Questões sobre Preposições

Lista completa de Questões sobre Preposições para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Levando em consideração o 3º parágrafo do texto e as orientações da prescrição gramatical no que se refere a textos escritos na modalidade padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

  • A. “O livro que hora se apresenta” constitui-se como uma alternativa válida para substituir o fragmento inicial do parágrafo.
  • B. É opcional a flexão do verbo “guiar” no singular em “que guiam o debate recente”.
  • C. Considerando as prescrições gramaticais quanto à regência, é necessário o acréscimo de “à” após o verbo “visando”, no final do parágrafo.
  • D. O conectivo “posto que” equivale semanticamente a “de modo que”.
  • E. Em “o debate recente sobre o desenvolvimento”, a expressão destacada pode ser substituída por “à cerca”, sem prejuízo para as ideias do trecho.

E são estes poemas mesmo um canto comovido à terra de que ele esteve segregado. (Texto III, 1º parágrafo)

A expressão grifada acima deverá preencher corretamente a lacuna existente em:

  • A. Na época ...... o poeta esteve preso a regras, seus versos perderam muito em emoção lírica.
  • B. O artificialismo ...... se prendem alguns poetas compromete a sincera expressão de seus sentimentos.
  • C. A obra ...... se fala contém versos que demonstram o verdadeiro lirismo de seu autor.
  • D. Os estímulos ...... um poeta compõe sua obra se originam na realidade vivida e transformada por ele.
  • E. Despertam emoção aqueles versos ...... traduzem a sensibilidade de um reconhecido poeta.

Com base nos recursos de coesão empregados no texto e nas questões sintáticas que o envolvem, assinale a alternativa correta.

  • A. No 1º parágrafo, o pronome “sua” (linha 3) foi utilizado para retomar “a Lei nº 3.924/1961” (linhas 1 e 2).
  • B. No lugar de “esses 50 anos” (linha 4), deveria ter sido empregada a construção estes 50 anos.
  • C. No 2º parágrafo, a opção pelo sujeito indeterminado, na oração “e passará por espaços” (linha 10), serviu para retomar “A mostra” (linha 9) e assim impedir que ocorresse repetição desnecessária.
  • D. Na passagem “além de cidades do interior do estado” (linhas 12 e 13), a omissão do termo de Goiás, logo após “estado” (linha 13), comprometeu a coesão textual.
  • E. No 2º parágrafo, em “para promover a aproximação do público com o tema” (linhas 13 e 14), o conectivo destacado introduz uma oração que apresenta a finalidade da ação descrita na oração anterior.

Leia o texto para responder às questões de números 51 a 58.

 

Considere os trechos:

"Os empresários não querem canudo. Querem capacidade de dar respostas"

"Entre empresários, já são lugar-comum relatos de administradores recém-formados que não sabem escrever um relatório ou fazer um orçamento...

Mantendo-se inalterado o sentido dos trechos, os termos em destaque podem ser substituídos, correta e respectivamente, por:

  • A. sobre; após.
  • B. sob; em.
  • C. por; com.
  • D. para; a respeito de.
  • E. perante; entre.

...... do preconceito ...... é objeto a música caipira, ....... sua linguagem, vez ou outra, afastar-se da norma culta, ela é hoje reconhecida como uma das mais respeitadas manifestações musicais do país.

Mantendo-se a lógica e a correção, preenche as lacunas da frase acima, na ordem dada, o que está em:

  • A. Não obstante − de que − embora
  • B. Apesar – de que – por
  • C. Em razão − a que − por
  • D. Em virtude – a que – em razão de
  • E. A despeito − em que − embora

Na frase “Ponho anticoncepcional no farelo para ver se desaparecem aos poucos.”, a preposição “para” introduz o valor semântico de:

  • A. causa
  • B. conclusão
  • C. proporcionalidade
  • D. finalidade

 

Preenche corretamente a lacuna da frase acima:

  • A. junto à
  • B. em face à
  • C. lado a lado
  • D. ao lado de
  • E. lado à lado com

  • A. de que ... que ... em
  • B. em que ... de que ... a
  • C. de que ... de que ... de
  • D. que ... em que ... para
  • E. que ... de que ... para

Em relação ao texto acima, julgue os itens subsequentes.

Nas linhas 2, 5 e 8, “para” confere noção de finalidade aos trechos que introduz.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa que apresenta uma ocorrência em que a forma para é uma conjunção adverbial final.

  • A. para (l. 28)
  • B. para (l. 31)
  • C. para (l. 35)
  • D. para (l. 49)
  • E. para (l. 56)
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...