Questões sobre Pronome

Lista completa de Questões sobre Pronome para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Tomando os dois primeiros quadrinhos, quais tipos de pronomes aparecem, respectivamente?

  • A. Tratamento, demonstrativo, possessivo e pessoal oblíquo.
  • B. Pessoal reto, demonstrativo, tratamento e pessoal oblíquo.
  • C. Possessivo, tratamento, interrogativo e demonstrativo.
  • D. Interrogativo, pessoal oblíquo, pessoal reto e possessivo.

Considere:

recuperar esse valor intrínseco

mostram numerosas oportunidades

compreender seus mecanismos

Fazendo-se as alterações necessárias, os segmentos sublinhados acima foram corretamente substituídos por um pronome, na ordem dada, em:

  • A. recuperar-lhe − mostram-nas − compreender-lhes
  • B. recuperá-lo − mostram-nas − compreendê-los
  • C. recuperá-lo − lhes mostram − lhes compreender
  • D. o recuperar − mostram-lhes − os compreender
  • E. lhe recuperar − as mostram − compreendê-los

Julgue os itens subsequentes, relativos às estruturas linguísticas do texto Teoría general del derecho.

Na estrutura textual, o vocábulo “esta” (l.11) e a expressão “aqueles valores” (l.11) fazem referência, respectivamente, ao termo “norma” (l.10) e à expressão “valores absolutos” (l.9).

  • C. Certo
  • E. Errado

Leia atentamente a placa abaixo.

Estão corretas as afirmativas

  • A. II, III e IV, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I, III e IV, apenas.
  • D. I, II, III e IV.

É adequado o seguinte comentário:

  • A. A frase "Este é o jovem cujo trabalho li com atenção" pode ser redigida, de modo claro e condizente com a norma-padrão, assim: "O jovem que eu li o trabalho dele com atenção é este".
  • B. "Os meninos por cujos destinos tanto lutamos andam já por conta própria" é frase com inadequação no segmento destacado, que seria sanada com sua substituição por "cujos os destinos".
  • C. Em "Os meninos por cujos destinos tanto lutamos andam já por conta própria", a substituição do segmento destacado por "andam já por si só" mantém a correção e o sentido originais.
  • D. Em "A orientadora do grupo, a qual é excelente, faltou hoje", emprega-se o que está em destaque para evitar o duplo sentido que o emprego da palavra "que", em seu lugar, originaria.
  • E. A frase "Maria e Solange machucaram-se" evidencia que as duas receberam machucados, sem que se instale a dúvida: "uma machucou a outra?"; a palavra que poderia ser acrescentada para indicar esse segundo sentido seria "reciprocamente".

Considere as seguintes afirmações sobre pronomes do texto e os segmentos a que eles se referem.

I. O pronome as (l. 4) refere-se à palavra áreas (l. 3).

II. O pronome seu (l. 8) refere-se ao segmento [o uso dos] padrões para as informações financeiras das empresas (l. 7).

III. O pronome ela (l. 42) refere-se ao segmento a IFRS (l. 41).

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas II.
  • C. Apenas III.
  • D. Apenas I e III.
  • E. I, II e III.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas das frases abaixo, na ordem em que aparecem.

1. É imprescindível que ________ o concurso para novos administradores.

2. Houve um problema que fez com que partes do sistema operacional adotado pela empresa ________ desativadas.

3. Seria necessário que o administrador ________ caso a caso por qual motivo foram feitas essas averiguações de contas.

  • A. se realizará – seriam – explicasse
  • B. se realize – fossem – explicasse
  • C. se realizasse – sejam – explicaria
  • D. se realizará – seriam – explique
  • E. se realize – fossem – explique

Pensadores como David Hume, John Locke e Montesquieu sustentavam, no entanto, que era possível limitar o poder dos reis ou até mesmo governar sem eles. (1º parágrafo)

O segmento sublinhado acima pode ser substituído, sem prejuízo da correção e do sentido, e sem que nenhuma outra modificação seja feita na frase, por:

  • A. embora confirmassem ser viável
  • B. afirmavam, desse modo, a possibilidade
  • C. defendiam, contudo, que se conseguiria
  • D. reiteravam, assim, a viabilidade
  • E. todavia, insistiam que se podia

Mas é possível retirar uma segunda conclusão... (8º parágrafo)

... pode relembrar ao mundo algumas vergonhas... (último parágrafo)

... não têm final feliz. (último parágrafo)

Os segmentos sublinhados acima são corretamente substituídos por pronomes em:

  • A. retirá-la - relembrar-lhe - o têm
  • B. retirá-la - relembrá-las - têm-no
  • C. retirar-lhe - lhe relembrar - têm-no
  • D. a retirar - relembrá-lo - o têm
  • E. lhe retirar - o relembrar - o têm

Leia as passagens do texto:

... e é por isso que eles foram abordados para fazer parte do PRISM... (primeiro parágrafo)

Seu modelo de negócio é a destruição industrial da privacidade. (primeiro parágrafo)

Ao contrário, temos que lutar por ela. (terceiro parágrafo)

Os pronomes em destaque referem-se, respectivamente, aos termos:

  • A. os usuários / o Google e o Facebook / a humanidade.
  • B. o Google e o Facebook / o complexo de vigilância comercial / a internet.
  • C. os anunciantes e outros mais / as agências de inteligência / a internet.
  • D. o comportamento individual e o de grupo / a NSA / a civilização.
  • E. os parceiros naturais da NSA / o programa de vigilância secreta / a privacidade.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...