Questões sobre Pontuação

Lista completa de Questões sobre Pontuação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A supressão das vírgulas altera o sentido da seguinte frase:

  • A.

    Meninos de rua são, quase sempre, vistos como párias sociais, e não como vítimas.

  • B.

    Saber que, felizmente, há instituições como o SAID é motivo para alento e renovação de esperanças.

  • C.

    Não há, hoje em dia, quem possa alegar desconhecimento da situação dos jovens viciados.

  • D.

    Aqui e ali, podemos nos deparar com o trágico quadro de menores entregues ao destino das ruas.

  • E.

    Os menores de rua, que o vício das drogas arrebatou, demandam com urgência que os resgatemos desse inferno.

Atente para as seguintes afirmações sobre a pontuação empregada em segmentos do texto.

I. Em sentimento da desilusão republicana que atinge a intelectualidade brasileira, que passou pelos eventos da abolição e da República, a vírgula poderia ser retirada sem prejuízo para a correção e o sentido original.

II. Em “Como esperar transformações sociais profundas em país onde eram mantidos os fundamentos tradicionais da situação que se pretendia ultrapassar?”, o emprego das aspas tem como justificativa o destaque que o autor deseja dar à questão central do texto.

III. Em pela atração e busca de raízes nativistas e pelo “desejo de ser brasileiros” – na expressão de Antonio Candido –, neste momento manifesta-se, paradoxalmente, quase que um “desejo de ser estrangeiros”, os travessões poderiam ser substituídos por parênteses, sem prejuízo para a correção e a lógica.

Está correto APENAS o que se afirma em

  • A.

    I.

  • B.

    I e II.

  • C.

    III.

  • D.

    I e III.

  • E.

    II e III.

Julgue os itens subsequentes, a respeito das ideias e estruturas linguísticas do texto.

A supressão da vírgula empregada logo após “ocorrência” (l.17) prejudicaria a correção gramatical do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Esta cidade que está acabando, que já acabou com a garoa, os bondes, o trem da Cantareira, as cantigas do Bexiga, Adoniran não a deixará acabar...

Mantendo-se, em linhas gerais, o sentido original, uma redação alternativa para a frase acima, em que se respeitam as regras de pontuação, é:

  • A.

    Adoniran não deixará acabar, a cidade que está acabando, e que já acabou com a garoa, os bondes, o trem da Cantareira, as cantigas do Bexiga...

  • B.

    Adoniran não deixará acabar a cidade, que está acabando e que já acabou, com a garoa, os bondes, o trem da Cantareira, as cantigas do Bexiga...

  • C.

    Adoniran, não deixará acabar a cidade, que está acabando − e que já acabou − com a garoa, os bondes, o trem da Cantareira, as cantigas do Bexiga...

  • D.

    Adoniran não deixará acabar a cidade que está acabando e que já acabou com a garoa, os bondes, o trem da Cantareira, as cantigas do Bexiga...

  • E.

    Adoniran, não deixará acabar a cidade que está acabando e que, já acabou, com a garoa, os bondes, o trem da Cantareira, as cantigas do Bexiga...

Julgue os itens seguintes, com relação às ideias e às estruturas do texto.

A retirada das vírgulas que seguem os nomes “policial” (l.15) e “masculina” (l.16 alteraria o sentido original do texto, mas manteria a sua correção gramatical.

  • C. Certo
  • E. Errado

Está inteiramente correta e adequada a pontuação da seguinte frase:

  • A.

    Mesmo nas obras modernistas que, por um motivo ou outro, parecem hoje datadas, pode-se reconhecer a importância que tiveram, na época, para a busca da liberdade de criação e expressão, conquista que Mário de Andrade não se cansou de acentuar.

  • B.

    Mesmo nas obras modernistas, que por um motivo, ou outro, parecem hoje datadas pode-se reconhecer a importância que tiveram na época, para a busca da liberdade de criação e expressão, conquista que Mário de Andrade não se cansou, de acentuar.

  • C.

    Mesmo nas obras modernistas, que por um motivo ou outro, parecem hoje datadas, pode-se reconhecer a importância que tiveram, na época, para a busca da liberdade de criação e expressão: conquista, que Mário de Andrade não se cansou de acentuar.

  • D.

    Mesmo nas obras modernistas que, por um motivo ou outro, parecem hoje datadas pode-se reconhecer, a importância que tiveram na época, para a busca da liberdade de criação e expressão, conquista que, Mário de Andrade, não se cansou de acentuar.

  • E.

    Mesmo nas obras modernistas que por um motivo ou outro, parecem hoje datadas, pode-se reconhecer a importância que tiveram, na época para a busca da liberdade de criação e expressão; conquista que Mário de Andrade não se cansou de acentuar.

Atente para as afirmações seguintes sobre a pontuação empregada nas frases transcritas:

I. ... e, em alguns lugares, dr. Ulysses − era assim que se referiam a ele − fazia questão de anunciar minha presença no palanque. Os travessões isolam um segmento explicativo e, sem prejuízo para a correção e a lógica da frase, poderiam ser substituídos por parênteses.

II. ... o incansável Ulysses, que na Constituinte de 1987 passaria horas presidindo a sessão sem levantar sequer para ir ao banheiro, transmudara-se num palanqueiro de primeira. A retirada simultânea das duas vírgulas não causaria prejuízo para a correção, a lógica e o sentido da frase.

III. "Fica calmo, meu caro jornalista, avião comigo não cai", procurava me tranquilizar dr. Ulysses, com seu jeito formal de falar até em momentos descontraídos. As aspas poderiam ter sido dispensadas, pois seu emprego é facultativo quando não há dúvida de que o autor transcreve a fala de outrem.

Está correto SOMENTE o que consta em

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    I e III.

  • D.

    I e II.

  • E.

    II e III.

Atenção: As questões de números 23 a 26 referem-se ao texto abaixo.

(É que talvez os relevos dos grandes sentimentos humanos só se deixem mesmo apalpar pelo avesso: a falta permite, mais facilmente, sondar a profundidade do pleno, a dor, do contentamento.)

Atente para as afirmações seguintes sobre a pontuação empregada na frase acima, transcrita do 1º parágrafo do texto.

I. O uso dos parênteses para isolar a frase justifica-se por se tratar de uma digressão que, embora relacionada à reflexão feita no parágrafo, interrompe momentaneamente o fluxo do pensamento.

II. Os dois-pontos introduzem um segmento que constitui, de certo modo, uma ressalva ao que se afirma no segmento imediatamente anterior.

III. As vírgulas que isolam o segmento mais facilmente poderiam ser retiradas sem prejuízo para a correção e a lógica.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Analise as afirmações a seguir, a respeito do emprego correto dos sinais de pontuação, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O emprego do travessão na linha 01 marca a separação de uma expressão explicativa e poderia ser substituído por dois-pontos sem prejuízo da correção do período.

( ) Na linha 07, o emprego dos parênteses indica o emprego de uma expressão explicativa e estes poderiam ser substituídos por vírgulas sem prejuízo da correção do período.

( ) Na linha 35, as vírgulas são empregadas para marcar a separação de termos de uma gradação.

( ) Na linha 44, os dois-pontos são empregados para inserir um enunciado proferido em discurso direto pelo autor do texto.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    F – F – F – V.

  • B.

    V – V – V – F.

  • C.

    V – F – F – F.

  • D.

    F – F – V – V.

  • E.

    V – F – V – V.

Atenção: As questões de números 17 a 22 referem-se ao texto abaixo.

... editaria a obra às próprias custas e não se arrependeria: o livro converteu-se em nosso primeiro best-seller.

Os dois-pontos introduzem segmento

  • A.

    que denota o tempo decorrido entre a publicação da obra e a aceitação do público.

  • B.

    conclusivo, com ressalva ao que foi expresso anteriormente.

  • C.

    concessivo, pela oposição de sentido marcado na negação do verbo anterior.

  • D.

    que, embora redundante, tem o objetivo de realçar a importância da informação.

  • E.

    explicativo, em que se percebe noção de causa.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...