "modernosos" reside em pretender anular as diferenças vincadas no rosto do presente, as marcas da trajetória irrevogável do tempo histórico, e em julgar que podemos sempre começar do ponto em que outras experiências históricas contemporâneas terminaram.
Seria fácil reescrever a história se o tempo fosse revogável e se as experiências históricas pudessem ser tomadas de empréstimo e copiadas como um dever de casa.
Assim, seria trivial reivindicar a modernidade e, teríamos certamente, um amplo menu à disposição.
(Luiz Gonzaga Belluzzo, com adaptações)
Após o acréscimo das vírgulas, o trecho que permanece correto é:
Assinale a opção que foi transcrita com a pontuação correta.
Ao criar o Conselho Monetário Nacional e transformar, a então, existente Superintendência da Moeda e do Crédito no Banco Central do Brasil, a Lei no 4.595, de 31/12/1964, definiu instituição financeira.
Consideram-se instituições financeiras, para os efeitos da legislação em vigor as pessoas jurídicas públicas ou privadas que tenham como atividade principal ou acessória a coleta, intermediação ou aplicação de recursos financeiros próprios ou de terceiros; em moeda nacional ou estrangeira e a custódia de valor de propriedade de terceiros.
Para os efeitos desta lei e da legislação em vigor, equiparam-se às instituições financeiras as pessoas físicas que exerçam qualquer das atividades referidas neste artigo, de forma permanente ou eventual.
Esse conceito amplo de instituição financeira, serve de sustentáculo para alguns delitos constantes da Lei no 4.595/64, se bem que em número bastante restrito; concessão de empréstimos a diretores; quebra de sigilo; atuação sem autorização do Banco Central.
É, assim, de enorme amplitude a noção do que se deva entender, para os fins legais por instituição financeira.
(Itens adaptados de Sebastião de Oliveira Lima e Carlos Augusto Tosta de Oliveira Lima, Correio Braziliense, 05/2/2001, Direito & Justiça, Instituições financeiras e efeitos criminais)
Em relação às ideias e à estrutura linguística do texto acima, julgue os itens a seguir.
Na linha 6, o emprego da interrogação é um recurso estilístico e retórico que confere ênfase à informação subsequente.Em relação às ideias e à estrutura linguística do texto acima, julgue os itens a seguir.
A expressão a capital do Sul (l.2) vem antecedida de vírgula porque se trata de um vocativo.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...