Lista completa de Questões sobre Por Subordinação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
I. A comunicação é uma característica inerente ao ser humano.
II. As pessoas estão mergulhadas em processos comunicativos o tempo todo.
III. Do sucesso no circuito comunicacional dependem a existência e a felicidade pessoal.
IV. Entre os diferentes tipos de comunicação, o mais importante é a comunicação interpessoal, que diz respeito à capacidade de dialogar, à troca de informações, seja por meio do contato físico direto, seja por intermédio de dispositivos técnicos criados pelo homem com o fim de transmissão de mensagens.
V. Nas sociedades orais, aquelas que não dispunham de nenhum sistema de escrita, as mensagens eram recebidas no tempo e no lugar em que eram emitidas.
Com referência às assertivas e às figuras abaixo, julgue os itens de 16 a 25.
Na assertiva IV, o período é complexo, pois compreende mais de cinco orações subordinadas explicativas referentes aos "tipos de comunicação".
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Em relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
O segmento "que dinamizam suas economias" (l.4) constitui oração subordinada adjetiva restritiva e, por isso, não vem precedido de vírgula.
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com referência às idéias e às estruturas lingüísticas do texto, julgue os itens de 110 a 120.
Em suas duas ocorrências, a palavra "como" (l. 6 e 27) introduz oração subordinada adverbial comparativa.
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No trecho "As mudanças de cor, que para nós parecem bastante sutis, seriam como colocar uma peruca blackpower rosa-choque" (l.46-48), a palavra "que" inicia uma oração subordinada
substantiva apositiva.
adjetiva explicativa.
adverbial causal.
adjetiva restritiva.
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação às idéias e estruturas do texto acima, julgue os itens a seguir.
O emprego da vírgula logo após "choca" (R.1) justifica-se por isolar oração subordinada adjetiva explicativa.
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem, relativos às idéias e às estruturas lingüísticas do texto acima.
O emprego da vírgula logo após global (l.11) justifica-se por isolar oração subordinada adjetiva explicativa.
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens seguintes, referentes às estruturas lingüísticas do texto.
As orações subordinadas "que as penitenciárias somente acolham presos" (l.7), "que tomou" (l.9) e "que irá recorrer ao Tribunal de Justiça" (l.18) desempenham a função de complemento do verbo.
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem, relativos às idéias e às estruturas lingüísticas do texto acima.
O emprego da vírgula logo após "global" (l.11) justifica-se por isolar oração subordinada adjetiva explicativa
Aqueles com aptidão a ajudá-los, se não estimulados por cenários competitivos, estarão fadados a não encontrar motivação para o exercício de suas funções. (L.81-83)
A respeito do período acima, analise os itens a seguir:
I. O período é composto por quatro orações.
II. Há três orações reduzidas.
III. Há uma oração coordenada.
Assinale:
se todos os itens estiverem corretos.
se somente o item II estiver correto.
se somente o item III estiver correto.
se somente o item I estiver correto.
se nenhum item estiver correto.
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
A oração que se inicia com "que" (l.2) é adjetiva explicativa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...