Lista completa de Questões sobre Pronome para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ele funciona de acordo com a lógica da realização (imediata) dos desejos... (2º parágrafo)
... no produto que lhe é oferecido. (2º parágrafo) Os elementos grifados acima referem-se, respectivamente, a:Os pronomes destacados no último parágrafo − nós, nosso, nos, nossa − fazem referência
No que se refere aos aspectos linguísticos do fragmento de texto acima, julgue os próximos itens.
O pronome possessivo Suas (l.4) refere-se a de todos os Estados e sociedades (l. 3 e 4).Língua Portuguesa - Pronome - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
Os pronomes seu (l. 03) e sua (l. 19) estabelecem uma relação entre um elemento possuidor e um elemento possuído. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o elemento possuidor seguido pelo elemento possuído na relação estabelecida por esses dois pronomes, respectivamente.
Considere o seguinte enunciado:
A jornalista Eliane Brum aproximou-se das parteiras amapaenses e entrevistou as parteiras amapaenses para apresentar as parteiras amapaenses ao restante do Brasil. Para eliminar as repetições viciosas, as expressões destacadas devem ser substituídas, de acordo com a normapadrão da língua portuguesa, respectivamente, por:Dentre os trechos retirados do Texto I, a alteração da colocação do pronome oblíquo está feita de acordo com a norma-padrão em:
Com referência à adequação da linguagem ao tipo de documento e à adequação do formato do texto ao gênero, julgue os seguintes itens. A forma de tratamento Vossa Excelência é adequada para se dirigir a um secretário de segurança pública estadual.
No segundo parágrafo, para referir-se às colunas da brasilidade, anunciadas no parágrafo anterior, o cronista empregou, respectivamente, as palavras a primeira e a segunda. Caso fossem empregados pronomes demonstrativos em substituição a esses numerais ordinais, as formas adequadas seriam, respectivamente:
Aquilo que Oscar Wilde e Mark Twain diziam apenas por humorismo (nunca se fazer amanhã aquilo que se pode fazer depois de amanhã), não é, no Brasil, uma deliberada norma de conduta, uma diretriz fundamental.
As formas sublinhadas do demonstrativo se justificam porque:Levando em consideração as normas constantes do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os seguintes itens. O texto das comunicações oficiais dirigidas a ministro de Estado deve ser precedido pelo vocativo Senhor Ministro.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...