Lista completa de Questões sobre Pontuação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a única alternativa que apresenta construção correta quanto ao emprego da pontuação:
Os documentos, assinados pelo gerente, Pedro levou para a secretária despachar, mas esqueceu-se deste: o pedido de transferência de área.
Os funcionários e funcionárias do Desenvolvimento de Sistemas, apresentaram um pedido de aumento de verba, ao Diretor Financeiro
Sua pasta de arquivos do Dep. Jurídico, foi transferida de área, e aparece agora, no diretório de Marketing.
Se vocês que estão interessados, ainda não viram, quem será que: conseguiu saber, ou viu alguma coisa a respeito?
Leia o texto seguinte para responder às questões 11 e 12.
Ocorre(m) erro(s) de pontuação no texto à(s) linha(s)
Indique o segmento do texto seguinte que contém erro de estruturação sintática ou de pontuação.
Já aconteceu uma vez: da Mata Atlântica, que cobria a costa brasileira do Rio Grande do Sul até o Ceará, só restam hoje entre 5% a 8%, na estimativa mais otimista.
Distante dos centros mais desenvolvidos, a Floresta Amazônica permaneceu quase intocada até a trinta anos. Nas três últimas décadas, suas árvores sofreram mais baixas do que nos quatro séculos anteriores.
Não é um caso perdido. A Amazônia ainda está sob ocupação humana das mais ralas e há regiões com a dimensão de países europeus que continuam intactas.
Ainda se pode viajar dez horas no Rio Negro, um dos maiores da Amazônia, sem cruzar com mais de quatro ou cinco barcos e sem ver movimentação nas margens, a não ser por uma dúzia de casebres solitários.
Mas em regiões economicamente mais atraentes, lugares que já são ocupados por vilarejos e cidades, o ataque à floresta é brutal.
(Baseado em Tales Alvarenga, Veja - Amazônia, 24/12/1997)
Em relação à pontuação, assinale a opção correta.
O Programa Sociedade da Informação foi concebido, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia para preparar a nova geração de redes, e viabilizar, assim, um novo estágio de evolução da Internet e suas aplicações no país.
Constitui um conjunto de iniciativas que prevê ações dos governos federal, estaduais, municipais, junto com a iniciativa privada, tanto na capacitação de pessoal para pesquisa, e desenvolvimento quanto na garantia de serviços avançados de comunicação e informação.
Faz parte do Plano Plurianual 2000-2004, com investimentos previstos de R$ 3,4 bilhões, e tem o objetivo de colocar o país em condições de operar a Internet com todos os requisitos técnicos; já existentes nos países mais avançados, tanto no que diz respeito à velocidade de transmissão de dados, quanto a novos serviços e aplicações.
Sua meta é criar, nos próximos quatro anos as bases para que aumente substancialmente a participação da economia da informação no Produto Interno Bruto (PIB) – hoje estimada em dez por cento, tornando as empresas mais competitivas no mercado internacional.
Estão sendo feitas articulações e firmadas parcerias que envolvem o governo, a iniciativa privada e o terceiro setor (entidades que prestam serviços à sociedade, sem objetivar lucro). A indústria e as empresas brasileiras deverão ser os setores mais beneficiados da sociedade.
(Adaptado de http://www.mct.gov.br/temas)
Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
A inserção de sinal de dois pontos após tais como (l.4) manteria a correção gramatical do período.Assinale a alternativa que apresenta erro na colocação da vírgula.
Conforme os especialistas, teremos poucas chuvas.
O relógio, que comprei, está com defeito.
Fomos à praia, mas, como lhe disse, choveu.
Ao amanhecer do domingo, todos partiram.
Está inteiramente adequada a pontuação do seguinte período:
Consta que o nheengatu, uma mistura de termos indígenas com o português tem suas raízes no período colonial brasileiro, chegando a ser proibido por D. João IV em seu intuito de oficializar o português.
A indignação de Bosco Martins é das mais justas pois, tendo os índios sido vítimas de tantos crimes, a possível proibição ao "Nheengatu" parece soar como: mais uma violência injustificável.
O fato de que cerca de 370 mil pessoas utilizam o nheengatu, mereceria, por si só, uma atenção especial não só das zelosas autoridades federais como de todos aqueles que têm visto na cultura popular, uma forma de resistência.
Dado que a lei de 1963 não podia prever o advento da Internet, parece anacrônico hoje em dia estabelecer o confinamento, à freqüência de, ondas curtas, dos programas de rádio transmitidos em língua estrangeira.
A repórter, precavidamente, valeu-se do dicionário Aurélio, mas certamente obteria melhores e mais precisas informações acerca do nheengatu se, em vez de um dicionário, recorresse a um especialista em línguas indígenas.
As questões 3 e 4 referem-se aos fragmentos abaixo.
Assinale a alternativa incorreta.Os travessões, em I, II e III, foram utilizados para realce das expressões que têm valor explicativo.
A expressão "invasores", em II, é a forma como os índios tratavam os colonizadores.
Em IV os parênteses mostram que, para os autores do texto, em muitos casos pouco se alterou, até hoje, a maneira como se olha os índios.
O pronome nossa, em III, é possessivo e refere-se a História.
Na passagem e (na maioria dos países pobres) a terra. , o uso dos parênteses indica uma informação
TEXTO II (questões 9-15)
Quanto à pontuação, observe o exemplo: "O fisioterapeuta atende também idosos, gestantes e crianças." Se fosse para alterar a pontuação da frase de forma que ela continuasse correta, poder-se-ia:
acrescentar duas vírgulas: uma antes e outra depois da palavra também.
acrescentar uma vírgula antes da palavra também.
acrescentar uma vírgula depois da palavra também.
acrescentar uma vírgula depois da palavra gestantes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...