Lista completa de Questões sobre Pontuação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quanto à repetição da expressão "principalmente no interior", isolada por aspas, é correto afirmar que se trata de
insistência desnecessária, a se considerarem os comentários referentes à enorme popularidade atingida pelo rádio.
recurso estilístico para realçar, com viés pejorativo, a pouca instrução dos ouvintes do rádio, na maioria, analfabetos.
justificativa aceitável para o fato de o autor não ter sido reconhecido pelos ouvintes, na época, como um prestigiado cronista.
ironia com relação ao bordão repetido por todos sobre a penetração do rádio como meio de comunicação na época.
Analise as assertivas a seguir sobre a pontuação do texto.
I. As vírgulas da linha 02 estão sendo utilizadas em substituição à forma verbal protege.
II. As três primeiras vírgulas da linha 15 separam termos de mesma função sintática.
III. Na linha 10, o ponto depois de ciências poderia ser substituído por ponto e vírgula sem causar incorreção à frase.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
I, II e III.
Com base na leitura do texto acima, julgue os itens seguintes.
O segmento muitas de artistas renomados (l.5-6) está entre vírgulas porque constitui uma oração que restringe o termo antecedente.
Com base nas ideias e estruturas linguísticas do texto, julgue os próximos itens.
A estrutura linguística do texto seria prejudicada caso se substituísse o ponto final após cultural (l.11) por sinal de dois-pontos, e a vírgula após Brasília (l.14), por ponto final, eliminando-se o trecho subsequente.
O trecho Mas não. Não serve qualquer uma. (l. 44) pode ter sua pontuação alterada, sem modificar-lhe o sentido original, em:
Mas não: não serve qualquer uma.
Mas, não; não, serve qualquer uma.
Mas não; não serve, qualquer uma.
Mas: não, não. Serve qualquer uma.
Mas não não; serve qualquer uma.
Com base nas ideias e estruturas linguísticas do texto, julgue os próximos itens.
A vírgula após disponibilidade (l.6) é empregada para separar termos de mesma função dispostos em enumeração.
Em relação ao texto acima, julgue os itens seguintes.
A omissão da vírgula empregada logo após Brasil (l.7) preservaria as informações e o sentido original do período.
A pontuação está plenamente adequada no período:
Muito se debate, nos dias de hoje, acerca do espaço que o ensino religioso deve ou não ocupar dentro ou fora das escolas públicas; há quem não admita interferência do Estado nas questões de fé, como há quem lembre a obrigação que ele tem de orientar as crianças em idade escolar.
Muito se debate nos dias de hoje, acerca do espaço, que o ensino religioso deve ou não ocupar dentro ou fora das escolas públicas: há quem não admita interferência do Estado, nas questões de fé, como há quem lembre, a obrigação que ele tem de orientar as crianças em idade escolar.
Muito se debate nos dias de hoje, acerca do espaço que o ensino religioso, deve ou não ocupar dentro ou fora das escolas públicas, há quem não admita interferência do Estado nas questões de fé, como há quem lembre a obrigação: que ele tem de orientar as crianças em idade escolar.
Muito se debate, nos dias de hoje, acerca do espaço que o ensino religioso deve, ou não, ocupar dentro, ou fora, das escolas públicas; há quem não admita interferência, do Estado, nas questões de fé; como há quem lembre a obrigação, que ele tem de orientar as crianças em idade escolar.
Muito se debate, nos dias de hoje acerca do espaço que o ensino religioso deve, ou não, ocupar dentro ou fora das escolas públicas: há quem não admita interferência do Estado, nas questões de fé, como há quem lembre, a obrigação, que ele tem de orientar as crianças, em idade escolar.
Festas e missas foram celebradas para comemorar a "providência divina". (5º parágrafo)
É correto depreender do emprego das aspas que isolam a expressão grifada acima
sentido especial e particular atribuído aos desígnios divinos, onipresentes na época, na justificativa dos resultados da ação humana.
recurso estilístico para realçar, com intenção pejorativa, a participação da Igreja nas decisões da coroa portuguesa durante a época colonial.
justificativa aceitável em razão da enorme influência da religião entre aqueles que se aventuravam pelo sertão à procura de riquezas.
intenção irônica, a partir das informações sobre todo o trabalho humano e o sacrifício dos que se envolveram na saga da descoberta do ouro.
Em relação ao texto acima, julgue os itens seguintes.
O emprego de vírgulas para isolar o segmento colocando em contato mais de 190 milhões de habitantes (l.2-3) justifica-se por isolar oração reduzida de gerúndio intercalada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...