Questões sobre Por Subordinação

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Em “A pesquisadora Ana Claudia Latronico, que atua na área de genética de doenças endócrinas...”, a oração em destaque

  • A. expressa restrição, pois o autor não está se referindo a qualquer pesquisadora, mas especificamente à Ana Claudia Latronico.
  • B. é uma completiva nominal, pois funciona como complemento do substantivo antecedente, no caso, o nome da pesquisadora.
  • C. é uma oração subordinada subjetiva, pois exerce função de sujeito.
  • D. é uma oração explicativa, pois acrescenta informação à oração principal.
  • E. não deveria ser precedida por vírgula em decorrência da função que exerce.

Assinale a alternativa que apresenta um período composto por subordinação, com oração adverbial causal.

  • A. Tudo passa, tudo corre: é a grande lei.
  • B. Quis prosseguir viagem, mas não teve forças.
  • C. Estão todos amargurados, portanto não podem ver a beleza do céu estrelado.
  • D. A sessão foi suspensa porque faltou energia elétrica.
  • E. Deve ter chovido à noite, pois o chão está molhado.

A oração introduzida pela conjunção “que” (l.10) expressa ideia de consequência em relação à oração anterior, à qual se subordina.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o emprego das orações subordinadas, assinale a alternativa que as classifica INCORRETAMENTE.

  • A. É simples entender algo como...” (l.04-05) – oração subordinada subjetiva reduzida de infinitivo.
  • B. “diferentemente do que ocorreria” (l.06)– oração subordinada completiva nominal.
  • C. “Engana-se quem toma por findo o assunto” (l.08-09) – oração subordinada subjetiva.
  • D. “Quando dizemos “Fale a verdade”...” (l.26) – oração subordinada temporal.
  • E. “para que ganhe relevância o modo de falar...” (l. 28) – oração subordinada final.

Esta tabela foi dividida em duas colunas. Na primeira, há trechos retirados do texto, do qual está sublinhada uma oração. Na segunda, há a classificação dessas orações. Analise esses dados.

Está CORRETA apenas a classificação das orações apresentadas nos trechos

  • A. 1, 2, 3.
  • B. 1, 4, 5.
  • C. 2, 3, 4.
  • D. 3, 4, 5.

 

Em relação às estruturas linguísticas e às ideias do texto acima e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens de 51 a 56.

No trecho “o que deu lugar à figura” (l.26), a partícula “o” classifica-se como pronome demonstrativo e exerce a função de sujeito da oração subordinada adjetiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

O trecho “que tradicionalmente beneficia políticos de todos os matizes” (l.9-10) é empregado, no texto, com sentido restritivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às informações e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.

O termo “que” (l.3) introduz oração de natureza restritiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa em que a oração destacada expressa finalidade, em relação à outra que compõe o período.

  • A.

    Se deixou de bajular os príncipes e princesas do século 19, passou a servir reis e rainhas do 20...

  • B.

    Pensa o garçom, antes de conduzi-lo à última mesa do restaurante...

  • C.

    Você é que foi ao restaurante para homenageá-lo.

  • D.

    ... nenhum emblema preencherá o vazio que carregas no peito – ...

  • E.

    O garçom boceja, tira um fiapo do ombro...

 

Em relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens subsequentes.

A oração “ao se planejar o desestímulo ao uso do carro” (l.21) exprime ideia de tempo em relação à oração que a antecede.

  • C. Certo
  • E. Errado
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