Lista completa de Questões sobre Por Subordinação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
"Ao aumentar a produtividade, a tecnologia aumenta a renda e, portanto, a demanda na economia." (2o parágrafo)
Identificam-se no segmento transcrito acima as noções de
temporalidade e explicação.
proporcionalidade e conseqüência.
finalidade e condição.
explicação e causa.
condição e temporalidade.
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Em relação ao texto acima e considerando o tema por ele abordado, julgue os itens subseqüentes.
A inserção de vírgula logo após a expressão Ministério da Saúde (l.2) transformaria a oração subseqüente em explicativa e alteraria o sentido da informação do período.
"a maré, que é menor que o mar," (l. 5-6).
A oração destacada acima classifica-se como:
"Como o solo não retém o calor, à noite o termômetro desce a 14 °C." (l. 23-24) Na passagem acima, o trecho em destaque indica:
dúvida.
finalidade.
causa.
proporção.
modo.
As questões de números 13 a 18 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
A relação apontada no 2º parágrafo do texto entre qualidade da água e crescimento da população é de
temporalidade.
explicação.
igualdade.
finalidade.
proporcionalidade.
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com relação às idéias do texto acima e às estruturas gramaticais nele utilizadas, julgue os itens a seguir.
A oração "que a necessidade de oxigênio das células se reduz drasticamente" (L.7-8) expressa uma conseqüência em relação à oração anterior.
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A partir das idéias e das estruturas do texto I, julgue os itens a seguir.
Em Se a nossa vida fosse algo determinado e fatal, não haveria o menor sentido (l.11-12), há duas orações subordinadas, unidas pela relação de condição.
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em relação aos sentidos e a aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Tanto na linha 11 quanto na linha 15, o termo que introduz oração adjetiva restritiva.Considere o texto abaixo para responder às questões de números 12 a 14.
Considerando as funções sintáticas das orações apresentadas abaixo.
I. "Permite chegar à abstração completa da realidade" e "Permite que se chegue à abstração completa da realidade" NÃO podem substituir-se porque são diversas.
II. "porque o Santa Cruz foi o vitorioso" e "já que conhece as regras do jogo" expressam causalidade e podem substituir-se.
III. "Ouvindo um jogo num rádio de pilha" e "Quando ouvia um jogo num rádio de pilha" expressam temporalidade, mas NÃO podem substituir-se mutuamente.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
Considere o texto abaixo para responder às questões de números 12 a 14.
Considerando as funções sintáticas das orações abaixo,localizadas no 3º parágrafo.
I. "provocada por um gol" pode ser substituída por "Que foi provocada por um gol".
II. "Já que conhece as regras do jogo" pode ser substituída por "porque conhece as regras do jogo".
III."do que o próprio craque" estabelece, com a oração anterior, uma comparação.
I e II, apenas.
II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...