Lista completa de Questões sobre Por Subordinação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação a aspectos gramaticais do texto I, julgue os itens subseqüentes.
À oração "ao fazer isso" (L.8) pode-se atribuir sentido temporal e, assim, ela pode equivaler a quando faz isso ou a sempre que faz isso.
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação a aspectos gramaticais do texto I, julgue os itens subseqüentes.
Seria mantida a correção gramatical se a oração "mesmo que o assunto seja triste" (L.2) fosse substituída por ainda que o assunto é triste.
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
O período O município de São José precisa de todos os josefenses, nativos ou por adoção, porque são eles muito importantes é composto por subordinação e suas orações classificam-se, respectivamente, em: oração principal e oração subordinada adverbial causal.
Assinale a alternativas em que as orações possuem a mesma classificação das orações do período destacado.
Apesar de não avaliar a competência do indivíduo, os conhecimentos de informática são seltivos na escolha de um profissional.
Assinale a alternativa em que o termo NÃO tenha função adjetiva.
interno (L.1)
total (L.7)
último (L.8)
sem brilho (L.10)
claramente (L.11)
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em relação ao texto anterior Durante séculos (...) , julgue os itens que se seguem.
A oração que corta o estado de leste a oeste (l.12) vem entre vírgulas por sua natureza explicativa.
A oração "à medida que o mercado se tornava mais atraente" (l. 10) tem o sentido de:
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
Pelos sentidos do texto, a expressão "Desde que" (L.1) estabelece, entre as orações do período, uma relação de condição.
Julgue os itens abaixo, a respeito da organização das idéias no texto, para, em seguida, assinalar a opção correta.
I. Preservam-se os efeitos de sentido, as relações semânticas originais e evita-se a dupla negação ao substituir "Não é possível desconhecer"(L.1) por É possível reconhecer.
II. O "pano de fundo"(L.3 e 4) apresenta quatro características representadas por quatro complementos sintáticos: (a) "a agudização da crise social"( L.4), (b) "o crescimento do crime"(L.4 e 5), (c) "tráfico de drogas"(L.5), (d) "conivência e da corrupção do sistema policial"(L.6 e 7).
III. As duas ocorrências do pronome "que"(L.2 e 9) introduzem orações subordinadas que qualificam os termos a eles imediatamente anteriores.
IV. Subentende-se que, textualmente, "esta apropriação perversa"(L.7) resume as idéias introduzidas por "as alterações", no período anterior.
Estão corretos apenas os itens:
I e II
I e III
I, II e IV
II, III e IV
III e IV
Assinale a opção em que a oração subordinada é substantiva.
"... em que para cada novo graduado havia um emprego descrito por uma palavra com a mesma raiz."( l. 9-11)
"... porque o número de diplomados do ensino superior tende a crescer bem mais rápido ..." (l. 18-20)
"... em que é preciso cursar os quatro anos do ensino superior," (l. 23-24)
"... que o emprego terá outro nome," (l. 40-41)
Assinale a opção em que o trecho do texto abaixo apresenta problema de construção sintática.
Um grande projeto estratégico ligado à luta em torno do futuro do Brasil já aparece esboçado nas teses dos ''industrialistas'', presentes na Constituinte de 1891. Mas sua verdadeira história começa na década de 30 e responde pelo nome de ''nacional-desenvolvimentismo'', ou ''desenvolvimentismo conservador''.
Inicialmente, foi uma reação defensiva e pragmática à crise econômica de 1929, mas essa reação foi se transformando aos poucos — durante o Estado Novo — num projeto de construção de uma economia nacional, apoiado por uma parte da intelectualidade modernista, por amplos segmentos das burocracias civis e militares e por um grupo de empresários industriais.
Programa desenvolvimentista e industrializante que adquiriu maior consistência e velocidade nos anos 50, durante os governos de Vargas e JK, prolongando-se no regime militar, em particular na gestão do general Geisel.
Durante esse período, cujo Estado brasileiro teve um papel decisivo para o sucesso econômico do desenvolvimentismo conservador.
Primeiramente, quando se viu isolado da economia internacional pela crise de 30 e pela II Guerra Mundial. E, depois, porque contou com uma margem de manobra e de iniciativa que lhe foi viabilizada pelos Acordos de Bretton Woods e pelo apoio norteamericano às políticas desenvolvimentistas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...