Lista completa de Questões sobre Por Subordinação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito das ideias expressas no texto acima e de suas estruturas linguísticas, julgue os itens a seguir.
A conjunção e (l.5) liga a oração iniciada por a se reconhecer (l.5) à oração os seres humanos aprendem (l.4-5), estabelecendo entre elas uma relação de subordinação.
O trecho Galileu havia demonstrado que um mesmo fenômeno físico é visto de distintas maneiras, dependendo do ponto onde está o observador. (linhas 20 a 22) possui
Oração Principal, Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta, Oração Subordinada Adjetiva Explicativa.
Oração Principal, Oração Subordinada Adverbial Causal, Oração Coordenada Assindética Explicativa.
Oração Principal, Oração Subordinada Substantiva Predicativa, Oração Subordinada Adjetiva Explicativa.
Oração sem sujeito, Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta, Oração Subordinada Adjetiva Explicativa.
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2009
A oração grifada no período abaixo classifica-se como subordinada adverbial:
Curiosamente, à medida que a distância entre seus sonhos e suas competências diminui pelo seu próprio sucesso , surge frustração, e não felicidade.Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.
O emprego de vírgula após fracassados (l.10) justifica-se porque isola oração subordinada adjetiva explicativa.
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
As vírgulas empregadas após os vocábulos líquido (l.3) e álcool (l.5) isolam uma oração que tem valor explicativo.
Em relação ao texto abaixo, assinale a opção correta.
O sinal indicativo de crase em "à integridade"(ℓ.2) justifica-se pela regência de "intensifica"(ℓ.1) e pela presença de artigo definido feminino singular.
O segmento "de onde parte a maioria dos ataques com foguetes contra o sul israelense"(ℓ.10 e 11) está entre vírgulas por tratar-se de oração subordinada adjetiva explicativa.
O emprego de vírgula após "aéreos"(ℓ.4) justifi a-se para isolar a oração de natureza restritiva subsequente.
A expressão "Ao que consta"(ℓ.8) indica que os autores têm certeza absoluta da informação apresentada.
O pronome relativo "que"(ℓ.2) retoma o sentido do termo antecedente: "integridade física".
Ainda em relação ao texto constante da questão n. 1, assinale a opção correta.
Mantém-se a correção gramatical do período ao se substituir "cuja"(ℓ. 2) por pela qual.
Caso os parênteses(ℓ.5 e 6) sejam substituídos por travessões, prejudica-se a correção gramatical do período.
Em "reduzi-las"(ℓ.23), o pronome "-las" retoma o antecedente "medidas"(ℓ.23).
Em "Sabe-se"(l.15), o pronome "-se" indica voz reflexiva.
O segmento "que buscam crédito de curtíssimo prazo ou financiamentos para exportação"(ℓ.12 e 13) constitui oração subordinada adjetiva restritiva.
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
O emprego de vírgula após "autoridades municipais" (l.5) justifica-se porque antecede oração subordinada adjetiva explicativa.
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em relação às ideias, às estruturas linguísticas e à tipologia do texto acima, julgue os itens que se seguem.
O segmento "que são ilhas" (l.12-13) é uma oração de valor restritivo.
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Assinale a opção correta com relação às ideias do texto e às palavras e expressões nele empregadas.
Se o trecho "não deveria haver retaliação" (l.4) estivesse flexionado no plural, a forma verbal "deveria" teria de ser substituída por deveriam
O período "É então (...) desacioná-la" (l.4-6) esclarece que a informação dada ao presidente norte-americano era falsa.
Nas linhas 5 e 6, as orações introduzidas por "quando" permitem uma leitura em que são interpretadas como condição para que a "arma de fim do mundo" (l.4) funcione automaticamente.
No texto, não há como se identificar o sujeito da oração "Por que não contar ao mundo?" (l.7).
O complemento da palavra "inimigo" (l.7) está subentendido, artifício que evidencia que o autor do texto assumiu a perspectiva norte-americana segunda a qual a União Soviética é inimiga.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...