Questões sobre Pontuação

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Quanto aos recursos de construção de sentido e correção do texto, analise as proposições a seguir:

I. Leia: “Diversas substâncias têm sido estudadas como inseticidas, uma vez que os mais usados atualmente vêm perdendo sua eficiência”. Os verbos ter e vir aparecem acentuados, o que confere correção ao período, pois seus sujeitos estão na terceira pessoa do plural.

II. A crase presente em “Nos países tropicais, devido ao calor e à umidade, é comum a proliferação de mosquitos”, seria dispensada se ao invés de umidade, tivéssemos a palavra “aquosidades”.

III. A vírgula presente em: “No Brasil e em outros países, o Aedes aegypti é o maior causador da dengue” justifica-se por estar separando duas orações coordenadas.

IV. Em “Na culinária brasileira, o cravo está bastante presente devido ao aroma e sabor característicos”, o termo “característicos” está no masculino por concordar com o substantivo masculino “cravo”.

  • A. Estão corretas apenas as proposições II e IV.
  • B. Estão corretas apenas as proposições I, II e III.
  • C. Estão corretas apenas as proposições II, III e IV.
  • D. Estão corretas apenas as proposições I e II.

A correção gramatical e o sentido original do texto CB1A2AAA seriam preservados, se, no trecho ‘Quando se trata de crianças e adolescentes, há um agravante, pois, no art. 241 do Estatuto da Criança e do Adolescente, é qualificada como crime grave a divulgação de fotos, gravações ou imagens de crianças ou adolescentes’ (l. 11 a 15),

  • A. fosse inserida uma vírgula imediatamente após a expressão ‘crime grave’.
  • B. a vírgula imediatamente após a expressão ‘crianças e adolescentes’ fosse eliminada.
  • C. o trecho ‘Quando se trata (...) pois, no art. 241’ fosse reescrito da seguinte forma: Há um agravante, quando se trata de crianças e adolescentes, pois, no artigo 241.
  • D. a vírgula imediatamente após o vocábulo ‘pois’ fosse eliminada.
  • E. o trecho ‘Quando se trata (...) pois, no art. 241’ fosse reescrito da seguinte forma: Há um agravante quando se trata de crianças e adolescentes. Pois, no art. 241.

Releia o trecho a seguir.

“[...] diversas partes do córtex visual (região responsável pelo controle da visão) das crianças se modificavam com a idade.”

Em relação ao uso dos parênteses nesse trecho, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Podem ser substituídos por travessões.
  • B. Podem ser substituídos por aspas.
  • C. Inserem uma nova informação no texto.
  • D. Inserem uma explicação do autor.

No trecho “Mas falta gente, somos carentes de pessoal capacitado”, a vírgula cumpre a função de estabelecer entre os dois enunciados uma relação:

  • A. contrapositiva.
  • B. causal.
  • C. temporal.
  • D. concessiva.

Releia o trecho a seguir.

“Os pesquisadores acreditam, contudo, que vermes intestinais – que atenuam as reações do sistema imunológico – podem ser mais comuns nos organismos dos integrantes do povo indígena, ajudando, assim, a proteger seus corações.”

Em relação ao uso dos travessões nesse trecho, analise as afirmativas a seguir.

I. Podem ser substituídos por vírgulas.

II. Isolam um aposto oracional.

III. Separam uma oração explicativa.

De acordo com a norma padrão, estão corretas as afirmativas:

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I, II e III.

Marque o trecho em que a vírgula desempenha a mesma função que exerce na fala do aluno.

  • A. “Filho de engenheiro, Manuel Bandeira foi obrigado a abandonar os estudos por causa da tuberculose”. (Revista Língua Portuguesa, 2009)
  • B. “Brasil, um sonho intenso, um raio vívido” (Joaquim Osório Duque Estrada)
  • C. “Se eu estou, Marília, contigo,/ Não tenho um leve cuidado;” (Tomás Antônio Gonzaga)
  • D. “Cabe a nós mesmos melhorar a nós mesmos, o ser humano.” (Millôr Fernandes)

Analise o seguinte fragmento retirado do texto e as afirmações que são feitas a seguir:

Agora, pensa-se que essa mesma proporção seja inferior a 10%, e a queda continua. “Essa é a melhor notícia do mundo atual”, disse Jim Yong Kim, presidente do Banco Mundial. (l. 17- 19)

I. A frase sublinhada representa o sujeito da forma verbal pensa, a qual se encontra na voz passiva sintética.

II. No fragmento, o uso das aspas tem como função indicar uma citação.

III. É possível inferir que há outras notícias que não são tão boas como a referida no fragmento.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas II.
  • C. Apenas I e II.
  • D. Apenas II e III.
  • E. I, II e III.

Verifique as afirmações abaixo, que se referem ao emprego de pontuação no texto, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) As duas vírgulas da linha 02 foram empregadas pela mesma razão, separar adjuntos adverbiais.

( ) Os dois pontos da linha 30 precedem uma citação de um interlocutor diferente do narrador.

( ) A vírgula da linha 23 assinala uma oração adverbial deslocada.

( ) O ponto de exclamação da linha 42 denota a ênfase atribuída pelo narrador ao enunciado.

( ) O travessão utilizado na linha 48 assinala a introdução do discurso direto.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. V – F – F – V – V.
  • B. V – F – V – F – F.
  • C. F – V – V – V – F.
  • D. F – F – V – V – F.
  • E. V– V – F – F – V.

O fragmento que apresenta uma alteração correta no uso da vírgula, removendo-a ou inserindo-a, encontra-se em

  • A. “Não creio que haja imagem, que resuma melhor a civilização de que fazemos parte.” (1º parágrafo)
  • B. “[...] espreitando as alturas com as câmaras prontas para captar o primeiro suicida [...].” (1º parágrafo)
  • C. “Parece-me ser essa a melhor maneira de definirmos a civilização de nosso tempo [...].” (2º parágrafo)
  • D. “[...] o primeiro lugar, na tabela de valores vigente é ocupado pelo entretenimento [...].” (3º parágrafo)
  • E. “[...] no campo da informação a proliferação do jornalismo irresponsável da bisbilhotice e do escândalo.” (3º parágrafo)

Sobre o texto SÓ NÃO se pode considerar que

  • A. se trata de um texto informal, já que o autor cria uma interlocução com o leitor por meio do pronome de tratamento “você”.
  • B. depois de “Ou seja”, no 4º parágrafo, a troca dos “dois-pontos” pela “vírgula” não preservaria a correção gramatical.
  • C. o texto informa sobre uma doença que não aparece do nada.
  • D. o pronome da frase “fazê-los rir” (4º parágrafo) refere-se a “pessoas com o distúrbio”, mesmo sem haver concordância de gênero entre esses elementos.
  • E. não há bastantes modos de cuidar da doença.
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