Questões sobre Pontuação

Lista completa de Questões sobre Pontuação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito da pontuação empregada nos excertos do texto, assinale a alternativa correta.

  • A. Em “Um copo de cerveja, para… não lembro bem para o que [...]”, as reticências foram empregadas para realçar o que foi exposto anteriormente.
  • B. Em “Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora [...]”, a vírgula foi utilizada para isolar uma oração subordinada adverbial final.
  • C. Em “[...] você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições [...]”, a vírgula foi empregada para separar elementos de mesma função sintática.
  • D. Em “[...] porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente [...]”, os dois-pontos foram utilizados para anunciar uma enumeração.
  • E. Em “Por exemplo, tomar banho frio com a boca aberta [...]”, a vírgula foi utilizada para isolar o adjunto adverbial.

Julgue os itens de 13 a 20 acerca dos sentidos e aspectos linguísticos do texto.

À linha 3, estariam mantidas a correção gramatical e a coerência do texto caso a expressão “a cada dia” fosse deslocada, com as vírgulas que a isolam, para imediatamente depois da forma verbal “aumentam”.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os aspectos linguísticos do texto e as ideias nele expressas, julgue os itens de 1 a 10.

A função da vírgula empregada após o termo “brasileiros” (linha 14) é separar termos em enumeração.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre os sinais de pontuação do texto, considere as afirmativas abaixo.

I - A segunda vírgula, na linha 07, podería ser retirada, sem prejuízo às normas de pontuação vigentes.

II- Na linha 17, a vírgula depois do vocábulo “Hoje” poderia ser retirada, sem prejuízo às normas de pontuação vigentes, por se tratar de um adjunto adverbial de pequena extensão.

III - As vírgulas antes e depois da expressão “nos últimos dias”, linha 30, poderíam ser substituídas por travessão duplo, sem prejuízo às normas de pontuação vigentes.

Das afirmações acima, qual(is) está(ão) correta(s)?

  • A. Apenas I e II.
  • B. Apenas a I.
  • C. Apenas I e III.
  • D. Apenas II e III.
  • E. Apenas a III.

Julgue os itens que se seguem, a respeito das ideias e dos aspectos linguísticos do texto CB5A1AAA.

A supressão da vírgula empregada logo após a expressão “Assim sendo” (l.8) prejudicaria a correção do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa que contém a justificativa adequada para o uso das vírgulas no período: “Noite de navio perdido em alto-mar, de cemitério, de charneca, de fim de ano, de morro dos ventos uivantes.” (1º§)

  • A. Separa orações deslocadas.
  • B. Separa orações coordenadas assindéticas.
  • C. Separa palavras de mesma função sintática.
  • D. Separa palavras e expressões interpositivas.

Quanto à pontuação, assinale a alternativa correta:

  • A. Segundo, os pesquisadores, a tentativa era de compreender a origem celular do câncer — e não só do câncer de mama —, e os fatores que podem contribuir para seu desenvolvimento.
  • B. Segundo os pesquisadores a tentativa, era de compreender a origem celular do câncer — e não só do câncer de mama — e os fatores que podem contribuir, para seu desenvolvimento.
  • C. Nos últimos anos, muitos cientistas tentaram criar células humanas dessa forma, mas, nenhum havia conseguido. Em 2005, o sul-coreano Woo Suk Hwang, da Universidade Nacional de Seul, chegou a anunciar, o feito, e foi manchete de jornais de todo o mundo.
  • D. Nos últimos anos, muitos cientistas tentaram criar células humanas dessa forma, mas nenhum havia conseguido. Em 2005, o sul-coreano Woo Suk Hwang, da Universidade Nacional de Seul, chegou a anunciar o feito e foi manchete de jornais de todo o mundo.
  • E. Há especialistas, que defendem o avanço das pesquisas com células-tronco de pluripotência induzida, que são reprogramadas artificialmente para ficarem semelhantes, às embrionárias, apresentando as mesmas características de autorrenovação.

Assinale a alternativa correta quanto ao uso da pontuação.

  • A. O livro “Novas tecnologias para ler e escrever: algumas ideias sobre ambientes e ferramentas digitais na sala de aula” não é apenas resultado de pesquisa séria e consistente; mas também fruto da paixão da autora (Ana Elisa Ribeiro) pela leitura e escrita e pelos objetos de ler e escrever que ela vem há tantos anos, cultivando. Escrito num tom coloquial: como numa conversa com o leitor, proporciona leitura prazerosa e, ao mesmo tempo, informativa. Constitui-se, então, material importante para professores em formação bem como para pesquisadores da área, preocupados com reflexões, conceitos e ferramentas para o trabalho com a linguagem e com as tecnologias na escola.
  • B. O livro “Novas tecnologias para ler e escrever: algumas ideias sobre ambientes e ferramentas digitais na sala de aula” não é apenas resultado de pesquisa séria e consistente, mas também fruto da paixão da autora (Ana Elisa Ribeiro) pela leitura e escrita e pelos objetos de ler e escrever que ela vem, há tantos anos, cultivando. Escrito num tom coloquial, como numa conversa com o leitor, proporciona leitura prazerosa e, ao mesmo tempo, informativa. Constitui-se, então, material importante para professores em formação, bem como para pesquisadores da área, preocupados com reflexões, conceitos e ferramentas para o trabalho com a linguagem e com as tecnologias na escola.
  • C. O livro, “Novas tecnologias para ler e escrever: algumas ideias sobre ambientes e ferramentas digitais na sala de aula” não é apenas resultado de pesquisa séria e consistente mas também, fruto da paixão da autora (Ana Elisa Ribeiro) pela leitura e escrita e pelos objetos de ler e escrever que ela vem há tantos anos, cultivando. Escrito num tom coloquial, como numa conversa com o leitor, proporciona leitura prazerosa e, ao mesmo tempo, informativa. Constitui-se, então, material importante para professores em formação, bem como para pesquisadores da área, preocupados com reflexões, conceitos e ferramentas para o trabalho com a linguagem e com as tecnologias na escola.
  • D. O livro “Novas tecnologias para ler e escrever: algumas ideias sobre ambientes e ferramentas digitais na sala de aula”, não é apenas resultado de pesquisa séria e consistente; mas também fruto da paixão da autora (Ana Elisa Ribeiro) pela leitura e escrita e pelos objetos de ler e escrever que ela vem, há tantos anos, cultivando. Escrito num tom coloquial, como numa conversa com o leitor, proporciona leitura prazerosa e, ao mesmo tempo, informativa. Constitui-se então, material importante para professores em formação, bem como para pesquisadores da área preocupados com reflexões, conceitos e ferramentas para o trabalho com a linguagem e com as tecnologias na escola.
  • E. O livro “Novas tecnologias para ler e escrever: algumas ideias sobre ambientes e ferramentas digitais na sala de aula”, não é, apenas resultado de pesquisa séria e consistente, mas também fruto da paixão da autora (Ana Elisa Ribeiro) pela leitura e escrita e pelos objetos de ler e escrever que ela vem, há tantos anos cultivando. Escrito num tom coloquial, como numa conversa com o leitor, proporciona leitura prazerosa e ao mesmo tempo, informativa. Constitui-se, então material importante para professores em formação, bem como para pesquisadores da área, preocupados com reflexões, conceitos e ferramentas para o trabalho com a linguagem e com as tecnologias na escola.

Releia o trecho retirado do texto 1, a seguir.

 “A histeria, a gritaria, as falácias e falsos argumentos fazem muito sucesso, são livremente imitados e soam como absurdos apenas a quem se nega a comprar a lógica da distorção em alta no mercado da linguagem.”

Nesse fragmento, a vírgula foi empregada para separar

  • A. termos e orações.
  • B. orações adversativas.
  • C. partículas explicativas.
  • D. advérbios e conjunções.

Está correta a seguinte afirmação sobre a pontuação empregada no texto:

  • A. Os travessões presentes no 1º e no 2º parágrafos precisam ser todos substituídos por sinais de dois-pontos.
  • B. O sinal de interrogação em até que ponto? (1º parágrafo) está servindo a uma pergunta retórica, cuja precisa resposta já é sabida.
  • C. A vírgula na expressão Ao que tudo indica, (2º parágrafo) é excessiva e prejudica o sentido da frase.
  • D. O ponto e vírgula em “falas” determinadas; (3º parágrafo) pode dar lugar ao emprego alternativo de uma vírgula.
  • E. A expressão ,em parte, (3º parágrafo) não pode ser empregada entre vírgulas, neste contexto.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...